Notícia
Obra na unidade Caixa Nova reforça o fornecimento de água na região
Uma obra de alta complexidade está modernizando a Elevatória Caixa Nova, no Alto da Boa Vista, responsável por abastecer cerca de 100 mil moradores da Tijuca, Usina, Borel e do próprio Alto da Boa Vista. A intervenção substitui vigas, reforma duas bombas e instala uma bomba reserva, garantindo que, em caso de manutenção ou falha em uma delas, o fornecimento seja mantido pelas demais. A iniciativa é da Águas do Rio.
Em 2021, a concessionária, que integra o grupo Aegea, instalou duas bombas submersíveis (equipamentos que trabalham dentro d’água e não precisam de sistemas adicionais de sucção) para substituir os antigos equipamentos da elevatória. Nesta nova etapa, estão sendo trocados 70 metros de vigas utilizadas para movimentar as bombas no interior da unidade.

“As vigas originais, de ferro, já estavam bastante desgastadas pelo tempo e pela ação do cloro. Estamos instalando vigas de aço inox, material mais resistente e durável. Elas são essenciais para as atividades de manutenção dentro da elevatória e estavam praticamente inutilizáveis. Com a reforma, estamos preparando o local para receber um sistema de bombeamento mais moderno e confiável. É um investimento que garante o abastecimento mesmo diante de imprevistos”, destaca Augusto Pimenta, coordenador de Eletromecânica da Águas do Rio.
Segurança dos trabalhadores
O serviço exigiu alta capacidade técnica das equipes, já que o sistema de bombeamento está localizado a mais de 45 metros de profundidade, em um ambiente semelhante a uma caverna de pedra, com alta concentração de cloro no ar. Para proteger os trabalhadores, foi criado um rigoroso esquema de segurança, incluindo treinamentos, sistema de ventilação, monitoramento contínuo da qualidade do ar, uso de equipamentos de respiração autônoma e apoio de uma equipe especializada em resgate.
Profissionais das áreas de Operação, Eletromecânica, Saúde e Segurança do Trabalho, juntamente com prestadores de serviço especializados, atuam em conjunto para cumprir o cronograma da obra com total segurança para os funcionários.

“Além da complexidade técnica, há um cuidado enorme com a segurança de todos que atuam aqui. Cada etapa foi planejada para que o trabalho fosse realizado com excelência e total proteção às equipes”, afirma Marcelo Betzler, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da companhia.
História da Elevatória Caixa Nova
A Elevatória Caixa Nova da Tijuca faz parte do sistema Guandu e recebe água do Túnel Canal, construído parcialmente dentro do Maciço da Tijuca, com 32 km de extensão e 60 metros abaixo do nível do terreno. O túnel vai de Santíssimo, na Zona Oeste carioca, até o reservatório dos Macacos, na Gávea, na Zona Sul.
