Notícia
Alunos do Ensino Médio participam de atividades educativas organizadas pela empresa
Com o objetivo de apresentar propostas educativas sobre a preservação do meio ambiente, a equipe de Responsabilidade Social da Águas do Rio esteve no Colégio Sonja Kill, no bairro da Saúde, Zona Portuária do Rio. Na ocasião, quando foi celebrado o Dia Mundial de Combate à Poluição, jovens do Ensino Médio da unidade particular tiveram a oportunidade de participar de roda de conversa sobre o tema e o compromisso firmado pela empresa desde que assumiu a concessão dos serviços de saneamento básico em 27 municípios fluminenses, em novembro de 2021.
“O bate-papo teve como norte a importância do saneamento básico e as iniciativas da empresa no combate à poluição, como o programa ‘De Olho no Óleo’, as ações de fiscalização de esgoto e outros projetos que contribuem para a despoluição da Baía de Guanabara e da Lagoa Rodrigo de Freitas”, disse Rodrigo Fernandes, analista de Responsabilidade Social da companhia.
Um dos exemplos citados por Rodrigo, o “De Olho no Óleo” foi lançado pela concessionária em junho e tem o intuito de sensibilizar a população sobre o descarte correto do resíduo. A empresa está com pontos de coleta na Zona Sul da capital para que as pessoas possam depositar o óleo de cozinha usado após armazená-lo em garrafas PET. Depois disso, a Águas do Rio encaminha o material para indústrias e cooperativas de produtos sustentáveis que produzem sabão e biodiesel.
“O programa De Olho no Óleo chamou muito a atenção dos alunos, pois eles conseguiram relacionar o descarte incorreto com os prejuízos na rede de esgoto. Vi a preocupação da Águas do Rio com projetos de despoluição, pois existe uma associação que só o abastecimento de água e a coleta de esgoto fazem parte do saneamento básico, quando, na verdade, é muito mais que isso”, afirmou Bruno Barradas, professor de Física do colégio.
‘De Portas Abertas’ para os estudantes
Na segunda etapa da atividade, o programa “De Porta Abertas” recebeu os alunos na sede da empresa, no Centro do Rio, para uma conversa com profissionais que desenvolvem projetos importantes para a atuação da concessionária.
“Estamos trabalhando fortemente para a despoluição das praias e da Baía de Guanabara e na recuperação da Lagoa Rodrigo de Freitas. Essa troca com um público tão jovem fortalece a disseminação da informação e reforça a pauta ambiental para um futuro mais sustentável”, disse o coordenador de Operações, José Maria Vaz.
A roda de conversa teve também a participação da gerente de Meio Ambiente Caroline Santos, que citou cases de sucesso, e da gerente de Operações Lais Gomes, que apresentou aos estudantes o funcionamento do Centro de Operações Integradas.