Postado por [email protected] em 27/nov/2025 - Sem Comentários
A Águas do Rio informa, nesta quinta-feira (27/11), que o abastecimento de água tratada está temporariamente interrompido no município de São Francisco de Itabapoana. Equipes da concessionária atuam no reparo do sistema de distribuição.
A normalização do fornecimento ocorrerá, de forma gradativa, após o término do serviço previsto para até às 18h.
A concessionária orienta os moradores a adiarem atividades de alto consumo de água, agradece à compreensão de todos e reforça que segue à disposição para ligações e WhatsApp pelo número 0800 195 0 195.
Postado por [email protected] em 26/nov/2025 - Sem Comentários
A Águas do Rio informa, nesta quarta-feira (26/11), que o abastecimento de água tratada está temporariamente comprometido no município de Itaocara. Equipes da concessionária atuam no reparo do sistema de distribuição.
A normalização do fornecimento ocorrerá, de forma gradativa, após o término do serviço.
Regiões impactadas: Centro, Ambal, BNH, Morro São Benedito e Bocaína.
A concessionária orienta os moradores a adiarem atividades de alto consumo de água, agradece à compreensão de todos e reforça que segue à disposição para ligações e WhatsApp pelo número 0800 195 0 195.
Postado por [email protected] em 26/nov/2025 - Sem Comentários
Águas do Rio implanta sistema que garante água tratada pela primeira vez a cerca de 50 famílias

O que antes parecia distante começou a virar realidade para dezenas de famílias de Itaocara, no Noroeste Fluminense. A Águas do Rio concluiu a implantação de 250 metros de uma nova rede de distribuição, levando água tratada pela primeira vez a cerca de 50 famílias das regiões da Cidade Seca e de Laranjais — um avanço que marca um novo ciclo de dignidade, saúde e segurança no abastecimento.
Para o pedreiro Claudemir Gonçalves, a chegada da água representa a concretização de um sonho que já durava quase uma década. Ele constrói sua casa há oito anos, utilizando água emprestada dos vizinhos para tocar a obra e o dia a dia da família.
“Estamos muito felizes. Lutei muito para construir esse lar e sempre desejei que todos aqui tivessem água de verdade. Agora vai mudar tudo. Só tenho a agradecer, porque isso é uma melhoria para mim e para todos os meus vizinhos”, celebrou.

A alegria também tomou conta da aposentada Mariuza Moreira, moradora de um loteamento em Laranjais. Ela e o marido dependiam de um poço no quintal, que frequentemente entupia, exigia manutenção e gerava alto gasto de energia por causa da bomba. Agora, com as novas ligações feitas pela concessionária, a família já usufrui de água tratada nas torneiras.
“A diferença é enorme. A água do poço sujava tudo, e no verão faltava com frequência. Agora está uma maravilha! E ainda fiquei muito feliz em saber que vou ter a Tarifa Social, deixando a conta ainda mais leve no bolso”, contou, emocionada, referindo-se ao benefício destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade.
Modernização garante eficiência
A implantação das novas redes em Itaocara faz parte de um conjunto de melhorias promovidas pela Águas do Rio no Noroeste Fluminense. De acordo com Rafael Botelho, coordenador de Operação, a empresa vem modernizando sistemas estratégicos para garantir mais eficiência e regularidade no fornecimento.

Entre as ações, destaca-se a automação dos sistemas de captação do distrito-sede de Itaocara, permitindo monitoramento remoto 24 horas por dia e ajuste imediato da quantidade de água enviada à estação de tratamento.
“Esse controle torna o processo mais eficiente e garante respostas rápidas às necessidades da população. E não é só em Itaocara, estamos automatizando diversos sistemas de bombeamento em outras cidades da região”, afirmou.

A concessionária, que faz parte do grupo Aegea Saneamento, também intensificou a limpeza e manutenção periódica dos poços em São João do Paraíso e Monte Verde (Cambuci), além de Venda das Flores (Miracema), melhorando o desempenho da captação para enfrentar o verão com mais segurança.
Outro reforço importante foi a substituição do reservatório Pôr do Sol, em Itaocara, que teve sua capacidade dobrada de 10 para 20 mil litros, ampliando a garantia de abastecimento para o loteamento.
Postado por [email protected] em 26/nov/2025 - Sem Comentários
Concessionária executou ações simultâneas na Capital e na Baixada Fluminense, como a instalação de novos equipamentos nas redes de água. Previsão é normalizar o abastecimento nas próximas 72 horas. Até que o fornecimento seja regularizado, orientamos o uso da água de cisternas e caixas d’água apenas em atividades essenciais
A Águas do Rio aproveitou o período de paralisação do Sistema Guandu, para manutenção da Cedae, para dar sequência às ações previstas em seu Programa de Modernização do Abastecimento. Durante a parada, a concessionária realizou cerca de 90 ações simultâneas na Capital e na Baixada Fluminense, como a instalação de novos sistemas de bombeamento, novas válvulas, entre outras melhorias operacionais. As principais intervenções tiveram como objetivo reforçar o abastecimento nas pontas de rede e locais elevados, onde a pressão naturalmente é mais baixa.
Na Capital, o trecho que vai do Centro até a Urca, na Zona Sul, é uma destas regiões. Distante do Guandu, que fica na divisa de Nova Iguaçu com Campo Grande, na Zona Oeste, a área teve o abastecimento reforçado com a instalação de dois novos sistemas de bombeamento. Os equipamentos, conhecidos como boosters, beneficiam os bairros da Glória, Catete, Flamengo, Laranjeiras, Botafogo e as comunidades Santo Amaro, Tavares Bastos e Morro Azul.
Além disso, a empresa realizou melhorias em unidades deste tipo, que contribuirão para o abastecimento das regiões de Acari, Oswaldo Cruz, Ricardo de Albuquerque, Grande Tijuca, Botafogo, Santa Teresa, Leme e Urca.
Na Baixada, a empresa instalou e substituiu equipamentos em sistemas de bombeamento que atendem localidades de Duque de Caxias e São João de Meriti, municípios situados na ponta do sistema de distribuição da água recebida do Guandu. Em Nilópolis, foram realizadas melhorias no principal reservatório do município.

“A manutenção do Guandu é um momento estratégico para realizarmos intervenções mais complexas, que exigem a suspensão do abastecimento por mais tempo. Isso reduz o impacto para a população e, após a normalização do serviço, nos permite avançar com melhorias contínuas no sistema de abastecimento de água. São medidas para assegurar eficiência, segurança e qualidade na prestação do serviço, atendendo o constante crescimento das cidades”, explica o diretor executivo da Águas do Rio, Diógenes Lyra.
Durante a parada, ainda foram instaladas válvulas em pontos estratégicos do sistema para reduzir perdas provocadas por pressão elevada e melhorar a regularidade do abastecimento. O conjunto dessas intervenções aumenta a eficiência operacional e contribui para a estabilidade do sistema após a retomada do fornecimento.
Normalização do abastecimento
Com a normalização da produção de água no Sistema Guandu pela Cedae, na manhã desta quarta-feira (26/11), a distribuição de água tratada para as regiões afetadas entrou em etapa de recuperação, processo que ocorre de forma gradativa, podendo levar 72 horas — ou mais —, especialmente em áreas elevadas, situadas nas pontas das redes ou afetadas por eventuais ocorrências neste período.
A concessionária orienta os moradores a continuarem utilizando a água armazenada em cisternas e caixas d’água apenas em atividades prioritárias até que o abastecimento seja completamente regularizado. O fornecimento de água via caminhão-pipa está sendo priorizado para unidades de saúde, como hospitais e clínicas de urgência e emergência.
A empresa segue à disposição através do 0800 195 0 195, disponível para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.
Postado por [email protected] em 23/nov/2025 - Sem Comentários
A Águas do Rio informa que, o abastecimento de água tratada está temporariamente comprometido, neste domingo (23/11), no município de Cambuci. A operação da estação de tratamento de água local, precisou ser paralisada após elevação da turbidez da água no ponto de captação.
A concessionária esclarece que o fornecimento de água será normalizado gradativamente, assim que forem restabelecidos os padrões de qualidade da água nos pontos de captação.
A empresa orienta os moradores a adiarem atividades de alto consumo de água até a normalização dos serviços. A Águas do Rio agradece a compreensão e permanece à disposição para ligações e WhatsApp pelo número 0800 195 0 195.
Postado por [email protected] em 21/nov/2025 - Sem Comentários
Concessionária leva ao bairro neste sábado, serviços comerciais e atividades recreativas
A Águas do Rio realiza, neste sábado (22), uma ação itinerante no bairro Santa Paula, em Maricá, onde vai oferecer atendimento e diversos serviços à população. A iniciativa acontece das 8h às 15h e marca uma nova fase para a região, que acaba de receber 17 quilômetros de redes do sistema de abastecimento de água, beneficiando cerca de quatro mil moradores.
Durante o evento, será possível solicitar novas ligações de água, atualizar dados cadastrais, trocar titularidade, inscrever-se na Tarifa Social e esclarecer dúvidas sobre consumo.
O objetivo da ação é oferecer um atendimento mais próximo e personalizado, fortalecendo o relacionamento com a comunidade e atendendo às demandas locais. Enquanto os responsáveis são assistidos pela equipe da concessionária, as crianças poderão participar de atividades socioeducativas e se divertir com pipoca e pula-pula. O encontro será realizado no Condomínio Santa Paula, Setor A, em frente à administração do bairro.
Para Diogo Freitas, diretor-executivo da Águas do Rio, a iniciativa reforça o compromisso da empresa com os maricaenses.
“Ao longo deste ano tivemos uma atuação constante em Maricá. Durante eventos como esse, conseguimos dialogar com os moradores, ouvir suas necessidades e aprimorar cada vez mais nosso atendimento e relacionamento com a cidade.”
Somente neste ano, a Águas do Rio implantou cerca de 70 quilômetros de redes de abastecimento em Santa Paula, Spar, Jardim Atlântico (Central, Leste e Oeste), Recanto, Praia de Itaipuaçu, Morada das Águias e Barroco, levando água tratada a mais de 20 mil pessoas.
As solicitações que não puderem ser resolvidas durante a ação serão encaminhadas para acompanhamento das equipes operacionais até sua conclusão.
SERVIÇO
Ação Itinerante da Águas do Rio
Local: Maricá – Bairro Santa Paula
Endereço: Condomínio Santa Paula, Setor A
Data e horário: sábado, 22/11, das 8h às 15h
Postado por [email protected] em 20/nov/2025 - Sem Comentários
Atualização (20/11): A Estação de Tratamento de Água Campos Elíseos encontra-se com a operação normalizada
A Cedae informou que a Estação de Tratamento de Água (ETA) Campos Elíseos, operada pela companhia, está fora de operação devido a uma falha no fornecimento de energia elétrica que ocorreu na manhã desta quinta-feira, impactando o abastecimento de água tratada em alguns bairros do município de Duque de Caxias.
Segundo a estatal, a concessionária de energia elétrica já foi comunicada e assim que a produção de água na ETA Campos Elíseos for normalizada, terá início a etapa de regularização do fornecimento, processo que ocorre de forma gradativa, podendo levar até 72 horas ou prazo superior, especialmente em áreas elevadas e localizadas nas extremidades do sistema de distribuição.
A Águas do Rio orienta aos moradores que façam uso da água armazenada em cisternas e caixas d’água apenas em atividades essenciais, adiando tarefas que exigem maior consumo até que o fornecimento seja completamente restabelecido. A empresa segue à disposição pelo número 0800 195 0 195, que atende gratuitamente por ligações e mensagens via WhatsApp.
Postado por [email protected] em 20/nov/2025 - Sem Comentários
A Águas do Rio informa que o abastecimento de água tratada está temporariamente comprometido nesta quinta-feira (20/11), no município de Cachoeiras de Macacu. As operações das Unidades de Tratamento Rio Souza e Posto Pena precisaram ser interrompidas devido a um reparo emergencial na tubulação de distribuição.
A concessionária esclarece que o fornecimento de água será normalizado gradativamente, assim que o serviço de manutenção for concluído e o sistema estiver plenamente recuperado.
A empresa orienta os moradores a adiarem atividades de alto consumo de água até a normalização dos serviços. A Águas do Rio agradece a compreensão e permanece à disposição para ligações e WhatsApp pelo número 0800 195 0 195.
Postado por [email protected] em 20/nov/2025 - Sem Comentários
Atualização (21/11): na madrugada desta sexta-feira, a operação da unidade abaixo citada foi normalizada, e o fornecimento de água para os clientes das localidades afetadas entrou em processo de recuperação gradativa
A Águas do Rio informa que, devido a uma falha no fornecimento de energia elétrica, o sistema de bombeamento Booster Caxias, teve a operação paralisada, na manhã desta quinta-feira (20/11). Por conta disso, o abastecimento de água está comprometido em partes de Belford Roxo.
A concessionária de energia elétrica já foi acionada e a previsão é que o fornecimento seja normalizado, de forma gradativa, após a estabilização do serviço, podendo levar 72 horas para ser plenamente regularizado, especialmente em áreas elevadas e pontas de rede.
A Águas do Rio orienta os clientes destas localidades a utilizarem a água de cisternas e caixas d’água apenas em atividades essenciais, postergando tarefas que demandam alto consumo, até a normalização do fornecimento. A empresa segue à disposição pelo 0800 195 0 195, canal que funciona para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.
Postado por [email protected] em 19/nov/2025 - Sem Comentários
Águas do Rio entrega primeira etapa de obra de esgotamento conhecida como Coleta em Tempo Seco. Investimento total chegará a R$ 120 milhões e beneficiará 130 mil pessoas
A redução imediata da carga poluente lançada na Baía de Guanabara acaba de ganhar um reforço decisivo em São Gonçalo: 3,5 milhões de litros de água contaminada com esgoto por dia vão deixar de chegar àquele ecossistema e passam a seguir para tratamento adequado, ampliando a proteção ambiental e trazendo benefícios diretos à saúde pública no município da Região Metropolitana. O resultado vem com a entrega da primeira etapa de um novo sistema de esgotamento sanitário conhecido como Coleta em Tempo Seco (CTS), que começou a ser instalado no Rio Imboaçu. A iniciativa integra o pacote de investimentos da Águas do Rio, que completa quatro anos de concessão neste mês de novembro.

O sistema simboliza o compromisso da concessionária em transformar realidades, cuidar das pessoas e melhorar a qualidade de vida. Ao todo, a obra custará R$ 120 milhões. Ainda segundo a Águas do Rio, que integra o grupo Aegea Saneamento, quando o sistema estiver totalmente concluído, cerca de 130 mil pessoas serão beneficiadas, consolidando um novo ciclo de desenvolvimento e dignidade para a cidade.
A Coleta em Tempo Seco é um sistema que capta a água contaminada com esgoto diretamente de rios e galerias de águas pluviais. Essa intervenção no município percorrerá sete bairros — Venda da Cruz, Neves, Vila Lage, Porto da Madama, Paraíso, Patronato e Porto Velho — com 5,6 quilômetros de rede. O projeto inclui ainda a revitalização e ampliação de duas elevatórias (Paul Leroux e Mário Quintão), a construção de outras duas estações e a criação de quatro novos pontos de captação.
A obra tem previsão de conclusão para o segundo semestre de 2026 e se soma a outras entregas da companhia em São Gonçalo, como a rede coletora de esgoto do Mutondo e a nova rede na Praia das Pedrinhas, prevista para ser inaugurada no próximo mês.

No evento que celebrou a conclusão da primeira etapa das intervenções, realizado nesta terça-feira (18), o diretor-executivo da Águas do Rio, Diogo Freitas, ressaltou o simbolismo da entrega e o impacto positivo da obra para o município: “Chegar aos quatro anos da concessão com uma entrega dessa dimensão é motivo de orgulho. O CTS em São Gonçalo representa exatamente o que acreditamos: obras que transformam o dia a dia das pessoas e ajudam a reconstruir a relação da cidade com seus rios e praias. Cada metro de rede instalado e levado para tratamento é um passo importante para devolver à Baía de Guanabara a vida que ela merece.”
O prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, também participou da cerimônia e ressaltou a importância da parceria com a Águas do Rio na realização de obras de infraestrutura.
“Nossa parceria com a Águas do Rio tem sido muito importante para a cidade de São Gonçalo porque esse trabalho nunca havia sido feito aqui. A Praia das Pedrinhas é outro exemplo. Antes víamos aquela água suja e a Águas do Rio retirou todo aquele esgoto que era lançado na Baía de Guanabara. Isso acabou. Vários bairros não tinham fornecimento de água tratada, como o Jardim Bom Retiro, o segundo maior bairro de São Gonçalo. Então, esse trabalho conjunto é de extrema importância para a transformação da cidade e para os cidadãos gonçalenses”, destacou o prefeito.

Transformação que vai além das obras
A entrega da captação do Imboaçu também teve espaço para educação e cultura nesta terça-feira. Alunos da Escola Municipal Valéria Mattos Fontes, localizada em frente à estrutura, assistiram a uma apresentação teatral sobre saneamento e meio ambiente.
A ação também marcou, na região, o início do projeto Cidade Ilustrada — uma iniciativa da Prefeitura de São Gonçalo, com curadoria do artista Marcelo Eco, que leva arte urbana a espaços públicos. Crianças do Instituto dos Sonhos participaram desse momento no local, onde está sendo criado um painel de grafite que retrata a conexão entre pessoas, rios e natureza — uma expressão artística que reforça o compromisso da Águas do Rio com a sustentabilidade e a valorização dos territórios onde atua.