Notícia

Ver notícia

Paralisação acontece nesta sexta-feira (22/11), das 7h às 17. Águas do Rio aproveitará para realizar reparo de vazamento e obras de melhoria no sistema de abastecimento. Já na próxima terça (26/11), será a vez da paralisação do Sistema Guandu, sob gestão da Cedae. A concessionária também realizará serviços de melhoria neste dia. Leia mais

O sistema de produção de água de Ribeirão das Lajes, sob gestão da Cedae, terá a operação paralisada, nesta sexta-feira (22/11), da 7h às 17h, a pedido da Light, para continuidade da manutenção anual preventiva no Complexo Hidrelétrico de Lajes. A Águas do Rio aproveitará a interrupção para realizar duas obras de melhorias como parte das ações que integram o programa de melhoria do abastecimento da concessionária.

Haverá redução no fornecimento de água, com intermitências pontuais, em áreas atendidas pela Águas do Rio nos municípios do Rio de Janeiro (partes do Centro e das zonas Norte e Sul), Japeri, Queimados e Nova Iguaçu. Esta é a segunda etapa da manutenção anual preventiva no Complexo Hidrelétrico de Lajes, que possui uma represa cuja água é utilizada tanto na geração de energia quanto na captação para abastecimento.

As duas obras executadas pela Águas do Rio acontecem em importantes redes de distribuição da Capital, ambas localizadas na Zona Norte. No Complexo de Manguinhos, os técnicos darão fim a um vazamento em uma adutora. Em Honório Gurgel, as equipes farão a instalação de uma válvula automática em uma tubulação que atende a região. Só em Manguinhos, estima-se 192 mil litros de água são desperdiçados, volume suficiente para abastecer 8,7 mil pessoas. Ao todo, cerca de 200 mil pessoas serão beneficiadas direta e indiretamente com as intervenções.

“Para avançarmos com o desafio de universalizar o fornecimento de água tratada, temos que reduzir drasticamente as perdas no sistema, tanto as físicas (vazamentos) quanto as comerciais (ligações clandestinas). Atuamos com ações de fiscalização ao longo do ano e estamos implementando tecnologia de ponta, como válvulas automáticas e medidores de alta capacidade, em vários pontos da rede para melhor gerir os volumes de água que circulam pelo sistema, mas essas ações devem caminhar sempre juntas do básico, que é fazer a manutenção constante da rede, com identificação e reparo de vazamentos, muitos deles históricos”, explica Diógenes Lyra, diretor de operações da concessionária.

Regiões afetadas:

  • Rio de Janeiro: Benfica, Bento Ribeiro, Bonsucesso, Cachambi, Caju, Catete, Catumbi, Centro, Cidade Nova, Cidade Universitária, Complexo do Alemão, Del Castilho, Engenho da Rainha, Engenho Novo, Estácio, Flamengo, Gamboa, Glória, Guadalupe, Higienópolis, Honório Gurgel, Ilha do Governador, Inhaúma, Jacaré, Jacarezinho, Lapa, Laranjeiras, Madureira, Mangueira, Manguinhos, Maré, Marechal Hermes, Maria da Graça, Olaria, Oswaldo Cruz, Penha, Penha Circular, Pilares, Praça da Bandeira, Ramos, Riachuelo, Rocha, Rocha Miranda, Sampaio, Santo Cristo, São Cristóvão, São Francisco Xavier, Saúde, Tomás Coelho, Turiaçu, Vasco da Gama, Vicente de Carvalho, Vila da Penha e Vila Kosmos
  • Japeri: Engenheiro Pedreira, Bananal, Caramujos, Das Granjas, Dos Eucaliptos, Marajoara, Mucajá, São Cosme e São Damião, Vila Guandu, Cidade Sr Do Bonfim
  • Nova Iguaçu: partes de Jardim Guandu, KM-32, Lagoinha e Prados Verdes
  • Queimados: Distrito industrial, Marajoara, Santo Expedito, Santa Rosa, Valdariosa e partes de Coimbra e Vista Alegre

Normalização gradativa do abastecimento

Após a conclusão da manutenção da Light e retomada integral (100%) da produção de água no Sistema Ribeirão das Lajes, sob gestão da Cedae, o abastecimento nas áreas afetadas será normalizado, de forma gradativa, em 72 horas, podendo levar mais tempo nas pontas das redes de distribuição, regiões elevadas e nos locais onde forem detectadas ocorrências durante este processo de regularização do fornecimento.

A Águas do Rio orienta os seus clientes a se planejarem para o período, mantendo reserva de água em cisternas e caixas d’água para atividades essenciais e adiando tarefas que demandem alto consumo para quando o fornecimento estiver normalizado. O abastecimento alternativo, por meio de caminhões-pipas, será priorizado para serviços essenciais, como unidades de saúde. A concessionária está à disposição através do 0800 195 0 195, que funciona para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.

Programa de Melhoria do Abastecimento

Para gerir melhor o sistema de fornecimento de água e levá-la a locais com problemas históricos de desabastecimento, a Águas do Rio desenvolveu o seu Programa de Melhoria do Abastecimento. Somente nas recentes paralisações programadas de importantes sistemas produtores de água da Região Metropolitana do Rio (Imunana-Laranjal em 31/10 e Ribeirão em 22/10), a empresa realizou 40 ações de melhoria previstas em seu programa, quase todas incluiu a instalação de válvulas e macromedidores nas redes de distribuição. Até o final deste ano, a empresa terá instalado mais de 266 válvulas inteligentes em pontos estratégicos.

Enquanto as válvulas permitem a separação das tubulações em trechos menores, além de monitorar e ajustar automaticamente o fluxo de água de acordo com a demanda específica de cada região, os macromedidores são uma espécie de hidrômetro de alta capacidade, que permite a medição dos grandes volumes de água transportados pelas adutoras, as tubulações de grande porte que funcionam como artérias do sistema de distribuição.

Compartilhar:

Veja Também

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.