Comunicado
No final da tarde deste sábado (20/05), a Cedae finalizou o reparo emergencial na Elevatória do Lameirão e retomou a operação plena da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, após manter reduzida a produção de água tratada desde a madrugada de sexta-feira (19/05), em decorrência de uma falha em uma unidade de bombeamento. Sob gestão da companhia estadual, o Sistema Guandu, importante produtor de água tratada, já se encontra em processo de normalização gradativa. Contudo, também nesta tarde, foi detectada outra ocorrência que está impactando o abastecimento na Região Metropolitana do Rio, um vazamento em uma das duas adutoras do Sistema de Ribeirão das Lajes, a 2ª linha.
Após a conclusão da manutenção programada pela Light e restabelecimento do transporte de água tratada nas adutoras de Ribeirão das Lajes, na tarde desta sexta-feira (19/05), verificou-se que as pressões neste sistema não foram regularizadas. Iniciou-se, então, uma varredura na rede, em busca de possível vazamento que pudesse estar ocasionando o problema. Na tarde deste sábado (20/05), equipes da Rio+Saneamento e Cedae identificaram o local da ocorrência, em trecho fora de nossa área de concessão, na localidade conhecida como Curral dos Porcos, no município de Seropédica, Baixada Fluminense. Desde então, equipes das duas empresas estão mobilizadas para efetuar o reparo emergencial na tubulação. A Águas do Rio ofereceu seus recursos para que a questão seja resolvida o mais breve possível. A previsão é que o serviço seja concluído até este domingo (21/05).
Como a distribuição de água tratada segue comprometida nas áreas de atuação da Águas do Rio na cidade do Rio de Janeiro (Centro e zonas Norte e Sul) e nos municípios de Japeri, Nilópolis, Queimados e São João de Meriti, a concessionária orienta aos seus clientes comerciais e residenciais que continuem reservando a água de cisternas e caixas d’água para atividades prioritárias até a regularização do sistema de abastecimento. A partir de segunda-feira (22/05), finalizado o reparo emergencial na adutora em Seropédica, o fornecimento de água tratada nestas localidades entrará em processo de normalização gradativa, podendo levar até 72 horas, especialmente nas regiões mais elevadas e nas pontas de rede.
A Águas do Rio segue à disposição, através do 0800 195 0 195, para ligação gratuita e mensagens via WhatsApp.