Notícia

Ver notícia

Instalação de novos sistemas de bombeamento torna o fornecimento mais eficiente nos bairros do Catete, Flamengo, Glória e Laranjeiras

O abastecimento de água na Zona Sul do Rio ganhou mais força e regularidade com os novos sistemas de bombeamento implantados pela Águas do Rio, em uma das regiões mais adensadas da capital. O primeiro booster instalado pela concessionária atende aproximadamente 83 mil pessoas no Catete, alcançando também moradores do Flamengo e da Glória. Já o segundo, beneficia cerca de 42,7 mil moradores de Laranjeiras.

Esses equipamentos ajudam a garantir que a água chegue com mais pressão nos imóveis, especialmente em áreas mais altas. Eles são fundamentais em regiões com desnível do terreno, onde o sistema convencional encontra maior dificuldade para manter a regularidade do serviço. Com esse reforço, a distribuição passa a ocorrer de forma mais estável e contínua.

As novas unidades passam a operar de forma conjunta a boosters já existentes em bairros da Zona Sul e também da Zona Norte. As intervenções fazem parte de um plano contínuo de melhorias do sistema de abastecimento, que inclui a ampliação do uso desses equipamentos como uma das estratégias para fortalecer a rede e acompanhar a demanda da região.

“Essas melhorias permitem um controle maior do abastecimento, especialmente em áreas onde a distribuição é mais desafiadora. É um trabalho planejado, que busca garantir mais regularidade, eficiência e segurança no fornecimento de água para a população”, afirma Priscilla Cordeiro Paes, coordenadora de Serviços da Águas do Rio, empresa do grupo Aegea Saneamento.

Investimentos

A implantação dos novos boosters integra o plano de expansão e modernização do sistema de abastecimento da concessionária. Desde o início da concessão, em 2021, a Águas do Rio vem realizando investimentos contínuos para melhorar a distribuição de água na capital e nos municípios atendidos.

Até o momento, a concessionária já investiu R$ 5,1 bilhões, beneficiou 3,5 milhões de pessoas com obras de melhoria e instalou ou substituiu 1.728 quilômetros de redes de água. Além disso, 621 mil pessoas passaram a ter água regularizada pela primeira vez, reforçando o compromisso da empresa com a ampliação do acesso e a qualidade dos serviços prestados.

Compartilhar:

Veja Também

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.