Notícia

Ver notícia

Mais de 100 crianças e jovens da região participarão do projeto, que foi inaugurado no último dia 4

Mozart, Beethoven, Chopin e muitos outros gênios da música clássica passarão a frequentar o bairro do Jardim Catarina, em São Gonçalo. Isso porque foi inaugurado um núcleo de aprendizado da Ação Social pela Música do Brasil (ASMB) na região, que oferece aulas de segunda à quinta-feira, totalmente gratuitas, para mais de 100 crianças e jovens entre 6 e 18 anos.

“Nossas crianças e a população, de modo geral, vivem constantemente por situações de conflitos e violência. A chegada deste projeto vai ajudar a ampliar a visão deles para o mundo, direcionando o foco em algo que liberta: a música. Aliás, ela não só liberta como salva vidas”, Tchecheco Trindade Lima, líder comunitário e vice-presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Catarina (AMAJAC).

A iniciativa, que conta com patrocínio da Águas do Rio por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, visa promover cidadania abrangendo ações socioeducativas e culturais “que estão muito alinhadas à estratégia da concessionária de contribuir com o desenvolvimento humano das regiões em que atua”, diz o diretor-superintendente da Águas do Rio, Sérgio Braga, “não somente através do saneamento básico, que leva saúde e dignidade para as famílias, mas entendendo também que educação e cultura, entre outros temas tão relevantes, precisam caminhar juntos”, completa.

Como uma estratégia de combate à marginalização cultural e a desigualdade social, este será o sétimo núcleo da ASMB no Rio de Janeiro, com aulas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta doce, teoria musical, prática de orquestra e reforço escolar. “Há muito tempo almejávamos estar atuando em São Gonçalo, pois conhecemos a realidade local e sabemos que é muito carente neste sentido. Através de um esforço coletivo que uniu a ONG, lideranças locais e a empresa comprometida com a causa social, felizmente estamos concretizando esse objetivo”, afirma Fiorella Solares, diretora do projeto.

O evento de inauguração contou com a apresentação da Camerata Jovem que já realizou turnês no exterior e teve a oportunidade de se apresentar em espaços de grande destaque como sede da ONU em Nova Iorque e em Genebra, Embaixada do Brasil em Berlim, Concertgebouw em Amsterdam, entre outros.

Estavam presentes os representantes da Águas do Rio, lideranças comunitárias e a população do Jardim Catarina, em São Gonçalo.

Sob à batuta de profissionais experientes

A Ação Social pela Música do Brasil é uma organização não governamental sem fins lucrativos com atuação social inclusiva na promoção da cidadania, por meio da educação musical, para crianças, adolescentes e jovens de comunidades economicamente desfavorecidas, em situação de risco social. Mais de 12 mil jovens já passaram pela instituição ao longo dos seus 24 anos. Atualmente o programa está em três regiões do Brasil (Norte, Nordeste e Sudeste) e atende um total de 4.700 alunos em seu programa socioeducativo e cultural, resultando na redução das desigualdades sociais no Brasil.

Em sua vertente cultural, a Ação Social Pela Música do Brasil fundou, em 2014, a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (OSJRJ), que traduz concretamente o resultado de seu trabalho realizado ao longo dos anos e que possibilita, a partir da revelação de talentos entre os jovens músicos, a abertura de novos caminhos para a vida profissional. A OSJRJ é composta por jovens de grande talento oriundos de comunidades. Atualmente é a orquestra jovem de maior visibilidade no cenário cultural da cidade do Rio de Janeiro, apresentando excelente qualidade artística musical na execução de programas de altíssimo nível do repertório clássico nacional e internacional.

Compartilhar:

Veja Também

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.