Notícia
Águas do Rio conversa com lideranças das comunidades Guararapes e Vila Cândido
Orgulhoso de ser vizinho do Cristo Redentor, Antônio Carlos Gabriel da Silva é líder comunitário dos Morros Guararapes e Vila Cândido, no Cosme Velho. Apesar de estar próximo a um dos principais pontos turísticos do Rio, as duas comunidades não possuem sistema de coleta de esgoto. Isso torna comum problemas de entupimento e retorno nas tubulações construídas pelos próprios moradores. Esta semana, Antônio recebeu a visita da equipe de Responsabilidade Social da Águas do Rio, com quem conversou sobre problemas da região.
O bairro que já abrigou ilustres moradores como Machado de Assis, Manuel Bandeira, Euclides da Cunha e Cecília Meireles, é cortado pelo Rio Carioca, que nasce na Floresta da Tijuca e percorre diversos pontos da Zona Sul. Ele é a fonte de abastecimento de água de grande parte das duas comunidades.
“Nós nunca tivemos muitos problemas com água. Por isso, não tivemos atendimento em relação ao abastecimento aqui na região. Sempre que um cano quebra, nós mesmos resolvemos. Não temos assistência externa”, contou Antônio Carlos.
Segundo ele, o principal problema da comunidade é a falta de infraestrutura nas redes de saneamento básico. Grande parte do sistema de água e esgoto foi criada pelos próprios moradores ao longo de décadas. “Há muito tempo não recebemos visita de ninguém disposto a nos ouvir. Principalmente alguém que ofereça um serviço”, disse surpreso, o líder comunitário.
O programa Afluentes tem como principal objetivo estreitar os laços entre a Águas do Rio e as lideranças comunitárias criando um canal de comunicação direto para ouvir problemas e buscar soluções para os moradores.