Arquivo de maio 31America/Sao_Paulo 2024

São Gonçalo: moradores do Salgueiro recebem atendimento itinerante da Águas do Rio

Postado por [email protected] em 31/maio/2024 - Sem Comentários

Sempre às terças-feiras, clientes poderão solicitar vários serviços a funcionários que estarão na Praça do Antigo DPO

Com objetivo de ficar ainda mais próxima da comunidade e facilitar o acesso a diversos serviços, a Águas do Rio montou, nesta terça-feira, 28/5, um atendimento móvel na Praça do Antigo DPO, no Salgueiro, em São Gonçalo. A ação acontece até 25 de junho, sempre às terças-feiras, das 9h às 16 horas.

Durante esta edição do ‘Águas do Rio com Você’, clientes da concessionária poderão obter informações sobre o parcelamento de débitos, atualização de dados cadastrais, solicitação de novas ligações, troca de titularidade, Tarifa Social e muito mais.

“Esse tipo de atendimento possibilita um relacionamento mais próximo e eficaz com a população. Dessa forma, conseguimos dar as melhores soluções para as demandas trazidas, sem que as pessoas precisem se deslocar até uma loja”, disse Diógenes Lyra, diretor executivo da empresa.

Caso o cliente tenha alguma solicitação que não possa ser resolvida de imediato, as informações serão direcionadas para as equipes operacionais da Águas do Rio.

Serviço

Águas do Rio com Você

Endereço: Estrada das Palmeiras, esquina com a Rua Manuel Antônio da Silva, s/n° (Praça do Antigo DPO).

Dia e horário: terças-feiras, até 25/06, das 9h às 16 horas.

Itaboraí

Postado por [email protected] em 30/maio/2024 - Sem Comentários

A Águas do Rio informa que o abastecimento em partes de Itaboraí, Região Metropolitana do Rio, precisou ser interrompido, na manhã desta quinta-feira (30), em virtude de um reparo emergencial realizado na Estação de Tratamento de Água (ETA) Manilha.

O fornecimento de água será retomado de forma gradativa após o término do serviço, previsto para às 18h.

Regiões afetadas: Centro de Manilha, Itambi, Novo Horizonte, Monte Verde, Vila Brasil e Vila Gabriela

A concessionária orienta os clientes das localidades afetadas a manter água de cisternas e caixas d’água reservadas para atividades prioritárias, até a regularização do abastecimento, e ressalta que segue à disposição através do 0800 195 0 195, disponível para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.

Bonsucesso

Postado por [email protected] em 29/maio/2024 - Sem Comentários

A Águas do Rio atua, nesta quarta-feira (29/05), no reparo emergencial de um vazamento na Avenida Teixeira de Castro, na altura do número 236, em Bonsucesso, Zona Norte do Rio. Para executar o serviço, foi necessário suspender o abastecimento de água em algumas regiões.

Regiões Afetadas: Bonsucesso, Olaria e Ramos.

A concessionária orienta que os seus clientes reservem a água de cisternas e caixas d’água para atividades prioritárias, adiando tarefas que demandem alto consumo, até a regularização do serviço.

A Águas do Rio segue à disposição pelo 0800 195 0 195, que funciona para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.

São Gonçalo

Postado por [email protected] em 29/maio/2024 - Sem Comentários

A Águas do Rio informa que equipes da concessionária continuam atuando, nesta quarta-feira (29/05), no reparo do vazamento na rede de grande porte, localizada na Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, próximo ao nº 44, no bairro Santa Catarina, em São Gonçalo. O serviço foi iniciado na tarde desta terça-feira (28/05). Por ser uma avenida movimentada, a empresa reforça o pedido de atenção dos motoristas e pedestres no local e solicita, que se possível, evitem passar pela rua, buscando rotas alternativas.

Para a realização do serviço, a distribuição de água para 23 bairros do município ainda se mantém interrompida.

  • Regiões afetadas: Boa Vista, Camarão, Engenho Pequeno, Parada 40, Porto da Pedra, Mangueira, Santa Catarina, Venda da Cruz, Zumbi, Barro Vermelho, Porto Novo, Tenente Jardim, Pita, Neves, Covanca, Vila Laje, Gradim, Paraíso, Patronato, Lindo Parque, Porto da Madama, Brasilândia e Porto Velho

A concessionária ressalta que a operação do sistema de bombeamento Marques Maneta, localizado no Barro Vermelho, ainda se encontra paralisada, devido a uma falha elétrica, impactando na distribuição de água dos mesmos 23 bairros da cidade.

A empresa orienta os clientes dessas localidades a reservarem a água de cisternas e caixas d’água para atividades prioritárias, adiando tarefas que demandem alto consumo, neste período. A empresa segue disponível pelo 0800 195 0 195, que funciona para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.

Partes de Nova Iguaçu

Postado por [email protected] em 29/maio/2024 - Sem Comentários

A Cedae realiza, nesta quarta-feira (29/05), das 9h às 16h, uma manutenção na represa que integra o sistema Tinguá, em Nova Iguaçu, na Baixada. Durante a execução do serviço, a unidade irá operar com 75% da capacidade, impactando a distribuição de água em partes da cidade.

A previsão é que o abastecimento nas localidades afetadas seja normalizado, de forma gradativa, após a retomada integral da produção de água na represa, que deve ocorrer após a conclusão da manutenção.

  • Regiões afetadas: Posse, Miguel Couto, Cerâmica, Carmary, Cobrex, Jardim da Posse, Botafogo, Ponto Chique, Três Corações, Nova América, Parque Flora, Boa Esperança, Caiçara, Parque Ambai, Vila de Cava, Santa Rita, Rancho Fundo, Corumbá e Tinguá

A Águas do Rio orienta os seus clientes nessas localidades a reservarem a água de cisternas e caixas d’água para atividades prioritárias, até a regularização do fornecimento, e ressalta que segue à disposição pelo 0800 195 0 195, que funciona para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.

Itaboraí

Postado por [email protected] em 29/maio/2024 - Sem Comentários

A Águas do Rio informa que o fornecimento de água tratada foi reduzido em partes de Itaboraí, Região Metropolitana do Rio, na manhã desta quarta-feira (29/05), em virtude de um reparo a ser realizado na Estação de Tratamento de Água (ETA) Porto das Caixas.

  • Regiões afetadas: Ampliação, Areal, Centro, Esperança, Jardim Imperial, Nancilândia, Nova Cidade, Outeiro das Pedras, Porto das Caixas, Quissamã, Retiro, Sossego e Venda das Pedras

A normalização do abastecimento ocorrerá, de forma gradativa, após a conclusão do serviço, previsto para às 19 horas. A concessionária orienta os seus clientes a manterem a água de cisternas e caixas d’água reservada para atividades prioritárias, até a regularização do serviço, e ressalta que segue à disposição para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp através do 0800 195 0 195.

São Gonçalo

Postado por [email protected] em 28/maio/2024 - Sem Comentários

A Águas do Rio informa que hoje (28/05), ocorreu um rompimento em uma rede de grande porte, localizada na Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, próximo ao nº44, no bairro Santa Catarina, em São Gonçalo. Equipes da concessionária já estão no local para realizar o diagnóstico da área afetada e atuar no reparo. Por ser uma avenida de grande movimento, a empresa pede atenção aos motoristas e pedestres do local e solicita, que se possível, evitem passar pela rua, buscando rotas alternativas.

Para a realização do serviço, a distribuição de água para 23 bairros do município teve que ser interrompida.

Regiões afetadas: Boa Vista, Camarão, Engenho Pequeno, Parada 40, Porto da Pedra, Mangueira, Santa Catarina, Venda da Cruz, Zumbi, Barro Vermelho, Porto Novo, Tenente Jardim, Pita, Neves, Covanca, Vila Laje, Gradim, Paraíso, Patronato, Lindo Parque, Porto da Madama, Brasilândia e Porto Velho

A concessionária ressalta que, durante toda manhã desta terça-feira, devido a uma falha elétrica, a operação do sistema de bombeamento Marques Maneta, que está localizada no bairro Barro Vermelho, ficou paralisada, impactando na distribuição de água dos mesmos 23 bairros da cidade. O fornecimento foi retomado no início da tarde, mas às 16h ocorreu outra queda de energia, ainda sem previsão de retorno, prejudicando no abastecimento que estava em processo de retomada gradativa na região.

A empresa orienta os clientes dessas localidades a reservarem a água de cisternas e caixas d’água para atividades prioritárias, adiando tarefas que demandem alto consumo, neste período. A empresa segue disponível pelo 0800 195 0 195, que funciona para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.

Cachoeiras de Macacu

Postado por [email protected] em 28/maio/2024 - Sem Comentários

A Águas do Rio informa que, devido às chuvas, o fornecimento de água tratada está temporariamente comprometido, nesta terça-feira (28/05), no município de Cachoeiras de Macacu. A operação da Unidade de Tratamento Rio Souza, responsável pelo abastecimento local, precisou ser interrompida após elevação da turbidez da água no ponto de captação.

A concessionária esclarece que o abastecimento será normalizado gradativamente, assim que forem restabelecidos os padrões de turbidez da água, ou seja, com a melhoria da qualidade da água no ponto de captação. A empresa orienta os moradores a adiarem atividades de alto consumo de água até a normalização dos serviços.

A Águas do Rio agradece a compreensão e permanece a disposição para ligações e WhatsApp pelo número 0800 195 0 195.

Cantagalo

Postado por [email protected] em 28/maio/2024 - Sem Comentários

A Águas do Rio informa, nesta terça-feira (28/05), que o fornecimento de água tratada está temporariamente suspenso em São Sebastião do Paraíba, distrito de Cantagalo. Equipes da concessionária atuam em um reparo na Unidade de Tratamento de água, responsável pelo abastecimento local.

A normalização do abastecimento ocorrerá, de forma gradativa, após o término do trabalho, previsto para às 18h.

A concessionária orienta os moradores a adiarem atividades de alto consumo de água, agradece à compreensão de todos e reforça que segue à disposição para ligações e WhatsApp pelo número 0800 195 0 195.

Abastecimento de água em São João de Meriti passa a ser monitorado em tempo real 

Postado por [email protected] em 28/maio/2024 - Sem Comentários

Águas do Rio investe R$ 2 milhões em tecnologia que permitirá o controle do sistema 24 horas por dia

Um novo capítulo na história do abastecimento de água em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, começou a ser escrito. Com investimento de R$ 2 milhões da Águas do Rio, o município se tornará o primeiro da área de atuação da concessionária a contar com telemetria em 100% das principais estruturas do sistema de fornecimento. Isso significa um monitoramento, em tempo real, capaz de controlar e garantir a qualidade da água em áreas críticas.

Em seu Centro de Operações Integradas (COI), localizado na Zona Portuária da capital fluminense, a empresa conta com informações sobre pressão e volume da água em diferentes e estratégicos pontos do sistema que abastece o município. 

“Esse é um passo importante para universalização de água na cidade, que sempre sofreu com problemas no abastecimento. A melhoria vai possibilitar que outras ações para regularizar o fornecimento de água aconteçam, porque vamos conseguir identificar e atuar de forma preventiva. O objetivo é transformar a realidade dos meritienses, promovendo saúde e qualidade de vida por meio do acesso à água tratada”, disse Marcello Dall’Ovo, diretor da empresa.

A cidade conta com 23 macromedidores, aparelhos que servem para medir a quantidade de água disponibilizada por algumas das “portas” de entrada da água em São João de Meriti. Para conseguir monitorar o sistema em tempo real, a concessionária inicialmente recuperou o sistema de macromedição instalado em tubulações de grande porte, como as adutoras, garantindo a retomada da medição da vazão nas redes de distribuição. 

Também foram implantadas válvulas novas e modernas nas adutoras, o que permitirá, em breve, a instalação de equipamentos para monitoramento e controle remoto. Uma destas intervenções foi realizada e já está em operação: a automação da válvula que libera água da Adutora Principal da Baixada Fluminense para uma tubulação que reforça o fornecimento em São João de Meriti. 

Os moradores já sentem a mudança no dia a dia. É o caso de Euzir Aguiar, que vive há décadas na Rua do Catete, em Vilar dos Teles. Ela comentou sobre a mudança no seu cotidiano. 

“Eu vivi tempos difíceis. Para você ter ideia, eu levava minhas roupas sujas dentro de uma bolsa pesada para lavar no bairro vizinho. Agora, a situação melhorou. Depois que os meninos da Águas do Rio passaram aqui consertando as tubulações e colocando novos equipamentos, já deu pra sentir que mudou até a pressão da água que chega da rua. É felicidade demais abrir a torneira e ter água tratada”, afirmou Euzir.

Olhar para as redes internas

Além do monitoramento da vazão de entrada e saída da água por meio dos macromedidores nas grandes tubulações, a concessionária está com olhar atento também às redes internas do sistema. Para isso, iniciou a instalação de medidores de pressão em 38 pontos estratégicos, normalmente nas partes elevadas ou pontas da rede, onde é mais difícil garantir a chegada da água.

Todo esse processo de monitoramento incluiu ainda melhorias nas unidades de bombeamento. Ao todo, o município tem 51 sistemas de bombeamento monitorados em tempo real. Nas quatro maiores unidades, localizadas nos bairros São Mateus, Jardim Meriti, Éden e Coelho da Rocha, a empresa não só controla os principais parâmetros, mas também analisa a operação das bombas de forma remota.

Manutenções em medidores de vazão também garantiram um melhor monitoramento do nível da água em três importantes reservatórios da cidade: Coelho da Rocha, Jardim Meriti e São Mateus. Até dezembro, equipamentos de telemetria também serão instalados no reservatório de Vilar dos Teles.  Realizadas em apenas dois meses, essas ações de melhoria contaram com a participação de 60 profissionais.