Notícia

Ver notícia

Duzentas pessoas em situação de vulnerabilidade social participam de aulas de estética gratuitas oferecidas pelo Senac e Águas do Rio

Uma iniciativa com o objetivo de inserir mulheres em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho foi colocada em prática para transformar vidas na Baixada Fluminense. Promovidos pelo Senac e Águas do Rio, cursos profissionalizantes voltados para a estética receberam em salas de aula 200 moradoras de Nova Iguaçu e São João de Meriti. Uma delas é Luciene da Silva, de 35 anos, que se define como sinônimo de força e perseverança.

A moradora de Comendador Soares, em Nova Iguaçu, conta que foi abandonada pelo ex-marido quando a sua caçula tinha apenas dois anos. Ainda segundo Luciene, ele dizia que o “único diploma que ela teria na vida seria o da criação das quatro filhas”.

“Ele não queria que eu estudasse, impedia que eu visse meus parentes e dizia que as meninas eram suficientes para a minha realização como ser humano. Mas eu sabia que precisava dar um exemplo para elas, mostrar que a educação e a busca por nossos sonhos são fundamentais”.

As filhas, que hoje têm 20, 17, 12 e 10 anos, foram o combustível para que ela decidisse mudar de vida e rompesse o ciclo de violência doméstica. Luciene buscou ajuda para garantir a sua segurança e a da família, retomou os estudos e, mesmo com a carga intensa de responsabilidades, decidiu dar novo rumo na sua história, ingressando numa faculdade de Estética e Cosmética.

Muito além dos serviços de água e esgoto

De acordo com Luciana Muniz, gerente de Responsabilidade Social da Águas do Rio, desde setembro foram oferecidos pela concessionária cursos de extensão de cílios, designer de sobrancelhas, penteado e maquiagem, entre outros. Segundo ela, uma das principais propostas da concessionária vai além de oferecer serviços de água e esgoto de qualidade: a ideia é impactar famílias e transformar vidas nas 27 cidades fluminenses onde a empresa atua.

“Na próxima semana, acaba o nosso último curso em andamento, que é o de depilação. Entendemos que a qualificação profissional é uma forma importante para que possamos criar oportunidades e contribuir para o desenvolvimento das famílias, que em muitos casos são chefiadas por mulheres. Estamos orgulhosos em fazer parte desta jornada de transformação”, afirmou.

Segundo dados do IBGE, atualmente, mais de 48% dos lares brasileiros têm mulheres como as principais responsáveis pelo sustento da casa e dos filhos. Luciene da Silva frisa que nem sempre os dias são fáceis, mas que viver a liberdade de ser quem deseja, criar as filhas com dignidade e construir um novo futuro fazem todo o esforço valer a pena.

“O curso da Águas do Rio e do Senac foi como um presente. Eu não teria condições de fazer por conta própria e pude adicionar mais um degrau na carreira. Comecei a trabalhar com depilação e agradeço todos os dias por essa oportunidade de melhorar a minha vida e levar mais oportunidades à minha família”, contou, emocionada.

LEIA MAIS:

Compartilhar:

Veja Também

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados