Notícia
Águas do Rio presta contas às lideranças comunitárias de bairros do entorno da Bacia do Carioca
Um dos rios mais emblemáticos da capital carioca, conhecido por ser o primeiro a abastecer a cidade e dar nome aos seus habitantes, o rio Carioca foi tema do primeiro encontro do Programa Afluentes realizado em 2023. Nesta edição, a Águas do Rio recebeu em sua sede líderes comunitários de Laranjeiras, Cosme Velho, Catete e Flamengo, bairros que fazem parte do entorno da bacia do Rio Carioca. O objetivo era apresentar as melhorias que a empresa vem promovendo em prol da despoluição do rio.
“O Afluentes é um canal importantíssimo para a Águas do Rio porque é através dele que podemos mostrar os desafios que enfrentamos e contar os resultados que estamos alcançando. No nosso negócio, nós precisamos ter licença social para atuar e a gente acredita que dessa forma estamos construindo um relacionamento transparente e de confiança com pessoas que serão multiplicadores das nossas ações”, destaca Tamara Motta, Coordenadora de Responsabilidade Social.
Desde maio do ano passado, a Águas do Rio adotou uma solução temporária para desviar o percurso do rio para o Interceptor Oceânico e, paralelamente, tem realizado a fiscalização de ligações irregulares de esgoto nas galerias de água pluvial.
“Eu nasci no Cosme Velho e vi a degradação do rio Carioca acontecer ao longo dos anos. Agora tenho o privilégio de assistir a sua recuperação. Vejo o trabalho da empresa acontecendo e tenho transmitido para os moradores do meu bairro os avanços que já podemos ver”, conta Fábio Pinto, da associação de moradores de Laranjeiras.
A empresa também ouviu as demandas dos líderes locais, tirou dúvidas e expôs todo o esforço que vem sendo feito desde o início da operação para que problemas antigos como o despejo irregular de esgoto sejam resolvidos.