Notícia
Cerca de 600 moradores de Cascadura agora celebram o abastecimento regular
Depois de mais de meio século de espera, cerca de 600 moradores da Rua Itamarati, em Cascadura, na Zona Norte do Rio, finalmente passaram a receber água de forma contínua para as atividades do dia a dia. A via, localizada em uma área íngreme do bairro, sempre representou um desafio para o fornecimento.
A solução veio com a instalação de um booster, equipamento de bombeamento capaz de levar água a imóveis em pontos mais altos. A intervenção mudou a rotina de centenas de pessoas, entre elas a de Ildemar Leitão, corretor de seguros de 75 anos, que vive na rua há cinco décadas.

“É a primeira vez que temos água chegando aqui com regularidade. Desde março, não tivemos mais problemas, algo que nunca vi nesses 50 anos. Por causa da falta, criei um mecanismo para reaproveitar a água da máquina de lavar. Ela ia direto para uma bombona, e eu usava para limpar o quintal. Aqui, sempre demos um jeito e reutilizamos tudo”, contou o morador.
A iniciativa faz parte do plano de expansão do sistema de abastecimento da Águas do Rio, que já beneficiou cerca de 145 mil pessoas na Zona Norte. Com a instalação de outros boosters até o fim do ano, a expectativa é alcançar quase 200 mil moradores. Bairros como Irajá, Ramos, Parada de Lucas, Brás de Pina, Cordovil, Marechal Hermes e Ilha do Governador estão entre os próximos a receber os equipamentos.
