Notícia
Cerca de 12 mil clientes da Águas do Rio são beneficiados e passam a receber água tratada regularmente
O sorriso estampado no rosto de Hélio Chaves, morador do Éden, em São João de Meriti, tem a marca da alegria e do alívio, pois o sonho de ver regularizado o abastecimento de água virou realidade após obras da Águas do Rio em regiões mais altas da cidade da Baixada Fluminense. Aos 78 anos, o aposentado, uma das cerca de 12 mil pessoas beneficiadas pela instalação de sistemas de bombeamento, conta que durante décadas precisou solicitar carros-pipas com frequência.
“Moro aqui há 40 anos, e muitos de nós aqui na vizinhança tínhamos hidrômetros instalados, mas a água não subia. Agora, jorra água, e só temos que agradecer pelo empenho da Águas do Rio”, disse ele.
Esse novo sistema foi implantado na Rua Pires do Rio, mas as melhorias no fornecimento se estendem para moradores e comerciantes de outras vias no Éden. No ano passado, além da “bomba da Pires”, outras três foram implantadas em São João de Meriti: no Morro Santa Helena, que fica na região central do município; na Rua Madalena, na Vila Tiradentes; e na Rua Francisco Torquilho, no São Matheus.
LEIA MAIS:
- Saneamento tem gênero? No Brasil, 16 milhões de mulheres não têm acesso à água tratada e 38% vivem em locais sem coleta de esgoto
- Águas do Rio moderniza sistema de desinfecção da água em Cordeiro e Miracema
- Operação especial foca em ações preventivas no Réveillon
Outras quatro instalações de bombas também estão em processo de finalização. São elas: Rua Peri, no Éden; Rua Nova Friburgo, no Parque Araruama; Rua Elisabeth Menezes Curvelo, em Vilar dos Teles; e no bairro de Agostinho Porto.
Não conseguia lavar roupa, diz moradora
Aos 83 anos, Neuza Pires, que vive há 42 anos na Francisco Torquilho, disse estar muito satisfeita com os serviços feitos pela Águas do Rio. Ela conta que a falta d’água a impedia de realizar serviços domésticos.
“Não conseguia lavar roupa, pois ficávamos de 15 a 20 dias sem água. Precisava juntar uma pilha e aguardar o abastecimento. Agora, temos água todos os dias, e posso lavar roupa sem dificuldades”, afirmou.