Notícia

Ver notícia

Conjunto de obras e operações da Águas do Rio reduziu drasticamente o despejo de esgoto no mar; praia esteve própria para banho em 80% do tempo em 2025

Point de surfistas, praticantes de voo livre e quintal compartilhado por moradores da Rocinha e de São Conrado, a praia na Zona Sul do Rio está virando símbolo de uma transformação histórica por meio do saneamento. Entre 2010 e 2020, segundo o Inea, a praia esteve própria para banho em apenas 22,4% do tempo. Desde o início da concessão dos serviços de água e esgoto, em 2021, esse índice saltou para 78% dos meses.

A média segue alta em 2025: de janeiro a maio, a praia ficou 80% do tempo própria para o banho. Essa melhora tem uma explicação: mais de 5 bilhões de litros de esgoto deixaram de ser despejados no mar da região a cada ano — o equivalente a 2 mil piscinas olímpicas de água contaminada.

A balneabilidade recorde de São Conrado é reflexo de uma série de ações da concessionária nos últimos três anos e meio. Entre as melhorias estão a reforma e modernização das estações responsáveis por captar e bombear o esgoto dos mais de 100 mil moradores do bairro e da Rocinha e levá-lo para o Emissário Submarino de Ipanema. Foi por conta dessas ações que, hoje, esse sistema funciona 24h por dia e é operado remotamente pelo Centro de Operações Integradas (COI) da concessionária, que fica na Praça Mauá, região portuária do Rio.

“Há uma década, a média de balneabilidade anual girava em torno de 20%. Atualmente, a praia de São Conrado apresenta uma média de balneabilidade inédita, fruto do trabalho gradativo e constante que realizamos na região. Esse esforço integra um projeto de saneamento básico na capital que tem devolvido à população e ao meio ambiente praias historicamente poluídas, como a do Flamengo, Urca e as de Paquetá. Com o tempo, vamos recuperando espaços destruídos pela poluição”, destaca Renan Mendonça, diretor-executivo da Águas do Rio.

Desde novembro de 2021, equipes da concessionária também intensificaram fiscalizações para coibir o despejo irregular de esgoto nas redes de água de chuva, que deságuam no mar, e realizam manutenções preventivas em todo o sistema interligado de esgotamento sanitário da Zona Sul. Com esse trabalho, mais de 120 piscinas olímpicas de esgoto foram impedidas de alcançar redes pluviais, canais e praias da região —  o equivalente a 300 milhões de litros de poluentes.

Surfe seguro em águas balneáveis

Marcelo de Farias, de 48 anos, surfa na praia de São Conrado desde a infância. Morador da Rocinha e proprietário de um quiosque na orla, o administrador do perfil no Instagram “Salvemos São Conrado” é responsável por atualizar moradores e outros surfistas sobre a qualidade da água, além de avisar se o mar está propício para praticar o esporte. Nos últimos anos, ele percebeu uma melhora considerável na qualidade da água da praia, o que vem chamando a atenção de moradores e turistas.

“Surfo aqui desde criança e vi a praia se degradar com o esgoto e o lixo. Mas todo mundo aqui percebeu a melhora. Vi de perto equipes da Águas do Rio trabalhando nas elevatórias e vejo sempre manutenções constantes no sistema, antes abandonado”, conta ele, lembrando ainda da importância das pessoas se conscientizarem sobre o descarte correto do lixo. “A concessionária está fazendo a parte dela sobre o esgoto, e as pessoas precisam fazer as delas. Desta maneira a praia ficará livre de poluição”, finaliza.

Praias historicamente poluídas passam por transformação

Praias mais limpas, próprias para banho, e um convite à biodiversidade. Essas mudanças fazem parte do compromisso da Águas do Rio com a recuperação das praias de mar aberto e da Baía de Guanabara. Desde que iniciou uma série de ações de esgotamento sanitário em sua área de atuação, mais de 100 milhões de litros de água contaminada com esgoto deixaram de ser lançados no mar todos os dias.

Compartilhar:

Veja Também

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.