Notícia

Ver notícia

Batizado de Alegria, cascudo foi salvo por operadores da Águas do Rio e hoje vive em estação de tratamento que também abriga projeto de recuperação de manguezal

Batizado carinhosamente de “Alegria”, o cascudo, que não pode mais voltar à natureza por não ter condições de sobrevivência, passou a simbolizar a força da vida mesmo nos ambientes mais improváveis .O episódio chama atenção para um problema que impacta diretamente a operação dos sistemas de esgoto: o descarte incorreto de resíduos domésticos nas tubulações. Todos os meses, só na cidade do Rio, cerca de 188 toneladas de lixo, como lenços umedecidos, fraldas e roupas íntimas, são retiradas das redes.

“Infelizmente, faz parte da rotina das nossas equipes lidar com muito lixo e todo tipo de resíduo que acaba indo parar nas tubulações e estações elevatórias. Mas encontrar um peixe cascudo, já adulto, foi algo completamente fora do comum. O resgate virou um lembrete da importância da conscientização ambiental e do respeito à vida. Agora ele está seguro e virou o mascote da maior estação de tratamento de esgoto do estado”, afirma José Maria Vaz, coordenador de Operações da Águas do Rio.

O que era para ser apenas uma limpeza de rotina acabou se transformando em um resgate inusitado: um peixe cascudo foi encontrado vivo, preso à grade que retém resíduos sólidos na Estação Elevatória de Esgoto André Azevedo, em Copacabana. A suspeita é de que ele tenha sido descartado em um vaso sanitário e percorrido toda a rede de esgoto até chegar à unidade. Ferido, o animal foi resgatado com cuidado pelas equipes da Águas do Rio e transferido para um aquário na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Alegria, no Caju.

O caso de Alegria reforça o papel da educação ambiental no combate a esse tipo de problema. A Águas do Rio já conta com um outro mascote oficial: o Azulino, um simpático peixe que percorre escolas da rede pública levando informações sobre o uso consciente da água e a preservação do meio ambiente.

Com mais informação e sensibilização, a expectativa é de que animais como o Alegria possam viver onde deveriam: em seus habitats naturais.

Mangue Alegria

Uma das principais iniciativas ambientais conduzidas pela concessionária acontece justamente no entorno da ETE Alegria. Em parceria com o biólogo Mario Moscatelli, o manguezal no entorno da estação está em processo de regeneração desde o ano passado. Já foram retiradas cerca de 150 toneladas de lixo da área e plantadas mais de 5,5 mil mudas de mangue-vermelho. A meta é revitalizar 8,2 hectares de área degradada, o equivalente a oito campos de futebol do tamanho do Maracanã, com o plantio gradual de 13,5 mil mudas.

Compartilhar:

Veja Também

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.