Notícia

Ver notícia

Famílias do Engenho de Dentro, na Zona Norte carioca, sofriam com abastecimento irregular

Uma históricavila na Rua Catulo Cearense, no Engenho de Dentro, Zona Norte carioca, ganhou uma nova rede de água para alívio dos moradores, que durante décadas sofreram com o abastecimento irregular. A tubulação responsável por abastecer 26 casas, erguidas há pelo menos cerca de 80 anos, era antiga e apresentava vazamentos recorrentes. Para resolver o problema, a Águas do Rio substituiu toda a estrutura por uma nova, com mais de 150 metros, feita de material mais moderno e resistente.

Além dos vazamentos, os tubos estavam obstruídos, o que impactava diretamente na pressão da água, que não tinha força para chegar às caixas d’água das casas. Sérgio de Souza Freire, de 78 anos, é filho de uns dos primeiros moradores da vila, onde vive desde que nasceu. O aposentado contou como era difícil a experiência de encher baldes e mais baldes com a água que pingava de uma torneira do quintal para realizar atividades básicas, como cozinhar e tomar banho.

“Eu e meus vizinhos tentávamos nos organizar como podíamos, porém o problema foi se agravando com o tempo. Chegamos a ficar quase 15 dias sem abastecimento. Precisar contar com aquela pouca água que caía era desesperador”, desabafou.

O idoso, que acompanhou de perto cada passo da obra, revelou qual foi sua reação ao ver o estado das tubulações antigas:

“Quando abriram, eu vi os canos antigos e fiquei surpreso com o espaço que sobrava para a passagem da água. Naquela hora entendi o motivo de tantos problemas de falta de água por aqui.”

Com a conclusão das obras, outros 80 moradores agora celebram a normalização no fornecimento de água. Fábio Henrique Godinho, que trabalha como encarregado de obras da concessionária, explicou o que foi feito na vila.

“A rede antiga era feita de ferro fundido e, como estava muito danificada, sempre apresentava vazamentos, além de estar praticamente toda obstruída. A solução foi fazer a substituição de toda a rede por uma de PVC, que é mais resistente. Foram substituídos 154 metros de rede, e agora todas as casas estão com o abastecimento normalizado”, afirmou.

Compartilhar:

Veja Também

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.