Notícia

Ver notícia

A ideia é a de que os participantes estejam com um projeto próprio escrito em formato adequado para captação de recursos incentivados

Existe um provérbio antigo que diz que é melhor ensinar a pessoa a pescar do que oferecer a ela o peixe e, desta forma, ela será capaz de se alimentar por toda a vida. Esse é o intuito do Programa Afluentes, da Águas do Rio, que está oferecendo para as lideranças mapeadas na região leste do estado do Rio de Janeiro, uma capacitação gratuita com uma consultoria especializada em elaboração e estruturação de projetos para captação de recursos. O objetivo é fomentar a geração de emprego e renda fortalecendo as iniciativas locais para que sejam prósperas e perenes.

A ação faz parte da comemoração ao Dia Nacional do Líder Comunitário (05/05) e nada melhor do que quem conhece a região para saber suas necessidades. Então, através do canal de relacionamento estabelecido pelo programa, a equipe de Responsabilidade Social lançou uma enquete em que mais de 60 lideranças comunitárias apontaram interesse em aprender sobre “Elaboração de Projetos” como uma ferramenta necessária para a potencialização do impacto social de suas realizações atuais e futuras.

A primeira etapa do processo foi um workshop realizado para duas turmas no auditório da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) São Gonçalo no último dia 19. Na ocasião foram abordados temas como: identificação do problema na região, sua extensão e mapeamento das iniciativas já existentes. “Às vezes as ideias são boas, mas existe uma grande concorrência de projetos com o mesmo foco na região, o que pulveriza os esforços e recursos. Saber fazer uma boa análise é o que faz a diferença para estabelecer algo novo ou atuar em rede para obter sucesso”, diz Claudia Mattos, da Oito Sustentabilidade, que ministra o curso.

A vontade de fazer a diferença na vida das pessoas é o objetivo de todos os envolvidos. “A gente realiza os projetos da nossa maneira no dia a dia, então essa oportunidade não podia ser melhor e vai somar para ajudar a gente a crescer”, diz a Vanessa Oliveira, presidente da Associação de Moradores e Amigos de Sambaetiba (AMAS), localizada no município de Itaboraí, que ainda completou: “lá a gente ainda está engatinhando, mas vai ficar tudo organizado com o que estamos aprendendo aqui”.

O próximo passo da capacitação será realizar uma mentoria mais individualizada para que, ao final de 30 dias, eles tenham pelo menos uma iniciativa local escrita dentro dos padrões de fomento à cultura federal, seguindo todo o passo a passo que estão aprendendo. Desta forma poderão ser submetidos para captação de recurso incentivado do Governo Federal e de editais das iniciativas privadas, tais como o que a Águas do Rio pretende lançar para mapear e potencializar sua atuação e impacto positivo no desenvolvimento social e humano por futuros mais prósperos.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.