Notícia
Águas do Rio realizou encontro para apresentar ações da empresa e esclarecer dúvidas dos estudantes
O setor de Responsabilidade Social da Águas do Rio tem um papel fundamental dentro da empresa, já que a construção de um futuro melhor depende de todos. Por isso, uma das linhas de atuação da área é a educação ambiental. Dando prosseguimento às ações que vem promovendo, a concessionária realizou um workshop para universitários e professores da Região Serrana, na universidade Unicesumar, em Cordeiro. Cerca de 50 estudantes participaram do encontro, onde foram apresentadas diversas iniciativas da companhia. O bate-papo também esclareceu dúvidas dos presentes.
Na oportunidade, o coordenador de Operações, Wesley Motta, apresentou a empresa e explicou como funciona a operação, que completou este mês um ano na região. “Desde o início da operação, as equipes estão nas ruas fazendo melhorias nas redes de captação e distribuição de água, modernizando os sistemas e solucionando os problemas, seja na manutenção preventiva, seja nas emergenciais. Nos primeiros cinco anos de concessão serão investidos, somente em Cordeiro, mais de nove milhões de reais em água e mais de 40 milhões em esgotamento sanitário”, disse.
Ainda sobre o município de Cordeiro, o coordenador informou que a Estação de Tratamento de Água, uma das maiores da região, vem recebendo reformas para melhorar ainda mais o trabalho. Esta, inclusive, foi uma das curiosidades da estudante de Ciências Biológicas, Ana Maria Guimaraes, que perguntou de onde vem a água da cidade. Wesley explicou que a captação da água bruta que abastece os municípios de Cordeiro e Cantagalo vem do distrito de Duas Barras, Monnerat.
Um dos temas que mais atraiu a atenção dos universitários foi a cobrança pelos serviços de água e esgoto, sobre como ela é feita e como os consumidores podem ter acesso a Águas do Rio. “A estrutura tarifária adotada pela Águas do Rio é similar à de diversas empresas de saneamento do Brasil e é definida pela agência reguladora, a Agenersa. Hoje disponibilizamos vários canais de atendimento, além das lojas físicas, para que as pessoas possam esclarecer dúvidas ou solicitar serviços como regularização, troca de titularidade, 2ª via de conta, além das equipes que também vão até as residências, só é muito importante ressaltar que nossos colaboradores sempre estarão uniformizados e com crachá”, explicou o coordenador comercial Rodrigo Renan de Sousa.
Outro tema bastante questionado foi sobre a inclusão à Tarifa Social. A estudante de Serviço Social, Derlene Silva, perguntou como as pessoas poderiam ter acesso ao benefício. A analista de Responsabilidade Social, Andrea Ferraz, informou que se trata de um dos programas da Águas do Rio para os consumidores que atendem alguns requisitos. Ela também apresentou as outras ações do setor, como os programas: Saúde Nota 10, desenvolvido nas escolas, e Afluentes, um canal direto de relacionamento com as lideranças comunitárias; entre outros.
Para a aluna de Pedagogia, Rosa Peixoto, o workshop foi muito proveitoso, pois conhecer as ações da empresa, e saber que ela disponibiliza uma maneira de ter contato direto com as comunidades, passa mais segurança sobre os serviços que são prestados. “Essa aproximação que vocês estão proporcionando é muito importante para entender a realidade das cidades, dando direito de voz a cada um de nós, assim a gente se sente de fato ouvido. Essa iniciativa é muito válida”, elogiou.
Encerrando o encontro, a gestora do polo Cordeiro da Unicesumar, Katia Lindgren, agradeceu. “Nós sempre buscamos oportunidades de levar mais conhecimento aos nossos alunos, pois nosso foco é a educação de forma ampla. Ficamos muito felizes em receber a equipe da concessionária e por nos ajudar a engajar os estudantes nas questões de responsabilidade social e ambiental”, finalizou.