Notícia
Promovido pela Águas do Rio, espetáculo fala ainda sobre saneamento básico e encanta cerca de 850 alunos da rede pública
Olhinhos atentos, muitas risadas e interação do início ao fim. Assim pode ser descrita a peça teatral “Cuidando das Águas do Rio”, vista por cerca de 850 estudantes da rede municipal de Aperibé, no Noroeste Fluminense. Promovido pela Águas do Rio, o espetáculo tem linguagem descontraída, muita música e aborda temas importantes, como saneamento básico e preservação do meio ambiente. Durante as apresentações, uma intérprete de Libras ajudou a apresentar a encenação a pessoas com deficiência auditiva.
“Minha turma amou a peça, que espetáculo lindo! As crianças interagiram muito, e a temática trabalhada na escola foi passada de forma divertida e positiva”, disse Andrea Gonçalves, professora da Escola Municipal Casimiro Moreira da Fonseca.
A próxima parada do grupo teatral será em São Francisco de Itabapoana, em maio. Os atores farão 48 apresentações até o final do ano para mais de 10 mil estudantes nas cidades onde a Águas do Rio atua.
Em Aperibé, a aluna do 4° ano do Ensino Fundamental Maria Fernanda Coutinho, atenta às mensagens transmitidas nas cenas, aproveitou a ocasião para ajudar a recolher o lixo após a apresentação. “Aprendemos que não podemos jogar lixo na rua, nem nos rios, somente na lixeira. Assim evitamos a poluição e enchentes”, disse a menina.
Segundo Roberta Moraes, gerente institucional da concessionária, o projeto leva um conteúdo importante de forma lúdica a crianças e adolescentes. “Entendemos que nosso papel vai muito além das operações que realizamos nos serviços de tratamento de água e esgotamento sanitário. O cuidado com o meio ambiente é responsabilidade de todos, e por meio de nossas ações de educação ambiental queremos estimular nas crianças o desenvolvimento de uma cultura de sustentabilidade, o que possibilita, inclusive, alcançar toda a família”, explicou.
O projeto conta com a parceria da Secretaria de Educação do município e é patrocinado pela Águas do Rio e pelo Instituto Aegea, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, além de ser uma realização da Associação Cultural Lona na Lua, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Para Danuza Peçanha, coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Aperibé, a iniciativa da empresa está muito alinhada ao conteúdo aplicado nas escolas, além de ser um diferencial para o município.
“Para nós, é uma honra receber esse espetáculo tão lindo aqui, pois possibilita aos nossos alunos algo que eles só teriam acesso na capital, e muitos não conseguiriam. Ações como essa sempre terão um espaço especial para nós”, concluiu.