Notícia
Com linguagem lúdica e musical, peça ‘Cuidando das Águas do Rio’ percorre 12 cidades fluminenses nesta temporada
A conscientização ambiental ganhou força em escolas de Cantagalo, na Região Serrana, onde mais de 800 alunos da rede pública assistiram à peça “Cuidando das Águas do Rio”. O espetáculo, promovido pela Águas do Rio, levou de forma lúdica e interativa noções sobre saneamento básico e preservação do meio ambiente, mostrando como a educação pode ser uma aliada poderosa na formação de cidadãos mais responsáveis com o planeta.
A visita da trupe a Cantagalo, que contou com o apoio das secretarias municipais de Educação e Cultura, foi a última dogrupo de atores Lona na Lua pelo interior do Rio neste ano. A temporada de apresentações será vista por mais de 10 mil estudantes de 12 municípios fluminenses.
“A peça é muito interessante e traz um conteúdo organizado, atrativo e lúdico, apresentando conceitos importantes sobre o cuidado com a água e com o meio ambiente. Quanto maior a proximidade dos alunos com os temas estudados, melhor é o aproveitamento”, afirmou Juliana Lutterback, professora da Escola Municipal Maria Bellieni Dolival.
A apresentação aconteceu no Centro Cultural Professora Amélia Thomaz, onde Yan Soares, do 3° ano da Escola Municipal Alcides Carvalhaes, curtiu cada detalhe. “Foi muito divertido. Eu gostei da parte em que tiramos o lixo do rio. Entendi que não podemos jogar lixo na rua, pois isso causa enchentes e pode matar animais nos rios e mares”, disse.
A peça, destinada a estudantes de 4 a 12 anos de idade, utiliza uma linguagem descontraída, muita música e conta com uma intérprete de Libras. O projeto é patrocinado pela Águas do Rio e pelo Instituto Aegea, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, além de ser uma realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal.