Notícia

Ver notícia

Projeto de reforço escolar abre caminhos de aprendizado e acolhimento para crianças, jovens e adultos no retorno às aulas


As férias acabaram e, junto com os cadernos, vieram também novas histórias para serem contadas. Para crianças, jovens e adultos de comunidades do Rio, voltar às aulas passou a ter um significado maior do que rever colegas. A data marca o retorno dos encontros do Projeto de Reforço Escolar, uma iniciativa apoiada pela Águas do Rio, empresa da Aegea. A concessionária, que já leva dignidade por meio do saneamento, aposta também na educação como chave para transformar vidas e preparar as próximas gerações.

O projeto, que nasceu após um extenso mapeamento social, envolveu escuta ativa das comunidades e o uso de ferramentas de pesquisa sócio-territorial. Ao fim do levantamento as dificuldades de acesso à educação e altas taxas de evasão escolar, agravadas por fatores como violência e vulnerabilidade social foram taxativas para a implementação de 13 turmas, com 260 vagas, espalhadas por comunidades como Vila Arará, Parque Erédia de Sá, Barreira do Vasco e Mangueira, todas na Zonas Norte do Rio.

Com foco em matérias como português, inglês e matemática, o projeto também oferece alfabetização para adultos acima de 40 anos, além de ensinar práticas socioemocionais e habilidades para a vida — tudo em um ambiente acolhedor, pensado para a realidade de cada território. As aulas acontecem em espaços cedidos pelas associações de moradores das regiões, que junto com a Águas do Rio apoiam e fortalecem a iniciativa.

“Entender as necessidades das comunidades e buscar soluções que gerem valor, transformando as dificuldades em potências, é um dos nossos objetivos. Esses jovens e crianças enfrentam barreiras no aprendizado escolar, seja pelo histórico da falta de saneamento básico que afeta saúde e educação, seja pela vulnerabilidade social e violência. Estamos impulsionando sonhos e cocriando soluções com a população desses territórios”, destaca Tâmara Motta, gerente de Responsabilidade Social da Águas do Rio.

Um ambiente que acolhe e educa

Um dos rostos dessa transformação é Saulo da Cunha, de 14 anos, morador de Triagem, próximo a Benfica. Tímido e sonhador, ele cursa o 8º ano, mas chegou ao projeto com dificuldades básicas de leitura, escrita e cálculos. Foi por meio do cunhado, mototaxista que atua na comunidade do Parque Erédia, que Saulo encontrou o caminho até a sala de aula.

Além de aprender conteúdos, Saulo descobriu novas formas de lidar com a ansiedade. Ele se apaixonou especialmente pelas práticas de Mindfulness, momentos em que aprende a respirar fundo e organizar os pensamentos. “É quando eu fico mais calmo. Aí consigo aprender melhor”, revela com um sorriso tímido.

Histórias como a de Saulo se repetem em várias salas. Ana Clara, de 11 anos, também da comunidade, diz que no projeto se sente livre para errar e aprender. “Na escola sofro bullying, mas aqui eu fico à vontade. Me sinto segura.”

Mais do que ensinar matemática e português, o projeto fortalece valores de solidariedade, respeito e confiança. “Aqui não existe zombaria ou exclusão. Eles se tratam como uma comunidade de apoio”, reforça a professora Caroline Januário.

Já Raphael, de 8 anos, comemora as notas melhores em leitura. “Nunca gostei de ler, mas agora até levo o livro coletivo pra casa!” Seu pai, Márcio, de 39 anos, desempregado, não esconde a emoção: “Quero que ele tenha um futuro melhor, com oportunidades que eu não tive. Esse projeto tem sido um apoio fundamental.” O depoimento de Márcio retrata a realidade de muitas famílias que, por estarem desempregadas ou com renda apertada, não teriam como custear aulas extras para os filhos.

Mas, a alegria não fica apenas com os pais. Ela se estende às avós, como Maria Salete Pereira, 64 anos, que cuida da neta Isabele, de 8 anos. “Ela chega em casa encantada, contando das aulas. É uma felicidade ver o brilho nos olhos dela.”

Com trilhas de alfabetização, práticas socioemocionais e incentivo ao aprendizado, o projeto acende novas possibilidades para cada estudante.

“Cada história de superação mostra que estamos no caminho certo. A educação é uma das formas mais poderosas de gerar impacto social. É cuidar do presente e construir o futuro das próximas gerações”, conclui Tâmara Motta.

As aulas acontecem no contraturno escolar ou à noite, três vezes por semana, com duração de três horas. As turmas, de até 20 estudantes, reúnem perfis e idades diversos. Cada aluno recebe um kit completo — mochila, cadernos, lápis e borracha — além do lanche, garantindo participação com dignidade. As vagas continuam abertas e podem ser solicitadas diretamente nessas associações locais.

SERVIÇO:

Barreira do Vasco: Praça Carmela Dutra, 54

Parque Erédia: Rua Senador Domicio Barreto, 45, Benfica

 Vila Arará: Av. Carlos Matosso Correia 106, Benfica

Mangueira:

AMOC – Avenida Bartolomeu de Gusmão nº, 1100 fundos, Mangueira

Fundação – Avenida General Bento Ribeiro nº 01, Mangueira

Buraco Quente – Travessa Saião Lobato, nº 23

Formulário para pré-inscrição:  https://forms.gle/PNv64u1yogX9etJz9

Compartilhar:

Veja Também

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.