Comunicado
A Águas do Rio informa que a distribuição de água tratada em alguns municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro foi impactada, nesta segunda-feira (23/01), por ocorrências registradas em unidades sob responsabilidade da Cedae. Segundo comunicado emitido pela companhia estadual nesta tarde, oscilações no fornecimento de energia elétrica ocasionaram redução da operação do Sistema Guandu-Lameirão e paralisação temporária do Sistema Imunana-Laranjal.
- Regiões afetadas: municípios do Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Mesquita, Nova Iguaçu, Nilópolis, Queimados, São João de Meriti, São Gonçalo; e os distritos Inoã e Itaipuaçu, em Maricá
Por volta das 14h, dois motores da Elevatória do Lameirão, que compõe o Sistema Guandu, foram retirados de operação por conta de um pico de energia. O funcionamento da unidade, de acordo com a Cedae, foi normalizado às 15h45. Já no Sistema Inumana-Laranjal, após falha na rede elétrica, a produção de água foi temporariamente interrompida. A operação já foi retomada, e a previsão é que esteja totalmente normalizada até as 20h de hoje.
O Sistema Guandu, sob gestão da Cedae, é responsável pela produção de água tratada para a capital e os seguintes municípios da Baixada Fluminense: Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nova Iguaçu, Nilópolis, Queimados e São João de Meriti. Já o Sistema Imunana-Laranjal, também operado pela companhia estadual, é responsável pela produção de água tratada para as cidades de Itaboraí e São Gonçalo, além dos distritos de Inoã e Itaipuaçu, em Maricá.
A Águas do Rio solicita aos seus clientes comerciais e residenciais que reservem água de cisternas e caixas d’água para atividades prioritárias até a normalização dos serviços e ressalta que segue à disposição pelo 0800 195 0 195, para ligação gratuita e mensagem via WhatsApp.