Notícia
Águas do Rio aposta em sistema que usa IA em cidade turística para entender a demanda e oferecer um melhor serviço durante o verão
Às vésperas das festas de fim de ano e ao longo o verão, São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, vê sua população crescer significativamente com a chegada de turistas e veranistas. E para garantir que o abastecimento de água acompanhe esse aumento na demanda, a Águas do Rio aposta na tecnologia: contadores de veículos foram instalados no pórtico da cidade, o que permite monitorar o fluxo de pessoas e planejar, com precisão, a distribuição de água.
As câmeras estão associadas a um sistema computadorizado de acompanhamento em tempo real, que permite mensurar a quantidade de pessoas que transitam pela região.
Barra de São João também vai receber
Segundo Wesley Motta, coordenador operacional da concessionária, o contador de veículos analisa o tráfego de veículos e faz a contagem por meio de um software com inteligência artificial.
“A estrutura é composta por duas câmeras e um sistema de telemetria, que transmite os dados para nossos servidores localizados no Centro de Operações Integradas (COI), no Centro do Rio. Esses dados são armazenados em um banco de informações, onde relatórios são gerados para auxiliar na tomada de decisões. O novo sistema permitirá, caso necessário, ações adicionais ainda durante este verão. Pretendemos implementar a mesma solução em Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu, no próximo ano”, esclareceu.
O COI utiliza tecnologia que monitora em tempo real, 24 horas por dia, o abastecimento de água, além da coleta e do tratamento de esgoto nas 27 cidades do Estado do Rio de Janeiro onde a empresa atua.