Notícia
Arrecadação do resíduo, que poderia ser descartado em pias e ralos, ajuda a preservar 3,75 milhões de litros de água
Um litro de óleo de cozinha descartado de forma incorreta pode poluir até 25 mil litros de água, além de causar transtornos como o entupimento de redes de esgoto. E para conscientizar estudantes da rede pública sobre esses riscos ambientais, o projeto “De Olho no Óleo”, da Águas do Rio, promoveu uma gincana no Colégio Municipal Dr. Kingston, em Rio Bonito. Durante três meses, os alunos recolheram 150 litros do óleo usado, o que significa dizer que 3,75 milhões de litros de recursos hídricos podem ter sido preservados. Como reconhecimento, os participantes receberam certificados e brindes da concessionária.
Somente este ano, o projeto recolheu no interior 920 litros de óleo de cozinha usado. Jogar esse resíduo na pia ou em qualquer ralo de casa pode parecer inofensivo, mas não é. Essa gordura, ao entrar na rede de esgoto e em contato com água fria, forma um bloco sólido que pode entupir tubulações e comprometer o fluxo das tubulações. Isso pode causar o retorno do esgoto para os imóveis, mau cheiro, extravasamentos em vias públicas e ainda atrair ratos, baratas e outros animais. Se chegar às redes por onde passam a água das chuvas, o resíduo pode poluir rios, lagoas e o mar.
“Nossos alunos participaram direitinho da gincana. A cada dia eles queriam arrecadar mais e mais litros de óleo, estavam bastante engajados. Nós gostamos de participar. Para as crianças, foi muito bom, pois fez com que valorizassem a importância da preservação ambiental”, frisou a diretora da escola, Débora Maia.
Sabão, biodiesel e ração animal
Todo o resíduo arrecadado nas escolas e ecopontos montados pela Águas do Rio é recolhido por uma empresa qualificada, que direciona o material para a produção de produtos como sabão, biodiesel e ração animal, entre outros.
“Conseguimos alcançar o nosso propósito, que é levar educação ambiental aos alunos, que, de quebra, ainda acabam envolvendo os responsáveis em casa. Isso, para nós, é um ponto positivo e um ganho na nossa missão, que vai além de prestar bons serviços de saneamento básico”, destacou Bruna Batista, do setor de Responsabilidade Social da empresa.
Para realizar o descarte correto do óleo de cozinha usado, basta colocá-lo em garrafas PET e deixá-las em um ponto de coleta, como o Colégio Dr. Kingston, em Rio Bonito. Veja outros pontos de arrecadação no interior:
Rio Bonito:
- Escola Municipal Professor Honesto de Almeida Carvalho – Mangueirinha
- C.E. Desembargador José Augusto Coelho Rocha Junior
- Escola Municipal Raubino Pereira de Mesquita – Parque Indiano
Cordeiro:
- Escola Zuleica – Bairro Retiro Poético
- Escola José Pinho – IPERJ
- Escola Nely Maranhão – Constantino
- Loja de Atendimento
Cachoeiras de Macacu:
- Loja de Atendimento
Itaocara:
- Loja de Atendimento
- Escola Municipal Professor Nildo Caruso Nara – Centro
Aperibé:
- Loja de Atendimento
- Escola Municipal Casimiro Moreira de Fonseca – Verdes Campos