Notícia
Intervenção contou com apoio da prefeitura e de lideranças comunitárias
O esgoto que há anos invadia casas da Rua Tavares Bastos, no Catete, Zona Sul carioca, finalmente deixou de ser um problema para os moradores. A solução veio com uma ação da Águas do Rio, que contou com apoio da prefeitura e de lideranças comunitárias para executar, em uma área de difícil acesso, um trabalho técnico e emergencial.
Durante uma inspeção, os técnicos identificaram que um trecho da tubulação de esgoto, instalado em um barranco de difícil acesso, estava completamente obstruído por raízes de árvores. Para alcançar o ponto danificado e executar o serviço com segurança, foi necessário o uso de equipamentos de rapel.

A iniciativa incluiu a substituição de cinco metros do cano comprometido, o que permitiu restabelecer o sistema e eliminar o vazamento que atingia as residências.
“Foi um trabalho desafiador, em uma área com acesso limitado, mas a resposta rápida e o esforço conjunto foram essenciais para devolver dignidade e tranquilidade aos moradores”, afirmou Josué Eleutério Ferreira da Silva Costa, coordenador de manutenção da Águas do Rio e responsável por planejar a execução das obras e serviços em campo.
A atuação no Catete é mais um exemplo do empenho da concessionária em solucionar demandas com agilidade, mesmo em cenários adversos e complexos. Desde o início da operação no estado, em novembro de 2021, a Águas do Rio já instalou ou substituiu 215 quilômetros de rede de esgoto e 1,4 mil quilômetros de rede de água, beneficiando cerca de 3,5 milhões de pessoas em 27 cidades fluminenses.
