Notícia
A atividade envolveu roda de conversa sobre a construção da identidade afro-brasileira e oficina de confecção de bonecas Abayomi, símbolo da resistência negra
Construídas com retalhos e nós, as bonecas Abayomi perpetuam a tradição e herança ancestral dos povos afro-brasileiros. Para a valorização da diversidade e culturas, a Águas do Rio, por meio da equipe de Responsabilidade Social, desenvolveu a atividade de confecção das bonecas com um grupo de convivência de idosos do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Acari, para celebrar o Dia da Consciência Negra.
O evento que ocorreu na manhã desta terça-feira (22/11), na quadra da Associação de Moradores do Acari, reuniu mais de 30 pessoas, entre idosos e colaboradores do CRAS do Acari. Além da oficina, a equipe de Responsabilidade Social da Águas do Rio fez uma explanação da história das bonequinhas e a correlação delas com a construção da identidade afro-brasileira. Membros do Comitê do Respeito Dá o Tom – programa de igualdade racial da concessionária, também estiveram presentes no evento.
“Sempre participo de movimentos sociais a favor dos negros. Acho importante estarmos constantemente falando sobre o tema. Hoje vocês abordaram isso de forma leve e com artesanato, e foi maravilhoso. Adorei aprender a fazer uma bonequinha que carrega tanta simbologia”, afirmou Rita, moradora do Acari.
A palavra Abayomi é de origem iorubá, uma das maiores etnias do continente africano, “abay” significa encontro e “omi”, precioso, sendo assim, um encontro precioso. As bonecas são tradicionalmente produzidas para serem ofertadas às outras pessoas, e carregam consigo a mensagem “o melhor de mim, ofereço a você”.
Sobre o Respeito Dá o Tom
O Programa “Respeito Dá o Tom”, desenvolvido pela Aegea e implementado em suas concessionárias, tem o propósito de promover a pluralidade e equidade entre seus colaboradores.
O programa possui três pilares de atuação: empregabilidade, que foca na geração de oportunidades; desenvolvimento, que trabalha a disponibilização de cursos de aprimoramento; e relacionamento, que atua na sensibilização por meio de atividades e ações para disseminação de conteúdo relacionados à questão racial a todos os colaboradores, além de parcerias e participação em iniciativas empresariais externas para fomentar a questão.