Notícia
Com 1,3km de extensão, a estrutura deteriorada passa ao lado da Ciclovia Tim Maia. Remoção será realizada pela Águas do Rio nos períodos noturnos, às sextas e sábados
Quem passa pela Avenida Niemeyer pode não saber que por baixo dela, ao lado da Ciclovia Tim Maia, corre uma tubulação de esgoto desativada de 1,3km de extensão e 600mm de diâmetro, que há uma década se deteriora sob uma das mais belas vias da capital fluminense. A partir desta sexta-feira (30/9), a Águas do Rio começa o processo de retirada da estrutura. Para não impactar no trânsito da região, as equipes trabalharão, até dezembro, nas madrugadas das sextas e sábados, com interdição de uma pista, mas manutenção da mão dupla com esquema de pare e siga.
No passado, a tubulação, hoje abandonada, levava o esgoto do bairro de São Conrado e da Rocinha até a Estação Elevatória do Leblon, de onde era encaminhado ao Emissário Submarino de Ipanema. Atualmente, os dejetos são levados ao emissário por uma tubulação mais nova e instalada em local menos aparente.
“A retirada dessa tubulação, que há mais de 10 anos não é utilizada, visa a evitar acidentes, inclusive com a ciclovia. A estrutura dela está completamente deteriorada e tínhamos que tomar uma providência rapidamente”, destacou o superintendente da Águas do Rio na cidade do Rio de Janeiro, Sinval Andrade.
No último sábado (24/9), a concessionária realizou testes de operação, retirando uma parte da estrutura. Por se tratar de uma tubulação de grandes proporções, o serviço contará com equipes de alpinistas cortando o duto e retirando em pedaços, que serão transportados em caminhões.