Comunicado
A Águas do Rio informa que o sistema produtor de água Ribeirão das Lajes, sob responsabilidade da CEDAE, vinha sofrendo reduções em sua operação desde a tarde de sábado (17). Na tarde deste domingo (18), após a identificação de um rompimento, ele precisou ser totalmente paralisado para a realização de um reparo emergencial pela Cedae.
Além disso, neste fim de semana, foram registradas oscilações na produção de outro sistema produtor de água operado pela Cedae, o Guandu, o que ampliou a área de impacto no abastecimento. Em virtude dessas ocorrências, a produção de água tratada foi significativamente reduzida, comprometendo o fornecimento na Capital Fluminense (Centro, Zona Sul e Zona Norte) e nos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nova Iguaçu, Nilópolis, Queimados, Japeri e São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
A manutenção da Cedae segue em andamento e, até o momento, não há previsão para a conclusão do serviço.
A concessionária orienta os moradores a adiarem atividades de alto consumo de água até a normalização do abastecimento, agradece a compreensão e reforça que permanece à disposição por meio dos canais de atendimento, por telefone e WhatsApp, no número 0800 195 0 195.