Notícia
Encontro também reuniu outras concessionárias de saneamento e reforça parceria com outros órgãos públicos
O CONSEMAC, Conselho Municipal de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro, reuniu esta semana representantes das empresas de saneamento do estado para apresentar um balanço das principais intervenções que estão sendo realizadas no âmbito da sustentabilidade.
Na ocasião, o Diretor Superintendente da Capital, Sinval Andrade, detalhou as melhorias implementadas para a recuperação da capacidade de funcionamento das estruturas operacionais e revitalização do sistema de esgotamento sanitário da capital carioca.
“As ações de fiscalização e combate ao despejo irregular de esgoto estão focadas no entorno do Rio Carioca e no bairro de Copacabana e são feitas em parceria com o INEA. O diálogo e o apoio de outros órgãos públicos, como a Fundação Rio Águas, por exemplo, é fundamental para alcançarmos os resultados desejados para a nossa cidade”, ressalta Sinval.
O Diretor também destacou o compromisso com a recuperação da Baía de Guanabara e a limpeza do Interceptor Oceânico, uma intervenção histórica que nunca foi feita no trecho de Copacabana, em mais de 50 anos de sua construção.
“Ao desviarmos o percurso do Rio Carioca, direcionando o esgoto para o Emissário Submarino de Ipanema e com a construção da nova unidade de bombeamento na Praça do Índio, no Flamengo, foi necessário retomar a capacidade do Interceptor Oceânico para que ele possa funcionar em níveis mais baixos e receba um maior volume de efluentes”, explica Sinval.