Notícia

Ver notícia

Implantação de gerador de cloro traz maior segurança operacional e ambiental

Manter a água limpa e desinfetada até chegar aos imóveis. Essa é a função do cloro, que elimina agentes patogênicos, como vírus e bactérias. O produto é utilizado pela Águas do Rio em todas as Estações de Tratamento de Água (ETA) na sua área de operação. E, para aumentar a eficiência, a concessionária implantou em Cordeiro, na Região Serrana, e Miracema, no Noroeste Fluminense, um moderno sistema de produção de cloro, também chamado de hipoclorito de sódio – a substituição do uso do cloro em granel representa maior segurança operacional e ambiental, e o novo método utiliza como matéria-prima o sal grosso.

“O processo funciona de maneira simples utilizando sal, água e energia elétrica para produção do hipoclorito de sódio. Com a implantação do gerador, a produção e dosagem da solução é automatizada, dispensando contato manual com o produto químico. Este é um sistema inovador, eficiente, seguro e ambientalmente correto”, comentou Rafael Gulinelli, supervisor de Operação de ETAs.

O sistema traz também como vantagem a estabilidade do nível do cloro até a ponta da rede e garante a qualidade da água em todo o sistema de distribuição, pois este produto químico é um agente oxidante que destrói os microrganismos patogênicos que podem causar doenças transmitidas pela água, como a cólera, a febre tifoide, a hepatite A e a disenteria.

Gerador de cloro

Gerador de cloro em Miracema

A implantação do gerador faz parte do planejamento de melhorias contínuas da concessionária, com foco na eficiência da operação. A primeira ETA a iniciar esta operação foi a de Rio Bonito, na Região Metropolitana, e após Cordeiro e Miracema, a intenção da empresa é implantar o sistema em outras três unidades na Região Noroeste (Itaocara, Aperibé e Cambuci) e mais uma na Região Serrana (em Monnerat, distrito de Duas Barras) que se encontra em fase de teste.

Gerador em teste em Monnerat

“Estamos constantemente avaliando maneiras de modernizar os sistemas e assim trazer mais eficiência a nossa operação no interior. Os investimentos feitos são sempre com objetivo de garantir mais qualidade na prestação do nosso serviço e segurança em todos os aspectos, principalmente com um olhar de cuidado com o meio ambiente. Iniciamos a instalação de geradores de cloro e temos outras ações importantes ainda para este ano em todas as regiões”, explicou a gerente operacional Gabriela Coutinho.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados