Abastecimento de Água

Água

A Águas do Rio vai investir R$ 9 bilhões nos sistemas de água para melhorar o fornecimento em todos os municípios que estão na área da concessão. Desse valor, aproximadamente 67% serão aplicados nos primeiros 10 anos, quando a empresa alcançará a universalização do abastecimento, com 99% da população com acesso aos serviços de água tratada.

Na capital fluminense e em outras 10 cidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São Gonçalo e São João de Meriti) a Águas do Rio realiza a distribuição de água. Nesses municípios, a Cedae continua responsável pelo tratamento de água nos sistemas Guandu, Acari, Lajes Imunama/Laranjal.

Em Maricá, a concessionária distribui a água tratada pela companhia estadual e opera o sistema de tratamento de água existente no município. Em Itaboraí, a água bruta é comprada da Cedae e tratada pela Águas do Rio na estação de tratamento de água do próprio município.

Nas demais cidades, a concessionária é a responsável pelo ciclo integral da água, ou seja, captação, tratamento e distribuição de água, além da coleta e tratamento do esgoto. São elas: Aperibé, Cachoeiras de Macacu, Cambuci, Cantagalo, Casimiro de Abreu (Distrito de Barra de São João), Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Miracema, Rio Bonito, Saquarema (3º Distrito Sampaio Corrêa), São Francisco de Itabapoana, São Sebastião do Alto e Tanguá.


Este processo envolve as seguintes etapas:

PRÉ-ALCALINIZAÇÃO


Aplicação de cal para aumentar a alcalinidade e corrigir a acidez da água.

COAGULAÇÃO


Adição de sulfato de alumínio à água para coagular as impurezas dissolvidas.

FLOCULAÇÃO


Agitação da água para flocular as impurezas, facilitando a sua remoção.

DECANTAÇÃO E FLOTAÇÃO


Remoção das impurezas por forças físicas (separação de misturas).

FILTRAÇÃO


Retenção das impurezas mais finas num filtro de areia e antracito.

DESINFECÇÃO


Adição de cloro, assegurando queá a gua distribuída não contenha microrganismos.

FLUORETAÇÃO


Adição de uma pequena quantidade de flúor para evitar cáries.

AJUSTE FINAL DE PH


Segunda correção da acidez para distribuição de uma água neutra.

Controle da qualidade da água

A água tratada percorre um longo caminho até chegar às torneiras. Ela passa por quilômetros de redes de distribuição, interligadas a reservatórios e a estações de bombeamento. A água é monitorada 24 horas por dia, com análises laboratoriais, que verificam os padrões de potabilidade em diversos pontos desse sistema e também por um moderno Centro de Operações Integradas (COI) que controla inúmeras variáveis, como pressão, vazão, produtos químicos e outros. Diante de qualquer alteração identificada pelos operadores do COI é possível agir rapidamente, de forma preventiva ou corretiva, aumentando a eficácia dos serviços prestados.

Veja Também

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.