Notícia

Ver notícia

Exposição promove experiência interativa para conscientizar a população sobre a preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente

Jamile de Souza era só alegria durante o passeio na exposição itinerante em Japeri. A estudante de 11 anos foi acompanhada de outros 30 alunos da Escola Municipal Pastor Aristides Arruda, à Praça Leni Ferreira, no centro da cidade, para participar do projeto “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”. Neste fim de semana, a diversão continua e estará aberta para o público em geral, das 14h às 18h30, com exibição de curtas metragens e mostra de cinema ao ar livre.

Jamile de Souza

“Eu gostei muito de conhecer a exposição que fala sobre a água. É importante saber como ela chega até a torneira e como podemos economizar para que ela não acabe. O planeta é a nossa casa e se não cuidarmos dele, os seres humanos não vão conseguir sobreviver”, disse a estudante Jamile.

Além do cinema, a população terá acesso à exposição de vídeos em óculos de realidade virtual, uma das principais atrações do projeto. As atividades acontecem em um caminhão, no formato de tech-truck, com uma multiplataforma digital que leva diversas ferramentas artísticas e tecnológicas para conectar o público por meio de três sentidos: visão, audição e tato, proporcionando uma experiência totalmente interativa.

“Nosso objetivo é criar multiplicadores e sabemos que as crianças são as principais responsáveis pelo futuro do meio ambiente. Através da experiência sensorial vivenciada no projeto, eles repensam a responsabilidade que cada um de nós tem na preservação de nosso planeta”, explicou o diretor-superintendente da concessionária, com atuação na Baixada Fluminense, Luiz Fabbriani.

Para a coordenadora de Responsabilidade Social, Luciana Muniz, que atua em Japeri e em outras quatro cidades, o acolhimento da população através do projeto amplia os conhecimentos sobre o ciclo da água. “É gratificante receber no município a experiência que o programa Olho D’Água proporciona. Através da parceria com a Secretaria de Educação, incentivamos as crianças a repensarem sobre o cuidado com o recurso que é fundamental para a vida”, destacou.

Japeri foi a terceira cidade a receber a exposição, que é viabilizada via Lei de Incentivo à Cultura e tem patrocínio cultural da Águas do Rio e do Instituto Aegea. Na sequência, o tech-truck seguirá para o município de Nova Iguaçu, onde ficará de 22 a 25 de setembro, na Praça Estação Cidadania Águas do Guandu, no bairro Jardim Paraíso.

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.