Notícia

Ver notícia

Atividades lúdicas e mostra de cinema gratuita estão na programação deste final de semana

 

Utilizar a tecnologia, que proporciona experiências sensoriais por meio de realidade virtual, para conscientizar e entreter o público. Essa é a proposta da exposição gratuita “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, que segue em temporada no município de São João de Meriti, na Praça da Matriz até domingo, dia 6 de novembro. Essa é uma boa programação para pais e filhos, de todas as idades.

Com o tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, a exposição tem como objetivo despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora. O projeto é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, produzida pela 3 Apitos Cultura e tem apoio da Águas do Rio e do Instituto AEGEA, com apoio da Prefeitura meritiense.

A exposição está acontecendo desde a última quinta-feira, dia 3. Leila Seabra, coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Educação de São João de Meriti, avalia a iniciativa. “Essa parceria com a Águas do Rio está sendo muito bacana. Estar com o caminhão de atividades aqui na Praça, símbolo da cidade, e trazer os alunos para aprender mais sobre o ciclo da água, está sendo de grande valia. Eles gostaram muito do filme em realidade virtual. Eu também, como profissional da educação, estou curtindo bastante. Essa parte lúdica desenvolve a mente da criança e só vem a somar”, explica.

Além de atividades lúdicas, a mostra itinerante conta com sessão de cinema grátis. Somente no final de semana, a partir das 18h30, serão exibidos os filmes da “Mostra Cine ao Ar Livre”. Após as sessões, haverá ainda uma roda de conversa. Tudo isso acontece em um Tech-Truck, o caminhão interativo com uma multi-plataforma digital, que conta ferramentas artísticas interativas, realidade virtual e cinema ao ar livre. Todas as atividades são gratuitas.

“Há tanto que se aprender aqui, com a apresentação do Olho D’Água. É um programa não só para a criança, mas para o adolescente e adulto também. Promover essa conscientização de preservar o meio ambiente para que as futuras gerações possam usufruir de forma sustentável é uma das premissas que a concessionária carrega. E isso é repassado tanto para o nosso público interno, nossos colaboradores, quanto para o público externo, em projetos como esse. É uma satisfação imensa trabalhar nessa frente, ter esse compromisso social e ambiental. Somos agentes da dignidade”, exemplifica Marley Lima, coordenadora de Responsabilidade Social com atuação na Baixada Fluminense.

O Olho D´Água fica, no total, quatro dias no município. Às quintas e sextas-feiras, o projeto realizou, durante todo o dia, o atendimento de crianças e jovens de escolas da rede pública de ensino. Aos sábados e domingos, a exposição estará aberta para o público em geral, das 14h às 18h.

David Felipe, de 12 anos, aluno do quinto ano da Escola Municipal Padre Paul Jean Guerry, ficou encantado com o que viu na mostra. “Eu gostei muito, foi divertido e entendi mais sobre o valor da água. A gente aprende brincando!”, destaca o menino.

Em breve, o Tech-Truck segue para Rio Bonito, entre os dias 10 e 13 de novembro, ficando estacionado na Praça da Bandeira. De 17 a 20 de novembro é a vez da cidade de Tanguá receber a exposição na praça Robson Siqueira Nunes. Encerrando as apresentações no Rio de Janeiro, de 24 a 27 de novembro o projeto segue para a praça Marechal Floriano Peixoto, em Itaboraí.

Compartilhar:

Veja Também

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.