Comunicado
Ocorrência elétrica afeta retomada de sistema que produz água para o abastecimento de São Gonçalo, Itaboraí, Maricá (Inoã e Itaipuaçu) e a Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro. Clientes devem utilizar água de cisternas e caixas d’água somente em atividades essenciais
A Cedae informou que o Sistema Imunana-Laranjal segue paralisado na manhã desta sexta-feira (01/11). Em comunicado, a estatal explicou que a manutenção anual preventiva foi concluída à 1h de hoje, no entanto, após início da retomada gradual do sistema, uma ocorrência na entrada de energia elétrica da Enel ocasionou o seu desligamento, às 2h05. Ainda não há previsão de término do reparo.
Como a produção de água permanece interrompida, o abastecimento ainda está suspenso nas cidades de São Gonçalo, Itaboraí, Maricá (Inoã e Itaipuaçu) e na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro. Responsável pelo fornecimento nestas localidades, a Águas do Rio esclarece aos seus clientes que aguarda a retomada integral (100%) da operação do Sistema Imunana-Laranjal para dar início ao processo de normalização da distribuição de água, que ocorre, de forma gradativa, em 72 horas, e pode levar mais tempo em áreas mais elevadas, pontas das redes de distribuição e nos locais onde forem detectadas ocorrências, como vazamentos.
Até que o fornecimento de água tratada seja integralmente restabelecido, a concessionária orienta os seus clientes a utilizarem a água de cisternas e caixas d’água somente para as atividades essenciais, adiando tarefas que demandem alto consumo. A concessionária está priorizando o uso de caminhões-pipa para abastecer unidades de saúde, creches e escolas.
A empresa segue à disposição por meio do 0800 195 0 195, disponível para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.