Notícia

Ver notícia

Intervenção substitui sistema de aeração e amplia capacidade operacional da maior estação de tratamento de esgoto do estado

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Alegria, a maior unidade do estado, passa por um processo inédito de modernização que vai ampliar a eficiência, a estabilidade operacional e a capacidade de tratamento do sistema. A estação trata esgoto de bairros do Centro e da Zona Norte do Rio. A Águas do Rio, concessionária da Aegea, concluiu recentemente a reforma dos quatro tanques de aeração da estação, etapa fundamental para garantir a qualidade do tratamento do esgoto.

Esta é a primeira grande intervenção no sistema desde o início da operação da ETE Alegria, em 2005. A unidade passou a ser operada pela Águas do Rio após a concessão dos serviços de saneamento no estado do Rio, em novembro de 2021. O projeto da concessionária contempla a substituição completa dos difusores, equipamentos responsáveis pela liberação de oxigênio na água, processo essencial para o desenvolvimento das bactérias que realizam a decomposição da matéria orgânica.

Com o desgaste natural dos equipamentos antigos, a distribuição de oxigênio passou a ocorrer de forma irregular, impactando o desempenho do tratamento. A instalação dos novos difusores possibilita a melhor distribuição de oxigênio por microbolhas em todos os quatro tanques, garantindo maior uniformidade e eficiência ao processo.

Segundo José Maria Vaz, coordenador de Operações da Águas do Rio, a modernização reforça o compromisso da concessionária com a excelência técnica e a sustentabilidade. “Os tanques de aeração são fundamentais para o funcionamento da ETE Alegria. A substituição dos difusores foi realizada de forma gradual e controlada, tanque por tanque, garantindo a estabilidade do processo e a continuidade do tratamento com máxima eficiência”, explica.

Além de aprimorar a qualidade do tratamento, a modernização permitirá o aumento da capacidade de vazão da estação, possibilitando o recebimento de um volume maior de esgoto e contribuindo para o fortalecimento do sistema de saneamento da região.

Manutenção preventiva

Em paralelo à modernização do sistema de aeração, a ETE Alegria também passa por ações de manutenção preventiva. Está sendo realizada a limpeza do poço de chegada da estação e, até o momento, já foram retirados cerca de 350 metros cúbicos de resíduos acumulados. A iniciativa visa melhorar o funcionamento da elevatória de esgoto, aumentar a segurança operacional e contribuir para a proteção da Baía de Guanabara contra extravasamentos. 

Além disso, estão sendo instalados na estação equipamentos que medirão continuamente as tensões das linhas de energia, permitindo o acompanhamento em tempo real pelo Centro de Operações Integradas (COI) da Águas do Rio. Com isso, será possível identificar com mais agilidade situações que podem causar falhas, desligamentos inesperados ou danos a equipamentos sensíveis e de grande porte.

Com a conclusão das obras, a ETE Alegria estará ainda mais preparada para operar com tecnologia de ponta, assegurando maior eficiência operacional, melhor qualidade do efluente e mais proteção ao meio ambiente.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.