Notícia

Ver notícia

Recuperação de estrutura no Canal da Visconde de Albuquerque tem o objetivo de garantir bom funcionamento do sistema

Ela pode passar despercebida por quem caminha pelas ruas do Leblon, mas é essencial para manter a praia limpa e parte da cidade funcionando. Após meio século de uso, uma tubulação que leva o esgoto de bairros como São Conrado, Leblon, Gávea e Ipanema até o Emissário Submarino de Ipanema passou por uma reforma inédita. A intervenção aconteceu na travessia do canal da Visconde de Albuquerque, um ponto estratégico do sistema de esgotamento sanitário da Zona Sul.

A obra foi executada pela Águas do Rio e teve caráter preventivo. O risco era claro: com o tempo, a estrutura, instalada dentro da Estação Elevatória do Leblon, começou a apresentar sinais de desgaste e corrosão. Se nada fosse feito, havia chance real de vazamentos chegarem à areia da praia. Para evitar esse cenário, a solução foi reforçar a tubulação por dentro, com um revestimento de aço que cria uma segunda camada protetora. É o chamado “encamisamento”, uma técnica usada para aumentar a resistência e prolongar a vida útil da rede.

Além de recuperar o trecho antigo, a concessionária reforçou outros 14,5 metros da rede já em operação e vai concluir, ainda neste mês, a instalação de 140 metros de tubulação nova, correndo paralelamente à estrutura existente. O pacote de melhorias, segundo a concessionária, trouxe mais segurança ao sistema e reduz, de forma significativa, as chances de falhas no futuro.

“Foi uma intervenção fundamental para evitar um possível vazamento de grandes proporções. Trabalhamos com foco na antecipação de problemas e recuperação do sistema já existente. Reforçar essa estrutura com aço nos permite continuar operando com segurança e eficiência em uma região de alta sensibilidade”, explica José Maria Vaz, coordenador de Operações da Águas do Rio.

O Canal da Visconde de Albuquerque, que corta os bairros do Leblon, Gávea e Jardim Botânico e se conecta à Lagoa Rodrigo de Freitas, também vem recebendo atenção especial. Com pouco mais de 1,4 km de extensão, ele é alimentado pelos rios Rainha, Macacos e Cabeça, e tem papel importante na manutenção da limpeza da lagoa, já que faz a ligação dela com o mar.

Nos últimos dois anos, uma força-tarefa identificou 98 ligações clandestinas de esgoto ao longo de 42 km de rede. Como resposta, foram emitidas 208 notificações a imóveis residenciais e comerciais da região. Essas ações fazem parte de um esforço da Águas do Rio para mapear e eliminar pontos irregulares que prejudicam o sistema.

“A ideia é clara: modernizar, prevenir e proteger, para o bom funcionamento do sistema e pela preservação do meio ambiente”, concluiu José Maria.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.