Postado por [email protected] em 30/abr/2024 - Sem Comentários
Iniciativa do biólogo Mário Moscatelli procura educar frequentadores sobre a importância do cuidado com as margens da Lagoa
A paisagem da Lagoa Rodrigo de Freitas ganha um reforço educativo a partir desta terça-feira (30/04). Oito placas informativas estão sendo instaladas nos pontos em que a vegetação nativa das margens está sendo restaurada. A iniciativa, que conta com o apoio da Prefeitura do Rio por meio da Subprefeitura da Zona Sul, é do biólogo Mario Moscatelli, que atua há 35 anos recuperando o manguezal da Lagoa Rodrigo de Freitas com seu projeto “Manguezal da Lagoa”. A concessionária Águas do Rio também participa.
As placas informativas e educativas apresentam a identificação de algumas das principais espécies vegetais e animais nativas das margens da lagoa. A ideia é mobilizar os frequentadores para que tenham mais respeito com a fauna e flora nativas que são protegidas por lei.
Segundo o biólogo Mário Moscatelli, há uma grande confusão entre alguns frequentadores da Lagoa, que não conseguem distinguir a diferença entre mato e espécies vegetais importantes para a conservação da biodiversidade local.
“Com esta iniciativa, esperamos envolver mais os frequentadores sobre a importância do trabalho que vem sendo realizado nas margens da Lagoa, além de esclarecer que muitas vezes o que pode parecer mato alto, não é. Na realidade, são espécies vegetais nativas que funcionam como importantes nichos espaciais, reprodutivos e alimentares para as espécies animais nativas que habitam o local “, explica Moscatelli.
O biólogo ainda reforça que até poucas décadas atrás, a Lagoa era considerada um ecossistema irrecuperável, e reforça:
“Cada vez mais estamos presenciando o retorno de diversas espécies vegetais e animais.”
Hoje foram instaladas quatro placas: duas em frente à sede náutica do Vasco e duas na Fonte da Saudade. Ao longo da semana outras quatro placas também serão instaladas no Corte do Cantagalo; Vinicius de Moraes; Parque dos Patins e Foz do Rio dos Macacos. Os frequentadores e visitantes poderão identificar algumas das espécies animais e vegetais existentes na Lagoa Rodrigo de Freitas.
Quem passa pela Lagoa Rodrigo de Freitas já percebe as melhorias com o projeto de Naturalização, na altura do Parque do Cantagalo. Iniciativa da Subprefeitura da Zona Sul, recupera espaços degradados e modificados pelo homem, retomando as condições próximas às naturais. Além do conjunto de ações realizadas pela Águas do Rio no sistema de esgotamento sanitário da região. A concessionária reformou as 13 elevatórias localizadas no entorno do espelho d’água, que são responsáveis por bombear o esgoto para o emissário submarino de Ipanema. A empresa ainda atua na fiscalização de despejo irregular nos canais e rios que alimentam e conectam a lagoa com o mar.
A instalação das placas também vai funcionar como um importante equipamento ecoturístico, oferecendo informações completas e relevantes das espécies animais e vegetais para os visitantes. Até o fim do ano ainda está prevista a instalação de binóculos públicos para que os frequentadores possam admirar a paisagem.
Manguezal da Lagoa
O projeto MANGUEZAL DA LAGOA nasceu em outubro de 1989, durante um prolongado período de supressão desse importantíssimo e protegido integralmente ecossistema costeiro. Após quase 35 anos de projeto com completo sucesso em seus objetivos, sendo o principal o incremento da biodiversidade na Lagoa – ecossistema considerado irrecuperável há três décadas – , a falta de conhecimento de muito frequentadores ainda chama a atenção e gera ruídos/incidentes no que diz respeito à gestão e à convivência pacífica com sua comunidade vegetal e animal nativa. Daí a importância da instalação das placas informativas.
Naturalização da Lagoa
Pela primeira vez na história nesse século XXI, a Lagoa está recuperando parte do que foi aterrado ao longo dos anos. Nas últimas décadas, a Lagoa Rodrigo de Freitas passou por reduções de tamanho significativas, com o aterramento de seu espelho d’água. Com o processo de urbanização, a área que permaneceu quase intacta até o final do século XIX passou por sucessivos aterramentos e foi reduzida quase à metade de seu tamanho, perdendo também parte da biodiversidade. Somente no ano 2000, quando foi declarada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) patrimônio histórico devido à sua importância paisagística, a Lagoa passou a ter a sua geografia preservada.
A Naturalização é uma técnica utilizada para recuperar espaços degradados e modificados pelo homem, devolvendo a eles as condições próximas às naturais, em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU.
As lagoas costeiras são zonas importantes tanto para os seres vivos como para a economia. Mas, apesar dos danos provocados pelas atividades humanas, quando poder público, sociedade civil organizada, pescadores e universidades respondem com medidas de manutenção corretas, é possível melhorar suas condições. É o que está acontecendo na Zona Sul do Rio. O esforço conjunto que agrega diversas iniciativas, como o projeto de Naturalização, os cuidados da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) e ações da concessionária de saneamento Águas do Rio, está se refletindo na melhora da qualidade da água da Lagoa Rodrigo de Freitas.
A volta dos frangos d’água e outras espécies
A Naturalização, além de acabar com trechos alagados, está devolvendo à Lagoa a sua função de espaço reprodutor. Na altura do Parque do Cantagalo, 1.500 m² foram naturalizados e novas espécies de flora foram introduzidas, como mudas de grama de mangue, samambaia do brejo, algodoeiro de praia e mangue vermelho. Da fauna, diversas espécies têm aparecido na área. Além dos já conhecidos colhereiros, capivaras, guaiamuns e saracura, um frango d’água escolheu a área naturalizada para chocar três ovos e os filhotes da ave aquática já nasceram e circulam tranquilamente pelo local. Também há novos frequentadores, como o bate-bico (Phleocryptes melanops), que só havia sido visto na década de 80 em Guaratiba, e o mergulhão caçador (Podilymbus podiceps), que gosta de fazer ninho em áreas alagadas.
Postado por [email protected] em 30/abr/2024 - Sem Comentários
A Águas do Rio informa que, na próxima quinta-feira (02/05), será realizada uma manutenção preventiva nas Estações de Tratamento de Água (ETA) de Euclidelândia e Santa Rita da Floresta, responsáveis pelo abastecimento destes distritos de Cantagalo.
Durante a realização do serviço, previsto para ser executado em Euclidelândia das 9h às 17h (afetando também Boa Sorte), e em Floresta das 22h de quinta às 5h de sexta-feira (03/05), a operação será paralisada, podendo afetar temporariamente o abastecimento. A previsão é que o fornecimento de água tratada seja normalizado, de forma gradativa, após o término do trabalho.
A concessionária orienta moradores a fazerem reserva de água e adiarem atividades de alto consumo até a normalização do abastecimento. A Águas do Rio agradece a compreensão e ressalta que permanece à disposição para ligações e WhatsApp pelo número 0800 195 0 195.
Postado por [email protected] em 29/abr/2024 - Sem Comentários
A Águas do Rio informa que um vazamento em uma das adutoras do Sistema Ribeirão das Lajes, em Seropédica, está impactando a distribuição de água nos municípios do Rio de Janeiro (Centro e Zona Norte) e em Japeri e Queimados, na Baixada Fluminense.
A responsabilidade pelo serviço é da concessionária Rio+Saneamento, que já está atuando no reparo.
A normalização do abastecimento nas áreas afetadas ocorrerá, de forma gradativa, após a conclusão do serviço.
Regiões afetadas:
Rio de Janeiro: Centro e Zona Norte.
Queimados: Distrito Industrial, Jardim Campo Alegre, Jardim da Fonte, Parque Industrial, Parque Olimpo, Piabas, Pinheiro, Parque Ipanema, Eldorado, Fonte Cova, Grande Rio, Jardim São Miguel, Jardim Magnolia, Jardim Santa Rosa, Jardim Vista Alegre, Parque Valdariosa e Valdariosa.
Japeri: Cidade Jardim Marajoara, Cidade Sr. Do Bonfim, Citrópolis, Eldorado, Marajoara, Morro Citrópolis, Parque Guandu, Parque Mucaja, Parque Santos, Santa Terezinha, Belo Horizonte, Centro, Engenheiro Pedreira, Eucaliptos, Jardim Primavera, Jardim São João, Nova Belém, São Jorge, Transmontana e Vila Central.
A Águas do Rio orienta que os clientes reservem a água de cisternas e caixas d’água para atividades prioritárias, até a regularização do abastecimento, e ressalta que segue à disposição pelo 0800 195 0 195, disponível para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.
Postado por [email protected] em 29/abr/2024 - Sem Comentários
A Águas do Rio informa, nesta segunda-feira (29/04), que o fornecimento de água tratada poderá ficar temporariamente comprometido em Batatal, distrito de Itaocara. Equipes da concessionária atuam no reparo do sistema de bombeamento local.
A normalização do abastecimento ocorrerá, de forma gradativa, após o término do trabalho previsto para até às 17h.
A concessionária orienta os moradores a adiarem atividades de alto consumo de água, agradece à compreensão de todos e reforça que segue à disposição para ligações e WhatsApp pelo número 0800 195 0 195.
Postado por [email protected] em 29/abr/2024 - Sem Comentários
A Águas do Rio informa que, nesta segunda-feira (29/04), o fornecimento de água tratada está interrompido em partes de Nova Iguaçu para viabilizar um reparo emergencial na rede de distribuição de água do Reservatório Cabuçu Baixo, localizado na Rua Colorado, altura do número 529, no bairro Valverde. A retomada do fornecimento de água será de forma gradativa após a conclusão do serviço.
Regiões afetadas: Cabuçu, Valverde, Palhada, Jardim Palmares, Danon, Ipiranga e Marapicu.
A concessionária orienta clientes comerciais e residenciais a reservarem água de cisterna e caixas d’água para atividades prioritárias até a normalização total do abastecimento, e ressalta que segue à disposição pelo 0800 195 0195, disponível para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.
Postado por [email protected] em 29/abr/2024 - Sem Comentários
Barco autônomo faz mapeamento minucioso na Adutora Veiga de Brito, que leva água para o Rio e cinco cidades da Baixada Fluminense
A tecnologia sempre foi uma importante aliada da Águas do Rio nas 27 cidades fluminenses sob a sua concessão. Desde o primeiro dia de operação, em novembro de 2021, a empresa utiliza e investe em equipamentos e softwares de última geração para, entre outras ações, realizar obras, monitorar sistemas e minimizar impactos causados pelas perdas de água. Recentemente, a empresa contou com ajuda inédita: um barco autônomo inspecionou de forma minuciosa a Adutora Veiga de Brito, mais conhecida como Túnel-Canal – ela tem 34 km de extensão e fica entre os bairros de Santíssimo, na Zona Oeste carioca, e Jardim Botânico, na Zona Sul.
O Túnel-Canal foi construído nos anos 60, e através dele é levada metade da água produzida na Estação de Tratamento Guandu para a cidade do Rio de Janeiro e cinco municípios da Baixada Fluminense: Nilópolis, Mesquita, Nova Iguaçu, Belford Roxo e São João de Meriti. Já a embarcação autônoma funciona da seguinte maneira: trata-se de um veículo de superfície não tripulado que faz o monitoramento fora de bordo.
Durante o trajeto, ele filmou e fotografou o túnel, enquanto profissionais da concessionária acompanhavam do lado de fora da adutora o percurso em tempo real. Eles explicaram que, durante a vistoria, é possível parar o veículo e fazer uma avaliação detalhada de algum ponto específico. No final, um diagnóstico contendo vídeos e fotos é gerado para a avaliação.
O primeiro trecho inspecionado com este método foi entre Água Santa e Lins de Vasconcelos, bairros na Zona Norte do Rio, quase no limite da concessão da Águas do Rio. Antes do uso do equipamento, a inspeção era feita presencialmente por técnicos e engenheiros que chegavam a percorrer distâncias entre 1,6 km e 3,3 km.
“Durante a parada do Sistema Guandu, que ocorre apenas uma vez por ano, geralmente temos muito pouco tempo para atuar no Túnel-Canal. Com esta solução, estamos abrindo a possibilidade de realizar mais inspeções preventivas e planejar as ações de forma mais assertiva”, explicou Edes Fernandes, engenheiro e consultor da Águas do Rio.
Postado por [email protected] em 28/abr/2024 - Sem Comentários
A Águas do Rio informa que o fornecimento de água tratada em Nilópolis está em recuperação gradativa, neste domingo (28/04), após técnicos da concessionária finalizarem a manutenção na rede de abastecimento do Reservatório Cabral, localizado na Estrada Senador Salgado, n⁰ 1436, Olinda.
A concessionária orienta clientes comerciais e residenciais a reservarem água de cisterna e caixas d’água para atividades prioritárias até a normalização total do abastecimento, e ressalta que segue à disposição pelo 0800 195 0195, disponível para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.
Postado por [email protected] em 27/abr/2024 - Sem Comentários
A Águas do Rio informa que o fornecimento de água tratada em Copacabana, na Zona Sul, está interrompido desde o início da manhã deste sábado (27/04) devido a um reparo na subestação da unidade de bombeamento Siqueira Campos.
Região afetada: Copacabana
A concessionária orienta os seus clientes a manter reservada para atividades prioritárias a água de cisternas e caixas d’água, adiando tarefas que demandem alto consumo, neste período.
A Águas do Rio segue disponível pelo 0800 195 0 195, que funciona para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.
Postado por [email protected] em 27/abr/2024 - Sem Comentários
A Águas do Rio informa que o fornecimento de água tratada em partes da Zona Norte do Rio está interrompido desde o início da manhã deste sábado (27/04) devido a um reparo emergencial em uma rede de distribuição localizada na Rua Pernambuco, no bairro Engenho de Dentro.
Regiões afetadas: Cachambi, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Jacaré, Méier, Sampaio e Todos os Santos.
A normalização do abastecimento ocorrerá de forma gradativa, até o final do dia de hoje. A concessionária orienta os seus clientes a manter reservada para atividades prioritárias a água de cisternas e caixas d’água, adiando tarefas que demandem alto consumo, neste período.
A Águas do Rio segue disponível pelo 0800 195 0 195, que funciona para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.
Postado por [email protected] em 26/abr/2024 - Sem Comentários
A Águas do Rio informa que, neste domingo (28/04), realizará um reparo emergencial na rede de abastecimento da Av. Tancredo Neves, em Engenheiro Pedreira, Japeri. Por conta disso, o fornecimento de água tratada em partes do município ficará comprometido a partir das 8h. O retorno será gradual, após a conclusão do serviço, previsto para o fim da tarde do mesmo dia.
Bairros afetados:
Engenheiro Pedreira, Caramujos, Mucajá, São Cosme e Damião, Marajoara, Vila Guandu, Bananal, Granja, São Jorge e Eucaliptos.
A concessionária orienta clientes comerciais e residenciais a reservarem água de cisterna e caixas d’água para atividades prioritárias até a regularização do abastecimento, e ressalta que segue à disposição pelo 0800 195 0195, disponível para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.