Notícia
Águas do Rio manteve equipes de plantão para o monitoramento contínuo dos sistemas de água e de esgoto
O Réveillon do Rio de Janeiro é uma das maiores celebrações do mundo, reunindo turistas de todos os continentes. Para que a cidade estivesse preparada para atender milhões de moradores e visitantes, a Águas do Rio realizou uma operação especial ao longo de todo o período das festas de fim de ano, assegurando o pleno funcionamento dos sistemas de fornecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto.
A atuação da concessionária, que integra o grupo Aegea, reafirmou o compromisso com a capital fluminense e com a população, contribuindo para um ambiente mais limpo, seguro e organizado. O planejamento antecipado e a coordenação das equipes permitiram que a festa carioca transcorresse com normalidade.
“Nosso papel é fazer com que os serviços essenciais funcionem de forma contínua, mesmo em situações de alta demanda, como o Réveillon. Planejamento, prevenção e resposta rápida foram fundamentais para que a população pudesse celebrar com tranquilidade”, afirma Sinval Andrade, diretor institucional da Águas do Rio.
Profissionais em pontos estratégicos

Durante toda a virada do ano, equipes da Águas do Rio permaneceram de plantão 24 horas. Os profissionais foram posicionados em pontos estratégicos da cidade, como Copacabana, Leblon, Botafogo, Praça Mauá, Ilha do Governador, Parque Madureira, Penha e Piscinão de Ramos — regiões com grande concentração de público, shows e queima de fogos.
Além das manutenções preventivas realizadas ainda em dezembro, a empresa intensificou o acompanhamento dos níveis dos poços de visita (estruturas de acesso às redes subterrâneas de esgoto, usadas para inspeção e manutenção), especialmente em áreas com grande circulação de pessoas e elevado número de estabelecimentos comerciais. A medida teve como objetivo evitar extravasamentos. Hidrantes públicos também passaram por inspeção, e caminhões-pipa e de desobstrução ficaram de prontidão para uso imediato, caso fosse necessário.
Como ação complementar, geradores foram instalados em unidades operacionais para garantir a continuidade dos sistemas em caso de interrupções no fornecimento de energia elétrica. No Centro de Operações Integradas (COI), localizado na sede da empresa, na Praça Mauá, controladores acompanharam em tempo real o funcionamento dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto. O acompanhamento permanente de centenas de unidades possibilitou a rápida mobilização das equipes sempre que necessário.
