Notícia
Rede que abastecia vila no Méier há mais de 30 anos foi trocada pela Águas do Rio
Um histórico problema de desabastecimento foi resolvido pela Águas do Rio no Méier, Zona Norte carioca, após a concessionária trocar a rede que levava água para uma vila na Travessa Alfredo Botelho. A obra beneficiou mais de 200 pessoas, que há anos conviviam com longos períodos de torneiras secas.
“Era muito complicado. A gente nunca sabia se ia ter água para as necessidades básicas do dia a dia. Tinha que encher baldes e galões para garantir que não faltasse durante o dia. Tomar banho era um desafio, principalmente no verão. Lavar roupas ou cozinhar exigia planejamento, porque não dava para contar com a água o tempo todo”, afirmou Marcelo Botelho, de 38 anos, 24 deles vivendo na vila.
Ele contou ainda que já tinha perdido a esperança de ver o abastecimento normalizado na sua casa e na de vizinhos:
“Quando soubemos das obras, não acreditei que finalmente iriam trocar a rede. Finalmente, podemos viver sem essa preocupação constante. É uma nova fase para todos nós”, disse, aliviado.
A Águas do Rio explicou que realizou a substituição completa da tubulação existente na Travessa Botelho. A nova infraestrutura não apenas restabeleceu o fluxo regular de água para os moradores, mas também garantiu maior confiabilidade no sistema de abastecimento.
“Identificamos que a rede estava obstruída, o que comprometia seriamente o fornecimento de água. Após ouvirmos os moradores, concluímos que a tubulação, com mais de 30 anos de uso, já não operava de forma eficiente. Realizamos a substituição necessária para resolver o problema e finalmente conseguimos restaurar a regularidade do fornecimento de água para essas famílias”, afirmou Alan Willian Pedra, gerente de Operações da concessionária.