Administradas pela Cedae, as represas Mantiquira, Rio D’Ouro e São Pedro, que fazem parte do Sistema Acari, tiveram sua produção paralisada temporariamente devido às fortes chuvas.
Outra represa do sistema, Xerém, teve a produção de água reduzida e opera com 60% da capacidade. As medidas emergenciais foram adotadas para controlar a qualidade da água captada para tratamento.
Segundo a companhia estadual, técnicos fazem o monitoramento contínuo das condições da água bruta, e a operação das unidades será retomada de forma integral assim que os mananciais voltarem à normalidade.
Áreas afetadas: Partes de Belford Roxo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Queimados e Japeri.
A empresa segue à disposição, através do 0800 195 0 195, disponível para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.
A Águas do Rio informa que o abastecimento em algumas regiões da Baixada Fluminense encontra-se reduzido, pois equipes operacionais estão atuando em reparos e na identificação de vazamentos.
Áreas afetadas; Nova Iguaçu, Mesquita, Belford Roxo, Duque de Caxias, São João de Meriti e Queimados.
Águas do Rio será responsável pela operação e entregará ao público copos ecológicos reutilizáveis
Manter-se hidratado é fundamental para quem pretende curtir o Carnaval com diversão, saúde e bem-estar. Por isso, durante os seis dias de desfiles na Marquês de Sapucaí, a Águas do Rio, que é uma das patrocinadoras do evento, vai garantir a distribuição gratuita de água potável para o público em todos os setores do Sambódromo e ainda entregará 140 mil ecocopos reutilizáveis.
Para aqueles que estiverem nas arquibancadas, haverá pontos de hidratação em todos os 13 setores da Passarela do Samba. Para quem desfila, a água estará garantida na concentração e dispersão. A concessionária também fará a ação em pontos estratégicos, como na Praça de Alimentação e em frente ao setor 9.Vale destacar também que a empresa vem hidratando o público durante os ensaios técnicos das escolas no Sambódromo.
Vale destacar também que a empresa vem hidratando o público durante os ensaios técnicos das escolas no Sambódromo.
“Cuidar do bem-estar dos foliões é uma forma de participar ativamente do Carnaval na Marquês de Sapucaí, que é a festa mais popular e tradicional do Brasil. Nos últimos meses, com o calor batendo recordes de temperaturas, mais do que nunca é importante que as pessoas bebam água e se mantenham hidratadas. Por isso ampliamos nossos pontos de distribuição para maior acesso do público. Onde as pessoas estiverem, a Águas do Rio também estará”, destacou o presidente da companhia, Alexandre Bianchini.
Copos reutilizáveis, um presente para o meio ambiente
Assim como em 2022 e 2023, os copos reutilizáveis da Águas do Rio, os famosos ecocopos, estarão presentes no Carnaval carioca. Com a iniciativa sustentável, as 140 mil unidades que serão distribuídas em 2024 pela empresa, nos seis dias de desfiles, evitarão, ao todo, a produção de 2,3 toneladas de lixo plástico.
Programação:
Desfiles:
Dias 9/2 (sexta) e 10/2 (sábado) – Desfiles da Série Ouro
Dias 11/2 (domingo) e 12/2 (segunda-feira) – Desfiles do Grupo Especial
Dia 13/2 (terça-feira) – Desfile das Escolas Mirins
Duzentas pessoas em situação de vulnerabilidade social participam de aulas de estética gratuitas oferecidas pelo Senac e Águas do Rio
Uma iniciativa com o objetivo de inserir mulheres em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho foi colocada em prática para transformar vidas na Baixada Fluminense. Promovidos pelo Senac e Águas do Rio, cursos profissionalizantes voltados para a estética receberam em salas de aula 200 moradoras de Nova Iguaçu e São João de Meriti. Uma delas é Luciene da Silva, de 35 anos, que se define como sinônimo de força e perseverança.
A moradora de Comendador Soares, em Nova Iguaçu, conta que foi abandonada pelo ex-marido quando a sua caçula tinha apenas dois anos. Ainda segundo Luciene, ele dizia que o “único diploma que ela teria na vida seria o da criação das quatro filhas”.
“Ele não queria que eu estudasse, impedia que eu visse meus parentes e dizia que as meninas eram suficientes para a minha realização como ser humano. Mas eu sabia que precisava dar um exemplo para elas, mostrar que a educação e a busca por nossos sonhos são fundamentais”.
As filhas, que hoje têm 20, 17, 12 e 10 anos, foram o combustível para que ela decidisse mudar de vida e rompesse o ciclo de violência doméstica. Luciene buscou ajuda para garantir a sua segurança e a da família, retomou os estudos e, mesmo com a carga intensa de responsabilidades, decidiu dar novo rumo na sua história, ingressando numa faculdade de Estética e Cosmética.
Muito além dos serviços de água e esgoto
De acordo com Luciana Muniz, gerente de Responsabilidade Social da Águas do Rio, desde setembro foram oferecidos pela concessionária cursos de extensão de cílios, designer de sobrancelhas, penteado e maquiagem, entre outros. Segundo ela, uma das principais propostas da concessionária vai além de oferecer serviços de água e esgoto de qualidade: a ideia é impactar famílias e transformar vidas nas 27 cidades fluminenses onde a empresa atua.
“Na próxima semana, acaba o nosso último curso em andamento, que é o de depilação. Entendemos que a qualificação profissional é uma forma importante para que possamos criar oportunidades e contribuir para o desenvolvimento das famílias, que em muitos casos são chefiadas por mulheres. Estamos orgulhosos em fazer parte desta jornada de transformação”, afirmou.
Segundo dados do IBGE, atualmente, mais de 48% dos lares brasileiros têm mulheres como as principais responsáveis pelo sustento da casa e dos filhos. Luciene da Silva frisa que nem sempre os dias são fáceis, mas que viver a liberdade de ser quem deseja, criar as filhas com dignidade e construir um novo futuro fazem todo o esforço valer a pena.
“O curso da Águas do Rio e do Senac foi como um presente. Eu não teria condições de fazer por conta própria e pude adicionar mais um degrau na carreira. Comecei a trabalhar com depilação e agradeço todos os dias por essa oportunidade de melhorar a minha vida e levar mais oportunidades à minha família”, contou, emocionada.
A Águas do Rio informa que equipes atuam, nesta quarta-feira (31/01), na desobstrução do ponto de captação que envia água bruta para a Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Bonito. Por este motivo, a operação da unidade teve a vazão reduzida podendo comprometer temporariamente o abastecimento no município.
A previsão é que o fornecimento seja reestabelecido, de forma gradativa, após o término do trabalho, previsto para até às 14h.
A concessionária orienta os moradores a adiarem atividades de alto consumo de água, agradece à compreensão de todos e reforça que segue à disposição para ligações e WhatsApp pelo número 0800 195 0 195.
A Águas do Rio identificou um vazamento em uma tubulação de grande porte na Rua Marechal Zenóbio da Costa, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio. Equipes da concessionária atuam no reparo desde a madrugada desta quarta-feira (31/01). Para a execução do serviço, foi necessário suspender o abastecimento em algumas localidades.
Regiões afetadas: Andaraí, Botafogo (abastecimento reduzido), Catumbi, Copacabana (partes), Cosme Velho, Engenho Novo, Grajaú (partes), Laranjeiras, Lins de Vasconcelos, Maracanã, Méier (partes), Praça da Bandeira, Riachuelo, Rio Comprido, Rocha, Sampaio, Santa Teresa, Tijuca, Urca e Vila Isabel
A normalização do fornecimento ocorrerá, de forma gradativa, em até 72 horas, após a conclusão do trabalho, prevista até a manhã desta quinta-feira (01/02). A concessionária orienta os clientes das localidades afetadas a reservarem a água de cisternas e caixas d’água para as atividades prioritárias, até a regularização do abastecimento, e ressalta que segue à disposição pelo 0800 195 0 195 para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.
A Águas do Rio informa que, devido às chuvas, o fornecimento de água tratada está temporariamente comprometido, nesta terça-feira (30/01), no município de Cachoeiras de Macacu. A operação da Unidade de Tratamento Rio Souza, responsável pelo abastecimento local, precisou ser interrompida após elevação da turbidez da água no ponto de captação.
A concessionária esclarece que o abastecimento será normalizado gradativamente, assim que forem restabelecidos os padrões de turbidez da água, ou seja, com a melhoria da qualidade da água no ponto de captação. A empresa orienta os moradores a adiarem atividades de alto consumo de água até a normalização dos serviços.
A Águas do Rio agradece a compreensão e permanece a disposição para ligações e WhatsApp pelo número 0800 195 0 195.
Concessionária oferece tarifas com reduções e parcelamento em até 120 vezes
Clientes da Águas do Rio no interior fluminense têm até esta quarta-feira, dia 31, a oportunidade de pagar dívidas com descontos exclusivos e parcelamento em até 120 vezes, dependendo da análise da dívida. A campanha de renegociação teve início no fim do ano passado e levou atendimento itinerante a municípios que estão sob a área de concessão da empresa. Até o momento foram realizados cerca de 500 atendimentos nas regiões Serrana, Noroeste, Norte, Metropolitana e Baixada Litorânea.
A dona de casa Vagna Regina de Miracema foi uma das consumidoras que aproveitaram a iniciativa para quitar débitos. “Acabei me enrolando com minhas contas pois estava passando por uns problemas em casa. Porém, quando soube da campanha, fui até uma loja da Águas do Rio, e os funcionários me propuseram um acordo que coubesse no meu bolso. Estou aliviada”, ressaltou Vagna.
Cuidados para analisar cada caso
A concessionária explica que a campanha, prevista inicialmente para acabar em dezembro, ainda está disponível nas lojas da Águas do Rio, até esta quarta-feira, nas seguintes cidades: Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Barra de São João, Cordeiro, Cantagalo, Duas Barras, São Sebastião do Alto, Miracema, Aperibé, Cambuci, Itaocara e São Francisco de Itabapoana.
“Sabemos que é muito importante começar um novo ano com tranquilidade, e a nossa proposta é ouvir cada pessoa para juntos encontrarmos a melhor solução, respeitando a realidade de cada cliente”, explicou Rodrigo Renan de Sousa, que é gerente comercial da empresa.
Responsável pela produção de água tratada para 80% da Capital e Baixada Fluminense, o Sistema Guandu, sob gestão da Cedae, teve a operação reduzida a 11% da capacidade, na manhã desta terça-feira (30/01), devido a um dano na rede elétrica que atende a elevatória de água bruta. A ocorrência afetou diretamente a distribuição de água realizada pela Águas do Rio nos municípios do Rio de Janeiro (Centro e zonas Norte e Sul), Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti.
Em comunicado, a companhia estadual explicou que, após ajustes operacionais, foi possível retomar gradualmente a produção de água na unidade, chegando aos 36% ao meio-dia. A previsão é que até o final do dia de hoje, a operação no Sistema Guandu seja integralmente restabelecida. A partir desse momento, a distribuição de água nas localidades afetadas entrará em processo de normalização gradativa, podendo levar até 72 horas, especialmente nas regiões elevadas e pontas de rede.
A Águas do Rio orienta os seus clientes a reservar a água de cisternas e caixas d’água para atividades prioritárias, até a regularização do abastecimento, e ressalta que segue à disposição pelo 0800 195 0 195 para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.
A Águas do Rio informa que foi necessário paralisar a operação da Estação de Tratamento Água (ETA) Maricá, na tarde desta segunda-feira (29/01), após uma adutora de água bruta ser atingida por terceiros durante a execução de uma obra. Em função disso, o abastecimento na cidade encontra-se comprometido.
A concessionária já mobilizou equipes para realizar o reparo na adutora e retomar a operação da estação de tratamento. A previsão é que o serviço seja concluído até o final da noite de hoje. A normalização do abastecimento ocorrerá, de forma gradativa, após o término do reparo.
Regiões afetadas: Araçatiba, Caxito, Centro, Condado de Maricá, Flamengo, Colinas, Itapeba, Barra de Maricá, Jacaroá, Marquês de Maricá, Mumbuca, Ubatiba e Zacarias
Neste período de impactos no abastecimento, a Águas do Rio orienta os seus clientes a reservar a água de cisternas e caixas d’água para as atividades prioritárias. A empresa segue à disposição através do 0800 195 0 195, que funciona para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.