Postado por [email protected] em 12/nov/2024 - Sem Comentários
A Águas do Rio informa que, devido a falha no fornecimento de energia elétrica, a operação do Sistema Imunana-Laranjal, operado pela Cedae, foi paralisada na tarde desta quarta-feira (12/11). Com isso, a distribuição de água tratada foi interrompida para São Gonçalo, Itaboraí, Maricá (Inoã e Itaipuaçu) e Ilha de Paquetá, no município do Rio de Janeiro. Em comunicado, a estatal disse que a Enel já foi acionada.
Após a retomada integral (100%) da produção de água neste sistema sob gestão da estatal, o fornecimento nas regiões afetadas entrará em processo de normalização gradativa, que ocorre em 72 horas, podendo levar mais tempo nas áreas elevadas, pontas das redes de distribuição e nos locais onde forem detectadas ocorrências neste período.
Regiões afetadas: São Gonçalo, Itaboraí, Maricá (Inoã e Itaipuaçu) e Paquetá
A Águas do Rio orienta os seus clientes a reservarem a água de cisterna e caixas d’água para atividades prioritárias, adiando tarefas que demandem alto consumo até a regularização do abastecimento. A empresa segue à disposição pelo 0800 195 0 195, disponível para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.
Postado por [email protected] em 12/nov/2024 - Sem Comentários
Com a implantação de 25 km de rede, mais de seis mil pessoas passam a contar com acesso regular e seguro ao abastecimento
A água é essencial para a vida, um bem precioso que, quando chega com qualidade, transforma realidades. Em Maricá, a chegada de água tratada diretamente às torneiras de Cordeirinho e Balneário Bambuí representa não apenas uma melhoria no abastecimento, mas um novo capítulo para moradores, comerciantes e turistas da região. Segundo a Águas do Rio, a implantação de aproximadamente 25 quilômetros de rede vai beneficiar mais de seis mil pessoas, e as obras serão concluídas ainda neste mês.
Para o gerente de Operações da concessionária, Malcom Bispo, à medida que os serviços avançam, os moradores percebem os impactos positivos e passam a vivenciar uma nova realidade.
“Finalizamos a implantação da rede e das ligações com os imóveis. Agora, estamos na fase final de instalação de hidrômetros para que os moradores sejam devidamente abastecidos”, explica.
Malcom ainda ressaltou que a chegada do abastecimento à região significa mais saúde para as famílias, que não precisarão mais depender de fontes alternativas para obter água, o que garante uma melhor qualidade de vida para todos.
*Fim do sufoco*
Para a população local, o sufoco do passado está começando a dar lugar à alegria. Pelo menos é assim que a engenheira Ilana Vieira, que tem casa em Cordeirinho há três anos, resume a chegada da água em sua residência e em um empreendimento que ela está construindo no bairro.
“Sempre tive muita dificuldade para conseguir água, que é salobra e não dá para consumir. Era necessário comprar galões e, às vezes, contratar caminhão-pipa”, afirmou.
A engenheira contou ainda que, após as obras, poderá desfrutar mais dos dias em sua casa.
“Agora vou poder cozinhar e tomar banho sem me preocupar com a qualidade da água. Também vou encher a piscina para as crianças. Só tenho a agradecer à empresa”.
*Água de chuva era alternativa*
Situação semelhante era vista em Balneário Bambuí, local que atrai muitos visitantes, principalmente na alta temporada, pela sua proximidade com as praias. Neste bairro, a Águas do Rio implantou aproximadamente oito quilômetros de rede e pôs fim à angústia dos moradores que dependiam de poço, caminhão-pipa e até mesmo da água da chuva.
Esse era o caso do professor aposentado Jorge Luiz do Nascimento, que tem residência em Bambuí há 50 anos.
“Durante muito tempo usei água de poço e depois passei a captar água da chuva, porque a água daqui não tem condições de ser consumida. Agora temos água encanada, limpa e que podemos beber”, disse. Além das obras em Cordeirinho e Balneário Bambuí, outros bairros de Maricá receberam neste ano intervenções da Águas do Rio, como Ubatiba, Centro, Flamengo, Itaocaia Valley, assim como Jardim Atlântico, Central, Leste e Oeste, estes no distrito de Itaipuaçu. Ao todo, 17 mil moradores do município foram beneficiados pela concessionária nos últimos meses com acesso à água tratada e regularizada.
Postado por [email protected] em 12/nov/2024 - Sem Comentários
A Águas do Rio informa, nesta terça-feira (12/11), que o abastecimento de água tratada no município de Miracema está temporariamente comprometido, em virtude de um reparo realizado na estação de tratamento local.
A normalização do fornecimento ocorrerá de forma gradativa, após o término do trabalho, previsto até às 18h.
A Águas do Rio orienta que os moradores mantenham a água de cisternas e caixas d’água reservada para atividades essenciais, adiando tarefas que demandam alto consumo.
A empresa segue disponível através do 0800 195 0 195, que funciona para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.
Postado por [email protected] em 12/nov/2024 - Sem Comentários
A Águas do Rio informa, nesta terça-feira (12/11), que o abastecimento de água tratada nos bairros Gargaú, Santa Clara, Sonho, Sossego, Guaxindiba e Centro, em São Francisco de Itabapoana, está reduzido, em virtude da falta de energia elétrica nos poços Beira Rio e Meio.
A concessionária de energia já foi acionada e a previsão é que o fornecimento seja normalizado, de forma gradativa, após a retomada do serviço.
A empresa orienta os moradores a adiarem atividades de alto consumo de água até a normalização dos serviços.
A Águas do Rio agradece a compreensão e permanece à disposição para ligações e WhatsApp pelo número 0800 195 0 195.
Postado por [email protected] em 11/nov/2024 - Sem Comentários
A Águas do Rio informa que, na manhã da próxima quarta-feira (13/11), será necessário suspender o fornecimento de água tratada em partes de Nova Iguaçu e Queimados, na Baixada, para viabilizar a execução de uma ação de melhoria no sistema de abastecimento da região. Técnicos da concessionária farão a instalação de uma válvula automática em uma rede de grande porte, no Centro de Queimados.
Após a conclusão do serviço, prevista até o final da noite do mesmo dia, o fornecimento entrará em processo de normalização, que ocorre de forma gradativa, em 72 horas, podendo levar mais tempo nas áreas elevadas e nas pontas das redes de distribuição. A concessionária orienta os seus clientes a reservarem a água de cisternas e caixas d’água para atividades prioritárias, adiando tarefas que demandem alto consumo, neste período.
Regiões afetadas:
Nova Iguaçu: Austin, Cacuia, Inconfidência, Vila Guimarães e partes dos bairros Carlos Sampaio e Rodilândia
Queimados: Belmonte, Centro, Fanchem, Inconfidência, Jardim Queimados, Parque Ipanema, Pedreira, Ponte Preta, Riachão, São Cristóvão, São Roque, Tinguá, Vila Central, Vila Nascente, Vila Pacaembu, Vila São João e partes dos bairros de Carmo, Paraíso e Vista Alegre
Programa de Melhoria do Abastecimento
Essa ação faz parte do Programa de Melhoria do Abastecimento da Águas do Rio, que tem como objetivo gerir melhor o sistema de fornecimento de água para levá-la a locais com problemas históricos de desabastecimento. Até o final deste ano, a concessionária terá instalado 266 válvulas inteligentes em pontos estratégicos. O equipamento permite a separação das tubulações em trechos menores, além de monitorar e ajustar automaticamente o fluxo de água conforme a demanda específica de cada região.
A Águas do Rio segue disponível pelo 0800 195 0 195, que funciona para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.
Postado por [email protected] em 10/nov/2024 - Sem Comentários
A Águas do Rio informa que o fornecimento de água tratada para Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu, foi interrompido na tarde deste domingo (10), em virtude de um reparo na captação de água bruta na Ponte do Baião, sistema operado pela Rio+Saneamento. Equipes da Rio+Saneamento estão trabalhando no local para que o sistema volte a operar.
Vale ressaltar que, após a finalização do serviço, a produção de água precisará atingir 100% da sua capacidade para que o sistema entre em processo de recuperação e o abastecimento seja normalizado, de forma gradativa, na região afetada.
Região afetada: Barra de São João
A concessionária orienta os clientes a reservarem a água de cisternas e caixas d’água para atividades prioritárias, adiando tarefas que demandem alto consumo, até a regularização do abastecimento. A empresa segue disponível pelo 0800 195 0 195, que funciona para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.
Postado por [email protected] em 09/nov/2024 - Sem Comentários
A Águas do Rio informa que, devido às chuvas, o fornecimento de água tratada está temporariamente comprometido, neste sábado (09/11), nos municípios de Queimados, Japeri, Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Belford Roxo. Responsável pelo Sistema Acari, a Cedae paralisou a operação das represas São Pedro e Mantiquira, com o intuito de controlar a qualidade da água captada nos mananciais, por conta da turbidez.
Regiões afetadas:
Queimados: Camarim, do Carmo, Ganchem, Fatima, Jardim Tricampeão, Olaria, Paraíso, Rio D’ouro, Roncador, São Jorge, São Simão, Vale Ouro, Vila Camorim, Vila Central, Vila Guimarães, Vila Nanci, Vila São Francisco e Vila Tinguá;
Japeri: Nossa Senhora da Penha, Engenheiro Pedreira, Santa Sofia, Jardim Rio D´Ouro, Pedra Lisa, Santo Antônio, Jardim Esperança, São Braz, Santa Inês, Belo Horizonte, Alejur, Parque Triunfo, Jardim Emília, Vila São João, Jardim Transmontano, Parque Macaíba, Eucaliptos;
Nova Iguaçu: Posse, Vila de Cava, Figueiras, Genciano, Grama e Santa Rita.
Duque de Caxias: Xerém, Vila Urussai, Vila Santa Cruz, Vila Santa Alice, Vila Rosário, Vila Operária – Xerém, Vila Maria Helena, Vila Alzira, Vila Actura, S. J. Tadeu, S Bonfim, Saracuruna, Santo Antônio, Santa lúcia, Santa Cruz da Serra, Santa Cruz, P S Pedro, Prq Barão do Amapá, P Paulista, P J Pessoa, Pilar, Parque Vitoria, Parque Panorama, Parque Eldorado, Parada Morabi, Parada Angélica, P Adelaide, N S do Carmo, Nova Campinas, Meio da Serra, Mantiquira, Lamarão, Jardim Primavera, Jardim Nat, Jardim Dayse, Jardim Anhangá, J Ana Clara, Império, Guararapes, Figueira, Ferreira, Equitativa, C Madeira, Cidade Parque Paulista, Cidade dos Meninos, Chuno, Chácaras Rio – Petrópolis, Chácaras Arcampo, Capivari, Cângulo, Campos Elísios, Barro Branco, Aviário e Amapá.
Belford Roxo: Lote XV, Vale do Ipê, parte do Wona, parte da Nova Aurora.
A concessionária esclarece que o abastecimento será normalizado gradativamente, assim que forem restabelecidos os padrões de turbidez da água, ou seja, com a melhoria da qualidade da água no ponto de captação. A empresa orienta os moradores a adiarem atividades de alto consumo de água até a normalização dos serviços.
A Águas do Rio agradece a compreensão e permanece a disposição para ligações e WhatsApp pelo número 0800 195 0 195.
Postado por [email protected] em 09/nov/2024 - Sem Comentários
A Águas do Rio informa que a operação da Elevatória de Água Tratada (EAT) de Acari foi interrompida na tarde de ontem (08) por conta de uma queda de energia, impactando o abastecimento em áreas da Zona Norte. A normalização na distribuição ocorrerá gradualmente assim que o fornecimento elétrico for restabelecido.
Regiões afetadas: Parque Columbia, Acari e Pavuna.
A concessionária orienta os clientes a reservarem a água de cisternas e caixas d’água para atividades prioritárias, até a regularização do abastecimento, e ressalta que segue à disposição, através do 0800 195 0 195, para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.
Postado por [email protected] em 09/nov/2024 - Sem Comentários
A Águas do Rio informa que, o abastecimento de água tratada está temporariamente comprometido, na manhã deste sábado (09), no município de São Sebastião do Alto. A operação na Estação de Tratamento de Agua (ETA), responsável pelo abastecimento do município precisou ser reduzida após elevação da turbidez da água no ponto de captação.
A concessionária esclarece que o fornecimento será normalizado gradativamente, assim que forem restabelecidos os padrões de turbidez da água, ou seja, com a melhoria da qualidade da água no ponto de captação.
A empresa orienta os moradores a adiarem atividades de alto consumo de água até a normalização dos serviços.
A Águas do Rio agradece a compreensão e permanece à disposição para ligações e WhatsApp pelo número 0800 195 0 195.
Postado por [email protected] em 09/nov/2024 - Sem Comentários
A Águas do Rio informa que o fornecimento de água tratada em partes de Itaboraí, Região Metropolitana do Rio, ficou interrompido na madrugada deste sábado (09), devido a falta de energia elétrica na Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT), Porto das Caixas. A energia já foi restabelecida e a normalização do abastecimento ocorre, de forma gradativa, nas áreas afetadas.
Regiões afetadas: Porto das Caixas, Retiro, Outeiro das Pedras, Jardim Imperial, Nancilândia, Sossego, Areal, Centro, Ampliação, Nova Cidade, Venda das Pedras, Quissamã e Esperança
A concessionária orienta os clientes a reservarem a água de cisternas e caixas d’água para atividades prioritárias, adiando tarefas que demandem alto consumo, até a regularização do abastecimento. A empresa segue disponível pelo 0800 195 0 195, que funciona para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.