Postado por [email protected] em 30/abr/2025 - Sem Comentários
Instalação de bomba gera melhoria na rede de abastecimento de Marechal Hermes, Honório Gurgel e Bento Ribeiro
Uma simples virada de torneira, que por anos foi sinônimo de dúvida e angústia, agora marca um novo capítulo na vida de cinco mil moradores da Zona Norte do Rio. A instalação de uma bomba na Rua Mirinduba, em Marechal Hermes, devolveu a rotina de lavar roupa, cozinhar e tomar banho com dignidade para famílias que, até pouco tempo, dependiam de baldes e da ajuda de parentes para garantir o básico.
A obra foi feita pela Águas do Rio e uma das beneficiadas é Selma Alves, de 60 anos. Ela conta que sempre morou na mesma casa, na Rua Igaratá, em Marechal Hermes, e por décadas conviveu com a falta de água. Atividades simples do dia a dia eram sempre um desafio.
“Quando caía água, eu corria para aproveitar. Em algumas vezes, liguei a máquina de lavar, mas mal dava tempo de ela funcionar direito. Quando via, já tinha acabado a água, e eu precisava desligar, pois poderia estragar a lavadora. Era um sufoco! Hoje, a água está chegando direitinho, posso lavar roupa na hora, tomar banho tranquila e sempre manter minha casa limpa”, disse Selma.
As melhorias no abastecimento também chegaram a ruas dos bairros de Bento Ribeiro e Honório Gurgel. E Leila Figueiredo, de 45 anos, moradora da Rua Jatinã, é outra pessoa que também teve a rotina transformada com as obras.
“Moro aqui desde que nasci e, de uns 15 anos para cá, a situação da água só piorou. Tenho três filhos, cuido da minha mãe idosa e um dos meus filhos tem necessidades especiais. Era muito difícil. Eu tinha que ir até a casa da minha irmã a pé para dar banho neles, lavar roupa e até fazer comida, porque aqui em casa não dava. Quando a água chegava, era tão pouca que mal dava para tomar banho. Depois da obra, tudo mudou. Agora, meus filhos estão tomando banho em casa, e eu voltei a cozinhar aqui sem precisar me deslocar o tempo todo”, contou Leila.
Em Honório Gurgel, o comerciante Marcelo Tavares, de 52 anos, morador da Rua Petrolina há 20 anos, respira aliviado após a intervenção.
“Tínhamos que fazer milagres para conseguir água, precisávamos comprar de galões. Agora, vivemos em paz e consigo realizar minhas tarefas do dia a dia, graças ao trabalho das equipes da Águas do Rio”, declara Marcelo.

Segundo Rodrigo Cotta, gerente de Operações da concessionária, além da instalação da bomba, também houve a extensão da rede de água para reforçar o sistema de abastecimento da região.
“Com a instalação da bomba e a extensão da rede para 10 ruas da região, conseguimos melhorar o abastecimento e levar conforto para o dia a dia dessas famílias. Essas áreas enfrentavam problemas no fornecimento de água há muitos anos. Algumas ruas, como a Igaratá, sofriam ainda mais por serem íngremes, o que dificultava a chegada da água. Foi um projeto que estudamos e planejamos ao longo de vários meses para atender essa região”, explicou Cotta.
Postado por [email protected] em 30/abr/2025 - Sem Comentários
Obras de saneamento mudam a vida de milhares de famílias, com mais saúde, oportunidade e dignidade
No Dia da Baixada Fluminense, comemorado neste 30 de abril, a região celebra conquistas que refletem diretamente na qualidade de vida de milhares de pessoas. Só nos últimos três anos e meio, 357 quilômetros de redes de água foram implantados ou substituídos, garantindo abastecimento regular e seguro a bairros que antes enfrentavam escassez ou intermitência. A transformação é resultado das obras feitas pela Águas do Rio desde o início da concessão, em novembro de 2021.

Quem caminha pelas ruas de Duque de Caxias, São João de Meriti, Magé, Nilópolis, Mesquita, Japeri, Queimados, Belford Roxo ou Nova Iguaçu já consegue perceber: a rotina está mudando. A rotina de canos secos e baldes e galões sendo enchidos na casa de vizinhos deu lugar à tranquilidade da água chegando pela torneira. Um avanço que se destaca na data comemorativa da região, que homenageia a força, a cultura e a resistência de um povo que, agora, também pode celebrar o direito básico à água tratada.
Em Nova Iguaçu, por exemplo, foram implantados 85 quilômetros de rede de água e mais de 200 mil moradores foram beneficiados com abastecimento regular. Em Duque de Caxias, 100 quilômetros de rede já ajudam a reverter décadas de abandono. Já em Belford Roxo, milhares de pessoas deixaram para trás a dependência de caminhões-pipa e soluções improvisadas.
Enquanto isso, 65 mil moradores do Primeiro Distrito de Magé celebraram a regularização do abastecimento após a entrega da primeira Estação de Tratamento de Água da cidade. Em São João de Meriti, os 10 novos sistemas de bombeamento permitiram que a água chegasse às regiões mais altas, beneficiando mais de 70 mil pessoas. Assim como Nilópolis, que teve 12 elevatórias de água revitalizadas e reformadas.

Moradora do bairro São Luiz, em Duque de Caxias, Ana Olinda, de 76 anos, sabe bem o que essa transformação significa. “Agora não preciso mais pegar água do poço!”, comemora.
Antes, ela e os vizinhos acordavam de madrugada na esperança de conseguir um pouco de água, que muitas vezes chegava com cheiro ruim. Hoje, com as caixas d’água sempre cheias, a idosa pode lavar roupa sem preocupação. “Estou superfeliz, a água está boa e limpinha!”, diz, com alívio.
Conta mais acessível
Desde o início da operação, a Águas do Rio vem promovendo uma transformação estrutural na Baixada Fluminense. Além das redes, mais de 174 mil moradores foram incluídos no programa Tarifa Social, que garante uma conta de água mais acessível para as famílias de baixa renda.
Mas o impacto vai além das torneiras. Com as obras, surgiram empregos, oportunidades e dignidade. Só para a Baixada, mais de 5.100 pessoas foram contratadas, a maioria da própria região. No esgotamento sanitário, o avanço também é visível: em Mesquita, o novo sistema de Coleta em Tempo Seco (CTS) já trata mais de 15 milhões de litros de esgoto por dia, ajudando a preservar os rios Dona Eugênia e Sarapuí. Em Queimados, a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto faz parte de um investimento de R$ 640 milhões, que também beneficia Japeri e Nova Iguaçu, permitindo a universalização do serviço em cinco anos.
“A Baixada foi, por muito tempo, sinônimo de exclusão e abandono. Estamos trabalhando para mudar essa realidade com ações que geram saúde, renda e cidadania. É um esforço por prosperidade compartilhada e por um futuro mais justo”, afirma Felipe Esteves, diretor executivo da Águas do Rio.
Postado por [email protected] em 28/abr/2025 - Sem Comentários
A Águas do Rio informa que, o abastecimento de água tratada está temporariamente comprometido, nesta segunda-feira (28/04), no município de Cachoeiras de Macacu. A operação da Unidade de Tratamento Rio Souza, precisou ser paralisada após elevação da turbidez da água no ponto de captação.
A concessionária esclarece que o fornecimento de água será normalizado gradativamente, assim que forem restabelecidos os padrões de qualidade da água no ponto de captação.
A empresa orienta os moradores a adiarem atividades de alto consumo de água até a normalização dos serviços. A Águas do Rio agradece a compreensão e permanece à disposição para ligações e WhatsApp pelo número 0800 195 0 195.
Postado por [email protected] em 25/abr/2025 - Sem Comentários
A Águas do Rio informa que a Elevatória do Lameirão, que compõe o Sistema Guandu, de responsabilidade da CEDAE, voltou a operar normalmente.
Com isso, o abastecimento de água em algumas regiões, que estava reduzido desde a tarde de ontem (24), entrou em processo de recuperação gradativa.
Regiões afetadas:
– Rio de Janeiro: Centro e Zonas Norte e Sul
– Mesquita: BNH, Rocha Sobrinho e Banco de Areia
– Nilópolis
– São João de Meriti
Postado por [email protected] em 25/abr/2025 - Sem Comentários
A Cedae realizará nesta terça-feira (29/04), ao longo do dia, uma manutenção programada na represa Rio D’Ouro, unidade que faz parte do Sistema Acari e abastece parte da Baixada Fluminense. Por conta disso, a produção de água em partes de Nova Iguaçu e Belford Roxo será interrompida.
Após a conclusão do serviço da companhia estadual, previsto para ocorrer das 8h às 18h, a normalização do abastecimento nas regiões afetadas ocorrerá, de forma gradativa, podendo levar 48 horas ou prazo superior, principalmente nas pontas das redes de distribuição e em áreas elevadas.
Regiões afetadas:
– Nova Iguaçu: Adrianópolis, Boa Esperança, Botafogo, Caiçara, Caioaba, Carmari, Carlos Sampaio, Corumbá, Figueiras, Geneciano, Grama, Iguaçu Velho, Jardim Natal, Jardim Real, Jardim São Vicente, Kennedy, Nossa Senhora de Fátima, Nova América, Parque Ambaí, Parque Flora, Parque São Carlos, Rancho Fundo, Rio D’Ouro, Santa Rita, Vila de Cava, Vila Fluminense, Vila Guarita e partes dos bairros de Carlos Sampaio e Tinguazinho.
– Belford Roxo: Shangrila e Itaipu
A concessionária orienta os clientes a reservarem a água de cisternas e caixas d’água para atividades essenciais, adiando tarefas que demandem alto consumo, até a regularização do abastecimento, e ressalta que segue à disposição através do 0800 195 0 195, que funciona para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.
Postado por [email protected] em 25/abr/2025 - Sem Comentários
A Águas do Rio informa que o abastecimento de água tratada em Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu, ficará temporariamente suspenso, na próxima segunda-feira (28/04), em virtude de uma manutenção programada no ponto de captação de água bruta Ponte do Baião, sistema operado pela Rio+Saneamento.
A previsão é que o fornecimento seja normalizado, de forma gradativa, após a retomada do serviço, previsto para às 20h do mesmo dia.
A concessionária orienta os clientes a reservarem a água de cisternas e caixas d’água para atividades prioritárias, adiando tarefas que demandem alto consumo, até a regularização do abastecimento. A empresa segue disponível pelo 0800 195 0 195, que funciona para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.
Postado por [email protected] em 25/abr/2025 - Sem Comentários
A Águas do Rio informa que, o abastecimento de água tratada está temporariamente comprometido, nesta sexta-feira (25/04), no município de Cachoeiras de Macacu. A operação da Unidade de Tratamento Posto Pena, precisou ser paralisada após elevação da turbidez da água no ponto de captação
A concessionária esclarece que o fornecimento de água será normalizado gradativamente, assim que forem restabelecidos os padrões de qualidade da água no ponto de captação.
A empresa orienta os moradores a adiarem atividades de alto consumo de água até a normalização dos serviços. A Águas do Rio agradece a compreensão e permanece à disposição para ligações e WhatsApp pelo número 0800 195 0 195.
Postado por [email protected] em 25/abr/2025 - Sem Comentários
A Águas do Rio informa que o abastecimento de água em algumas regiões está reduzido, desde a tarde de ontem (24), por conta de uma ocorrência na Elevatória do Lameirão, de responsabilidade da CEDAE.
Regiões afetadas:
A empresa orienta os clientes a reservarem a água de cisternas e caixas d’água para atividades prioritárias, até a normalização do abastecimento.
Postado por [email protected] em 24/abr/2025 - Sem Comentários
Águas do Rio instala novos equipamentos para otimizar o serviço, impactando mais de 1 milhão de pessoas nas duas cidades
Garantir que a água chegue com mais regularidade e eficiência a quem mais precisa é o propósito da iniciativa que a Águas do Rio está promovendo em São Gonçalo e Maricá. Com a instalação de 37 válvulas inteligentes, que funcionam de forma remota, a ação representa um avanço importante na gestão do abastecimento. Além de otimizar o controle do fluxo de água para cada região, a tecnologia contribui para a redução de perdas e reforça o compromisso com o uso sustentável dos recursos hídricos.
Para Diogo Freitas, diretor executivo da concessionária, esse investimento proporciona agilidade aos trabalhos e melhoria nos serviços.
“Isso permite fornecer água para bairros que demandam mais sem deixar de atender outras regiões que, porventura, apresentem menor consumo em um determinado momento do dia. E tudo isso sendo realizado diretamente pelo Centro de Operações Integradas (COI) da concessionária, tornando a gestão mais ágil”, explicou Freitas, lembrando que o COI funciona na sede da concessionária, na Praça Mauá, Zona Portuária do Rio.
Com os novos equipamentos em funcionamento, será possível promover reparos e realizar manutenções periódicas sem a necessidade de interrupção do abastecimento de grandes áreas, o que significa impactar menos famílias e estabelecimentos comerciais. O serviço ganha flexibilidade com a setorização do fornecimento de água.
Até o momento, 20 válvulas já foram instaladas em pontos importantes do sistema de abastecimento: 17 estão distribuídas nas tubulações do município de São Gonçalo e outras três na rede de Maricá. No início deste mês, quatro válvulas foram instaladas nas tubulações do reservatório Marques Maneta, localizado no bairro gonçalense Porto da Madama.
Essa unidade tem capacidade para armazenar 18 milhões de litros de água e abastece diversos bairros do município, entre eles: Barro Vermelho, Pita, Neves, Covanca, Boa Vista, Porto da Pedra, Porto Novo, Camarão, Zé Garoto, Parada Quarenta, Mangueira, Santa Catarina, Zumbi, Venda da Cruz, Tenente Jardim e Engenho Pequeno.
Na última semana, duas válvulas foram instaladas no bairro Camarão, e outra foi implantada numa adutora situada na Vila Lage. Serviço semelhante já foi realizado em outras redes localizadas nos bairros Jardim Catarina, Alcântara, Rocha, Raul Veiga, Boaçu, Itaoca e Mutuaguaçu. Em Maricá, os equipamentos foram implantados nas tubulações dos reservatórios de água da cidade — dois em Inoã e um em Itaipuaçu.
“Trata-se de um investimento que garante a eficiência na prestação do serviço. Sem dúvida, os clientes sentirão a diferença no recebimento de água em suas casas”, concluiu Freitas.
Postado por [email protected] em 22/abr/2025 - Sem Comentários
A Águas do Rio informa que precisou interromper o abastecimento de água em partes da região central do município do Rio de Janeiro para viabilizar a execução de um reparo emergencial na rede de distribuição de água.
Regiões afetadas: Centro, Cidade Nova, Glória e Santo Cristo
Após a conclusão do reparo, prevista para a tarde desta quarta-feira (23), o fornecimento será normalizado, de forma gradativa, em até 72 horas.
A empresa orienta os clientes a reservarem a água de cisternas e caixas d’água para atividades prioritárias, até a normalização do abastecimento.