Arquivo de setembro 30America/Sao_Paulo 2025

Magé

Postado por [email protected] em 30/set/2025 - Sem Comentários

A Águas do Rio informa que a Estação de Tratamento de Água (ETA) Magé, responsável pelo abastecimento de partes deste município da Baixada, terá a operação paralisada, na próxima quinta-feira (02/10), em virtude de uma manutenção programada para ser realizada no sistema de captação de água bruta que atende à unidade.

Após a conclusão do serviço, prevista até o período da tarde, a estação de tratamento terá a operação retomada, e o abastecimento nas regiões afetadas entrará em processo de normalização gradativa, podendo levar 72 horas para ser regularizado, especialmente nas áreas elevadas e nas pontas das redes de distribuição.

  • Regiões afetadas: Barbuda (partes), Bela Floresta, BNH (Roncador), Canal, Centro, Figueira, Flexeira, Lagoa, Liberdade, Magé Mirim, Novo Mundo, Roncador, Tênis Clube e Vila Nova

A concessionária orienta os seus clientes a adiarem tarefas que demandem alto consumo, reservando a água de cisternas e caixas d’água para as atividades essenciais, neste período. A Águas do Rio segue disponível pelo 0800 195 0 195, que funciona para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.

Zona Norte do Rio

Postado por [email protected] em 30/set/2025 - Sem Comentários

Atualização (01/10): com a conclusão do reparo abaixo informado, na madrugada desta quarta-feira, o abastecimento nas regiões afetadas entrou em processo de normalização gradativa

A Águas do Rio informa que precisou suspender, temporariamente, o abastecimento de água em partes da Zona Norte do Rio, no início da manhã desta terça-feira (30/09), para a execução de um reparo emergencial em rede distribuidora que passa pela Av. Dom Helder Câmara, próximo à Estrada Adhemar Bebiano, em Del Castilho.

  • Regiões afetadas: Brás de Pina, Colégio, Del Castilho, Engenho da Rainha, Higienópolis, Inhaúma, Irajá, Jacaré, Jacarezinho, Mangueira, Maria da Graça, Rocha, Triagem, Vicente de Carvalho e Vila da Penha.

Após a conclusão do serviço, prevista até o final da tarde, o fornecimento será retomado de forma gradativa na região, podendo levar 72 horas ou prazo superior para ser normalizado, especialmente nas áreas elevadas e localizadas nas pontas do sistema de distribuição.

A concessionária orienta os seus clientes a adiarem tarefas que demandem alto consumo, reservando a água de cisternas e caixas d’água para as atividades essenciais, neste período. A Águas do Rio segue disponível pelo 0800 195 0 195, que funciona para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.

Cachoeiras de Macacu

Postado por [email protected] em 30/set/2025 - Sem Comentários

A Águas do Rio informa que, nesta terça-feira (30/09), o fornecimento de água tratada em Cachoeiras de Macacu está temporariamente interrompido, devido à paralisação das Unidades de Tratamento Rio Souza e Posto Pena. Equipes da concessionária atuam no reparo de uma adutora, parte do sistema de distribuição da cidade.

A previsão é que o fornecimento seja normalizado, de forma gradativa, após o término do trabalho, previsto para ser concluído até às 16h.

A concessionária orienta os moradores a adiarem atividades de alto consumo de água até a normalização dos serviços. Águas do Rio agradece à compreensão de todos e reforça que está à disposição para ligações e WhatsApp pelo número 0800 195 0 195.

Obra em Nova Iguaçu garante abastecimento regular após anos de espera

Postado por [email protected] em 29/set/2025 - Sem Comentários

Nova rede leva água de qualidade ao Jardim Guandu, e Águas do Rio reforça o atendimento comercial na região

Baldes, garrafas e muita paciência: era assim que cerca de mil moradores do Jardim Guandu, em Nova Iguaçu, sobreviviam à irregularidade no abastecimento de água todos os dias. Hoje, a cena é outra. O chuveiro funciona, a torneira não seca e a vida ganhou mais dignidade. A virada aconteceu com a chegada das obras da Águas do Rio naquela região da Baixada Fluminense.

Maria Neuzita dos Santos, de 67 anos, é um dos exemplos de como a mudança impactou positivamente o bairro.
“Moro aqui há quase duas décadas e sempre sofri com a falta de água. Precisava passar a noite enchendo baldes e garrafas, porque só caía um filete na bica externa de vez em quando. Para beber, comprava galões, o que pesava no bolso. Muitas vezes precisei ir à casa da minha filha para conseguir tomar banho. Hoje, poder usar meu chuveiro com tranquilidade é motivo de grande alegria”, contou, emocionada.

O mesmo sentimento é compartilhado por Moab de Oliveira da Silva, de 39 anos.
“Já passei muito sufoco com meus filhos sem água em casa. Quem não tinha bomba sofria ainda mais, porque a rede quase nunca funcionava. Agora, ter água na torneira é uma conquista. A mudança veio em ótima hora”, destacou.

As melhorias fazem parte do trabalho da concessionária, que integra o grupo Aegea, para regularizar o abastecimento e transformar a vida dos moradores.
“Quando a gente vê famílias que esperaram tanto tempo finalmente tomando banho em casa, entendemos a dimensão do nosso trabalho. Estar perto, ouvir as necessidades e agir rápido é o que dá sentido à nossa atuação. Essa conquista é dos moradores e nossa também”, afirmou Isabelle Carvalho, gerente comercial da Águas do Rio na Baixada Fluminense.

Facilidade e comodidade sem sair do bairro

Além das obras operacionais, a Águas do Rio também reforçou o atendimento comercial na região. Em Jardim Guandu e bairros vizinhos, como Prados Verdes, Jardim Paraíso e KM 32, a população conta com a van itinerante da empresa, que leva diversos serviços para perto de casa. Em breve, a unidade móvel também estará em Cabuçu, Campo Alegre, Marapicu, Ipiranga e Lagoinha.

Na unidade móvel, é possível solicitar nova ligação de água, atualizar dados cadastrais, realizar troca de titularidade, pedir inclusão na Tarifa Social e esclarecer dúvidas sobre consumo. A iniciativa garante praticidade e comodidade no dia a dia, reforçando o compromisso da empresa com os clientes da Baixada Fluminense.

Cambuci

Postado por [email protected] em 29/set/2025 - Sem Comentários

A Águas do Rio informa que, na próxima quarta-feira (01/10), será realizada uma manutenção preventiva na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Cambuci, responsável pelo abastecimento do distrito sede do município.

Durante a realização do serviço, previsto para ser executado das 9h às 17h, a operação será paralisada, suspendendo temporariamente o abastecimento na cidade. A previsão é que o fornecimento de água tratada seja normalizado, de forma gradativa, após o término do trabalho.

A concessionária orienta moradores a fazerem reserva de água e adiarem atividades de alto consumo até a normalização do abastecimento. A Águas do Rio agradece a compreensão e ressalta que permanece à disposição para ligações e WhatsApp pelo número 0800 195 0 195.

Cachoeiras de Macacu

Postado por [email protected] em 27/set/2025 - Sem Comentários

A Águas do Rio informa que, neste sábado (27/09), o fornecimento de água tratada em Cachoeiras de Macacu está temporariamente interrompido, devido a paralisação das Unidades de Tratamento Rio Souza e PostoPena.

Equipes da concessionária atuam no reparo de uma adutora, parte do sistema de distribuição. A previsão é que o fornecimento seja normalizado, de forma gradativa, após o término do trabalho, previsto para ser concluído até às 16h.

A concessionária orienta os moradores a adiarem atividades de alto consumo de água até a normalização dos serviços. Águas do Rio agradece à compreensão de todos e reforça que está à disposição para ligações e WhatsApp pelo número 0800 195 0 195.

Centenas de estudantes celebram o Dia da Árvore no interior do Rio

Postado por [email protected] em 26/set/2025 - Sem Comentários

Plantio, doação de mudas e outras atividades marcam a data em São Francisco de Itabapoana, Aperibé, Duas Barras e São Sebastião do Alto

Com as mãos na terra e os olhos no futuro, mais de 400 estudantes de quatro municípios fluminenses participaram de ações para celebrar o Dia da Árvore (21/9), transformando o aprendizado em compromisso com o meio ambiente. Promovida pela Águas do Rio, a iniciativa propôs atividades socioambientais envolvendo escolas, comunidades e órgãos públicos de São Francisco de Itabapoana, Aperibé, Duas Barras e São Sebastião do Alto.


A concessionária, que é do grupo Aegea e tem como missão levar água tratada e coletar e tratar o esgoto de milhões de pessoas, também atua de forma constante na valorização do meio ambiente, desenvolvendo projetos de educação ambiental e iniciativas de reflorestamento que vão além da operação de saneamento.


No Norte Fluminense, em São Francisco de Itabapoana, a celebração do Dia da Árvore coincidiu com um marco histórico: o início da operação dos novos filtros zeólitas, tecnologia que garante mais qualidade ao tratamento de água da região. Para marcar a data, mudas de extremosa foram plantadas em frente à Unidade de Tratamento de Gargaú. Além disso, a concessionária doou 13 mudas diversas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, destinadas ao projeto de reflorestamento da Mata do Carvão, iniciativa local voltada à recuperação de áreas verdes.


Na Região Serrana, estudantes de Duas Barras e São Sebastião do Alto também participaram ativamente das ações. Com a orientação da equipe de Responsabilidade Social da Águas do Rio, cerca de 100 alunos das escolas Esmeraldino Britto e Manoel Bittencourt (no distrito de Ibipeba) colocaram a mão na terra e ajudaram a plantar mudas, vivenciando, na prática, a importância da preservação ambiental.


Já em Aperibé, no Noroeste Fluminense, o Dia da Árvore foi celebrado no Horto Municipal. O evento reuniu cerca de 300 crianças e adolescentes ao longo de um dia inteiro de atividades, que incluíram palestras educativas e demonstrações sobre o funcionamento de estações de tratamento de água e esgoto. No espaço, a Águas do Rio disponibilizou um bebedouro com água gelada para os participantes do encontro.


Compromisso com o futuro
Segundo Erick Siqueira, analista ambiental da concessionária, mais do que celebrar uma data, a intenção da empresa é ampliar a consciência ambiental e contribuir diretamente para o aumento da cobertura verde no estado:


“Além de conscientização, nós também vamos fazer a nossa parte: contribuir com a área verde do planeta. Para este ano, já temos dois projetos de reflorestamento em andamento, contemplando a bacia do Rio Bacaxá, em Rio Bonito, e a bacia do Rio Pomba, em Aperibé. Assim, conseguimos proporcionar mais bem-estar às comunidades e garantir um futuro sustentável para todos nós”, destacou.


Com ações que unem educação ambiental, reflorestamento e engajamento comunitário, a Águas do Rio mostra que cuidar do meio ambiente é parte essencial do seu propósito de transformar realidades e garantir qualidade de vida para as próximas gerações.

Magé

Postado por [email protected] em 26/set/2025 - Sem Comentários

A Águas do Rio informa que o abastecimento de água em Magé, na Baixada, está impactado nesta sexta-feira (26/09) devido à paralisação das Unidades de Tratamento (UTs) Paraíso e Santo Aleixo.

A concessionária suspendeu a captação nos mananciais que atendem essas unidades em razão do aumento da turbidez da água, provocado pelas chuvas registradas na região. As operações serão retomadas gradualmente à medida que houver melhora nos parâmetros de captação.

Regiões afetadas:

  • UT Paraíso: Barbuda, Maria Conga e Vila Esperança
  • UT Santo Aleixo: BNH, Capela, Figueira (partes), Gandé, Jardim Esmeralda, Nova Marília, Saco (partes), Santo Aleixo e Vila Santo Antônio

A concessionária recomenda que os moradores das regiões impactadas adiem atividades que demandem alto consumo de água até a completa regularização do serviço, utilizando a reserva de cisternas e caixas d’água apenas para atividades essenciais.

A Águas do Rio permanece à disposição da população pelo número 0800 195 0 195 (ligações e WhatsApp).

Nova Iguaçu

Postado por [email protected] em 26/set/2025 - Sem Comentários

Atualização: com a conclusão do reparo abaixo citado, ao meio-dia (12h), o abastecimento de água nas localidades listadas entrou em processo de normalização gradativa, podendo levar 48 horas

A Águas do Rio informa que, na madrugada desta sexta-feira (26/09), foi identificado um vazamento em uma tubulação na Rua Mato Grosso, no bairro Cabuçu, em Nova Iguaçu, na Baixada. Equipes operacionais foram imediatamente mobilizadas e atuam no local nesta manhã. A concessionária também enviou profissionais do setor de Responsabilidade Social para auxiliar os moradores e identificar possíveis danos.

Para a execução do reparo, foi necessário suspender o abastecimento no bairro Vila Americana, no município de Queimados, e nos bairros Campo Alegre, Palhada e partes de Cabuçu, Jardim Palmares, Riachão e Valverde, em Nova Iguaçu. A previsão de finalização do trabalho é no fim do dia de hoje (26). A normalização do fornecimento nestas localidades ocorrerá, de forma gradativa, após a conclusão do reparo.

A concessionária orienta que os moradores destas localidades mantenham a água de cisternas e caixas d’água reservada para as atividades essenciais, até a regularização do abastecimento, postergando atividades que demandem alto consumo. A Águas do Rio permanece à disposição da população pelo número 0800 195 0 195 (ligações e WhatsApp).

Devido à chuva, o abastecimento segue impactado em áreas da Baixada Fluminense nesta sexta-feira (26/09)

Postado por [email protected] em 26/set/2025 - Sem Comentários

A Águas do Rio informa que, nesta sexta-feira (26/09), o abastecimento de água está suspenso em partes das cidades de Japeri, Queimados e no bairro Jaceruba, em Nova Iguaçu, em razão da paralisação das represas São Pedro e Rio D’Ouro, que compõem o Sistema Acari, operado pela Cedae.

Nas localidades de Belford Roxo e Duque de Caxias, após a retomada da operação das demais represas do Sistema Acari que atendem a região, o fornecimento de água segue em processo de normalização gradativa.

Leia mais:

As recentes chuvas levaram a estatal a realizar reduções ou paralisações preventivas nas unidades do sistema, como medida de controle da qualidade da água captada nos mananciais. Com a melhoria dos parâmetros da água no ponto de captração, a operação é gradualmente retomada.

Regiões afetadas:

  • Belford Roxo: Lote XV, Nova Aurora (parte), Wona (parte) e Vale do Ipê.
  • Duque de Caxias: Amapá, Aviário, Barro Branco, Cangulo, Campos Elísios, Capivari, Chácaras Arcampo, Chácaras Rio–Petrópolis, Chuno, Cidade dos Meninos, Cidade Parque Paulista, Coimbra Madeira, Equitativa, Ferreira, Figueira, Guararapes, Império, Jardim Ana Clara, Jardim Anhangá, Jardim Dayse, Jardim Natal, Jardim Primavera, Lamarão, Mantiquira, Meio da Serra, Nossa Senhora do Carmo, Nova Campinas, Parque Adelaide, Parada Angélica, Parada Morabi, Parque Eldorado, Parque Panorama, Parque Vitória, Parque João Pessoa, Parque Paulista, Parque São Pedro, Pilar, Parque Barão do Amapá, Santa Cruz, Santa Cruz da Serra, Santa Lúcia, Santo Antônio, Saracuruna, São Bonfim, São Judas Tadeu, Vila Actura, Vila Alzira, Vila Maria Helena, Vila Operária – Xerém, Vila Rosário, Vila Santa Alice, Vila Santa Cruz, Vila Urussai e Xerém.
  • Japeri: Alecrim, Aljezur, Belo Horizonte, Cajuri, Delamare, Dos Eucaliptos (parte), Esperança, Jardim Primavera, Jardim São João, Jardim Transmontano, Tri-Campeão, Jardim Willis, Laranjal, Parque dos Santos, Pedra Lisa, Rio D’Ouro, Santa Amélia, Santa Inês, Santo Antônio, Teófilo Cunha e Vila Conceição.
  • Nova Iguaçu: Adrianópolis, Boa Esperança, Botafogo, Caiçara, Caioaba, Carmari, Carlos Sampaio (parte), Corumbá, Figueiras, Geneciano, Grama, Iguaçu Velho, Jaceruba, Jardim Natal, Jardim Real, Jardim São Vicente, Kennedy, Nossa Senhora de Fátima, Nova América, Parque Ambaí, Parque Flora, Parque São Carlos, Rancho Fundo, Rio D’Ouro, Santa Rita, Vila de Cava, Vila Fluminense, Vila Guarita e Tinguazinho (parte).
  • Queimados: Belmonte, Carmo, Fanchem, Fátima, Jardim Queimados, Tri-Campeão, Luiz de Camões, Paraíso, Rio D’Ouro, Roncador, São Jorge, São Simão, Tinguá, Três Pontes, Vale Ouro, Vila Camarim, Vila Central, Vila Nanci, Vila São Francisco e Vila Tinguá.

A Águas do Rio recomenda que os moradores das regiões afetadas utilizem a água armazenada em cisternas e caixas d’água apenas para atividades essenciais, até a plena normalização do abastecimento. A concessionária permanece à disposição da população pelo número 0800 195 0 195 (ligações e WhatsApp).