Notícia
Ações fizeram parte dos programas De Portas Abertas, Saúde Nota 10 e Respeito Dá o Tom
Empoderamento, força, garra e resistência! Esses foram os pilares das ações realizadas pelo setor de Responsabilidade Social da Águas do Rio para marcar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho. Programas da empresa foram apresentados durante as comemorações.
“Eu, enquanto mulher negra, acho de suma importância ações como essas, principalmente no meio corporativo. É muito bom, durante um debate, observar a ânsia dessas mulheres em ocupar cargos que muitas vezes não eram acessíveis”, disse Waleska Maria, analista de Responsabilidade Social.
Os encontros aconteceram durante uma semana. No dia 20, a concessionária convidou para a sua sede, no Centro da capital fluminense, mulheres negras e líderes atendidas pelo Programa Afluentes para conhecerem o Centro de Operações Integradas (COI) da empresa. Era mais uma atividade do “De Portas Abertas”.
No dia 24, as ações do Programa Saúde Nota 10 foram direcionadas a alunos da Potência Jovem Banco da Providência e do Projeto Mulheres Negras Andando com Ágape. As iniciativas contaram com a participação do grupo afro Lemi Ayo, que realizou roda de conversa e dinâmicas em grupo para falar sobre o Programa Respeito Dá o Tom.
“Ouvir de jovens e mulheres negras que estamos ocupando um lugar onde eles gostariam de estar é uma quebra de paradigma, e a Águas do Rio é uma empresa que proporciona isso por meio do Comitê Respeito Dá o Tom e de todo o time de Recursos Humanos, que trabalha duro para todos alcançarem seus objetivos”, afirma Carine Bravo, analista de RH.
A última ação ocorreu na quinta-feira (27/7), quando três mulheres de cada superintendência da concessionária foram escolhidas para participar de visita guiada ao Museu Histórico da Cultura Afro-Brasileira. Além do passeio pelo espaço, essas funcionárias tiveram a oportunidade de participar de oficina de turbantes ministrada por empreendedoras do Centro do Rio.
“A ideia desse evento foi trazer a valorização da mulher negra na formação das culturas afro e brasileira”, concluiu Carine Bravo.
Sobre o Respeito Dá o Tom
O Programa Respeito Dá o Tom é promovido pela Aegea em todas as suas concessionárias com o intuito de incentivar a pluralidade e equidade entre seus profissionais.