Notícia

Ver notícia

Além da doação de mais de oito mil peças de roupas, concessionária atua na limpeza de ruas e imóveis atingidos por enchentes no Rio e na Baixada Fluminense

Com o objetivo de minimizar os impactos causados à parte da população fluminense pelos fortes temporais do último fim de semana, a Águas do Rio montou um plano de ação e está prestando apoio a clientes e prefeituras de algumas das regiões mais afetadas do estado. A concessionária trabalha em parceria com autoridades do Rio, Nova Iguaçu, Nilópolis, Duque de Caxias e Belford Roxo. Na capital, mais de 8 mil peças de roupas serão doadas para instituições sociais e associações de moradores de bairros da Zona Norte.

De acordo com a concessionária, mais de 500 funcionários participam dos trabalhos no Rio e na Baixada. Em Duque de Caxias, profissionais estão atuando na limpeza de cisternas de residências atingidas pelas chuvas.

“Entrou água da rua na minha casa, sujou tudo. Eu moro aqui há quase 50 anos e nunca tinha passado por isso, entrei em desespero”, disse Santela Dias, moradora do Centro da cidade, que completou: “Eles limparam a minha cisterna, e eu só fiquei com a responsabilidade de secar, o que já facilitou muito minha vida. Eu nunca tinha visto um atendimento assim”, comentou.

Em Nova Iguaçu, uma das cidades mais prejudicadas pelos alagamentos, a companhia atuou nos bairros Caioaba, Viga, Jardim Pernambuco, Nova Era, Engenho Pequeno e Santa Eugênia com limpeza de ruas e residências. A empresa também disponibilizou caminhão-pipa para o abastecimento da UPA no bairro Botafogo, além de outros veículos e máquinas, como retroescavadeiras, para a limpeza de vias.

Em Nilópolis, a Águas do Rio disponibilizou uma bomba para ajudar na drenagem de água em residências inundadas no bairro Paiol. E, em Belford Roxo, equipes atuaram na limpeza de ruas, casas e condomínios nos bairros Babi, Lote XV e Vale do Ipê.

“Nosso propósito é sempre garantir qualidade de vida aos moradores. Então, atuar hoje numa frente que vai além do nosso serviço significa reforçar o nosso compromisso com o bem-estar da população. Nós nos solidarizamos com as famílias afetadas e firmamos um compromisso com as prefeituras para dar todo o suporte necessário neste momento”, disse Luiz Fabbriani, diretor-superintendente da Águas do Rio e que atua na Baixada Fluminense.

Na capital fluminense, no Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari, as equipes apoiaram a Secretaria Municipal de Conservação e a Fundação Rio-Águas com a drenagem da água do subsolo da unidade, que ficou inundado na noite de sábado (13). Os times também atuaram na estação do metrô de Fazenda Botafogo.

“Nós disponibilizamos parte da nossa frota de caminhões vacoll (que faz limpeza por sucção) para esgotar a água acumulada na parte baixa do prédio do hospital e apoiar na limpeza do local. Também estivemos durante todo o final de semana retirando a água que ficou empoçada nos trilhos do metrô de Acari”, contou Fábio Dias, gerente de Operações da Águas do Rio.

Nesta segunda-feira (15), a concessionária enviou caminhões-pipa para abastecer com água potável hospitais, abrigos e pontos de doação mapeados pela Prefeitura do Rio.

Solidariedade para quem precisa

A Águas do Rio também vai doar para as vítimas da chuva mais de oito mil itens, do vestuário adulto e infantil, a diversas instituições, como creches, asilos e associações de moradores de Acari e do Complexo do Chapadão, que vão distribuir para pessoas atingidas pelas chuvas e que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Vale ressaltar que as ações de voluntariado também se estendem aos funcionários da concessionária afetados pelos temporais. O suporte acontece por meio de uma campanha solidária interna, cujo foco é arrecadar alimentos não perecíveis, além de produtos de limpeza e higiene.

Compartilhar:

Veja Também

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.