Notícia

Ver notícia

Implantação da rede coletora de esgoto vai beneficiar cerca de 700 pessoas, além de contribuir para a preservação da Baía de Guanabara

O que parecia distante está prestes a se concretizar. A obra de saneamento que promete virar a história da Praia das Pedrinhas, um dos cartões-postais de São Gonçalo, entrou na reta final. Segundo a Águas do Rio, responsável pela iniciativa na cidade da Região Metropolitana, até outubro será concluída a implantação de uma rede coletora na região, devolvendo dignidade a quem esperou por décadas.

O esgoto coletado será direcionado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Boa Vista, promovendo mais qualidade de vida para cerca de 700 moradores e comerciantes da região, além de contribuir diretamente para a preservação da Baía de Guanabara.

Ainda segundo a concessionária, que faz parte do grupo Aegea, a intervenção consiste na instalação de um quilômetro de novas tubulações, o que vai permitir o acesso integral ao serviço em ruas que não contavam com o sistema, como Magalhães Bastos, Nova Jérsei, Ribeiro e Tocantins.

“Com a nova rede, o morador vai descartar seu esgoto de forma devida, sem poluir a baía e, também, contribuirá para afastar doenças”, afirmou o empresário Luiz Sérgio Tavares.

Morador da região há mais de 20 anos, ele relembra os impactos do esgoto na vida da família:

“Minha filha tinha cinco anos quando pegou uma micose que demorou a curar. Isso aconteceu por conta da contaminação da areia. Muitos ainda convivem com o esgoto em casa, mas agora tudo vai mudar.”

Para Diogo Freitas, diretor-executivo da companhia, o avanço das obras simboliza um marco para a localidade.

“A complementação da rede coletora de esgoto da Praia das Pedrinhas promove a qualidade de vida dessas pessoas, evita a incidência de doenças de veiculação hídrica e dá uma valiosa contribuição ambiental, tanto para a praia quanto para a Baía de Guanabara.”

Ciclo de investimentos

 Antes dessa etapa, as obras já haviam contemplado outras vias do bairro, como as ruas Alfredo Azamor e Sérgio Carvalho. Na sequência, a concessionária promoveu a substituição completa da rede de abastecimento de água, encerrando um ciclo de investimentos estruturais que colocam a região em conformidade com os padrões básicos de saneamento.

Essa é mais uma das ações que integram o plano de expansão do saneamento em São Gonçalo. Em 2024, a Águas do Rio entregou a obra de 3,5 quilômetros de rede coletora, que beneficia 30 mil moradores do Mutondo e de outros oito bairros do município.

 Outro projeto em andamento é a construção do Sistema de Coleta em Tempo Seco (CTS), que vai impedir o despejo irregular de cerca de 12 milhões de litros de esgoto por dia em rios e galerias pluviais. O volume será tratado na ETE São Gonçalo, beneficiando 50 mil pessoas e contribuindo significativamente para a recuperação dos corpos hídricos da cidade e da Baía de Guanabara.

Compartilhar:

Veja Também

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água