Notícia
Amostras serão coletadas em 24 pontos das orlas da Zona Sul, Paquetá, Ilha do Governador e Piscinão de Ramos
Considerada um dos maiores símbolos da cultura carioca e um dos locais preferidos para práticas de atividades físicas ao ar livre, a praia é um bem natural que precisa ser preservado. Tanto o mar quanto a areia fazem parte de ecossistemas que juntos formam o cenário mais lindo em uma manhã de sol, na cidade do Rio. E para manter esse cenário seguro para frequentadores locais e turistas, a Águas do Rio e prefeitura assinaram nesta quinta-feira (24/03), um convênio para monitoramento da qualidade das areias de 24 pontos das orlas da Zona Sul, Paquetá, Ilha do Governador e Piscinão de Ramos.
As amostras das areias serão feitas a cada 15 dias e encaminhadas para laboratório credenciado, onde serão feitas as análises bacteriológicas. O boletim com os resultados obtidos e a classificação da areia quanto à sua qualidade serão encaminhados para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que disponibilizará em seu site. Em 30 dias, as análises começarão a ser feitas, gerando quatro graduações de qualidade: não recomendada, regular, boa e ótima.
Para o presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini, a parceria com a prefeitura no monitoramento das areias retoma um serviço importante para a população.
“A Águas do Rio, que acompanha a qualidade da água que chega na casa das pessoas, também vai contribuir para o monitoramento da qualidade da areia na cidade do Rio de Janeiro. O resultado dessas análises vai dar maior segurança para moradores e turistas que frequentam esses espaços”, afirma Bianchini.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Cavaliere, a retomada das análises seguirá critérios rigorosos e indica a preocupação do governo com o bem-estar dos cidadãos.
“A retomada do monitoramento das areias nessa parceria com a Águas do Rio, é a prova de que um trabalho coletivo rende bons resultados”, diz Cavaliere, que faz um apelo à população. “A manutenção de uma praia limpa é dever de todos nós. É fundamental que cada banhista leve sua sacola e recolha o lixo ao deixar a praia”.
O presidente da Sociedade Amigos de Copacabana, Horácio Magalhães, lembrou que a praia da Zona Sul é uma área de preservação ambiental e comemorou a assinatura do convênio. “Estamos muito felizes com esse convênio entre a Águas do Rio e prefeitura do Rio. Estávamos desde 2019 sem saber o estado da areia, sem um acompanhamento da situação ambiental da praia, que é uma área protegida. Essa assinatura de hoje é um ganho incomensurável para a qualidade de vida aqui do bairro”, afirmou Horácio.
Veja as praias que serão monitoradas:
- Praia da Imbuca (Ilha de Paquetá)
- Praia José Bonifácio (Ilha de Paquetá)
- Praia da Moreninha (Ilha de Paquetá)
- Praia da Bica (Ilha do Governador)
- Praia da Engenhoca (Ilha do Governador)
- Praia da Guanabara (Ilha do Governador)
- Praia de Ramos
- Praia do Flamengo
- Praia de Botafogo
- Praia da Urca (Central)
- Praia Vermelha
- Praia do Leme
- Copacabana (República do Perú)
- Copacabana (Barão de Ipanema)
- Copacabana (Souza Lima)
- Praia do Diabo
- Arpoador
- Ipanema (Maria Quitéria)
- Ipanema (Paul Redfern)
- Leblon (Bartolomeu Mitre)
- Leblon (Visconde de Albuquerque)
- São Conrado (Hotel Nacional)
- São Conrado (Asa Delta)
- Piscinão de Ramos