Notícia
Encontro no Complexo do Alemão discute, entre outros temas, o acesso ao saneamento básico
Em um evento que amplificou as vozes das comunidades e reforçou a urgência de ações para a inclusão social e ambiental, a Águas do Rio marcou presença no F20, realizado no Complexo do Alemão, nesta segunda-feira (4/11). No Dia Mundial das Favelas, o encontro reuniu lideranças comunitárias, movimentos sociais e autoridades para discutir soluções e caminhos que garantam o acesso a direitos essenciais, como o saneamento básico, em um contexto de crise climática.
A proximidade entre o F20 e a cúpula do G20, que ocorrerá no Rio de Janeiro ainda este mês, destaca a importância de dar visibilidade às necessidades das favelas no cenário global. Durante o evento, uma carta com recomendações políticas foi entregue a representantes do Comitê Rio G20, com o intuito de influenciar as discussões da reunião dos líderes mundiais. O documento aborda temas fundamentais para o futuro das comunidades, incluindo desigualdade social e educação.
Para a Águas do Rio, a participação no evento, promovido pela ONG Voz das Comunidades, foi uma oportunidade de reafirmar seu compromisso com a universalização do acesso à água potável e aos serviços de coleta e tratamento de esgoto. Durante o painel “Financiando o Futuro das Favelas: Onde Estamos e Para Onde Vamos”, o diretor institucional da empresa, Sinval Andrade, destacou a importância de uma atuação próxima das comunidades para que esses objetivos sejam alcançados. Ele explicou que a concessionária possui uma diretoria específica para atender diretamente as favelas do Rio, uma abordagem inovadora no setor de saneamento.
“Nossa estrutura reflete a diversidade da sociedade fluminense. Para entender as necessidades dessa população, é preciso estar no território, escutando ativamente e engajando-se diretamente com as pessoas”, afirmou Sinval.