Notícia
‘Afluentes’ chega no Gogó da Ema, em Guadalupe
A equipe de Responsabilidade Social da Águas do Rio visitou esta semana a comunidade Parque Raio de Sol para apresentar o projeto Afluentes. Popularmente conhecida como Gogó da Ema, a favela fica no bairro de Guadalupe e faz parte do Complexo do Chapadão, na zona Norte. Apesar de pequena, com pouco mais de 1.600 moradores, ela tem os mesmos problemas das grandes comunidades do Rio e carece de fornecimento de água regular e de coleta de esgoto.
A vice-presidente da associação de moradores, Celi Santana, contou à equipe, que antes da chegada da concessionária, a maioria dos problemas da região era resolvida pelos próprios moradores. Agora, com a possibilidade de um canal direto com a Águas do Rio, por meio do programa Afluentes, eles esperam que problemas do dia a dia como esgoto entupido e torneiras secas sejam resolvidas mais facilmente.
“Temos que cuidar da comunidade ou não daremos importância para nós mesmos. E essa aproximação da empresa é um sinal positivo do cuidado que estão tendo conosco. Por isso, estamos felizes em recebê-los e esperamos fazer uma parceria de sucesso com a Águas do Rio”, afirmou Celi.
Um orgulho da comunidade é o grupo Deu Certo, projeto formado por moradores que lutam por melhorias da região. O comerciante Cleiton Carlos, de 34 anos, é um dos idealizadores do movimento que oferece apoio para a associação de moradores ofertando projetos sociais como escolinha de futebol e aulas de capoeira.
“Vejo muitos jovens sem oportunidades e por isso se inserem no mundo do crime. E isso dói na nossa alma. Assistimos isso diariamente. Saber que existe uma empresa que está chegando e que tem a preocupação de entender nossas particularidades é muito legal. Tenho certeza de que vai dar certo”, afirmou Cleiton.