Notícia
Em parceria com o Viva Rio, participantes aprenderam a fazer boneca artesanal símbolo da cultura afro-brasileira
No dia 25 de julho é comemorado, internacionalmente, o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Para celebrar a data, a Águas do Rio, empresa da AEGEA, promoveu uma oficina de confecção de bonecas Abayomi para moradoras das comunidades do Cantagalo-Pavão-Pavãozinho (conhecido como PPG), localizadas na Zona Sul do Rio.
A iniciativa, uma parceria com o Viva Rio, foi realizada na sede da instituição e contou com a presença de cerca de 20 integrantes do grupo Café com Elas, formado por mulheres que se reúnem regularmente em um espaço de apoio, escuta e fortalecimento coletivo.
A boneca, criada pela educadora Lena Martins na década de 80, surgiu no contexto de movimentos sociais e culturais e se tornou um símbolo de resistência do poder feminino na cultura afro-brasileira. O nome Abayomi, de origem iorubá, significa “encontro precioso” ou “aquela que traz alegria”.
Protagonismo feminino através da geração de renda
A atividade foi conduzida por Silvia Oliveira, uma empreendedora social da Barreira do Vasco que participa do programa EmpreendAE, da Águas do Rio, e do curso “Capacitação para Empreendedores”, realizado pela concessionária em parceria com a Firjan.
“A oficina tem como objetivo incentivar práticas sustentáveis e contribuir para a geração de renda das participantes, além de reafirmar nosso compromisso com a valorização do protagonismo feminino e o reconhecimento das mulheres negras como agentes fundamentais na promoção da sustentabilidade, do empreendedorismo e do fortalecimento comunitário”, destacou Natalia Souza, supervisora de Responsabilidade Social da concessionária.

Lisonjeada com o convite, Silvia exprime a sua satisfação em fazer parte do projeto: “Foi um momento muito especial, um espaço onde pudemos trocar as nossas experiências com o artesanato e exercitar as nossas habilidades manuais”.
Quem também adorou a experiência foi Antônia Soares, moradora do PPG: “A oficina foi muito bacana. Foi um momento delicioso de convivência e aprendizado entre mulheres. Fiquei feliz por ter conseguido fazer uma Abayomi com as minhas próprias mãos”.
Para Jaciléa Santos, assessora de gestão do Viva Rio, a iniciativa da Águas do Rio é essencial para estimular a capacitação e, consequentemente, a geração de renda. “É um cuidado tanto social, quanto com a saúde mental. É a oportunidade dessas mulheres não somente resgatarem as suas histórias, mas também estimularem o valor do empreendedorismo entre elas”, pontuou.
Sobre o EmpreendAE
Lançado em 2023 pela Águas do Rio, o EmpreendAE é um programa que fortalece pequenos negócios em comunidades da área de atuação da concessionária. A iniciativa abre espaço para que empreendedores locais ofereçam serviços como bufê, gráfica, transporte, confecção de uniformes, entre outros, com a possibilidade de integrarem o quadro de fornecedores da empresa.
Além disso, o programa oferece capacitações gratuitas voltadas à profissionalização das equipes e ao desenvolvimento sustentável dos negócios. O objetivo é estimular a economia local, promover inclusão produtiva e gerar oportunidades em territórios com maior vulnerabilidade social.
